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Descubra aqui como melhorar a avaliação online do seu restaurante!

Bons restaurantes não são somente aqueles que oferecem comida de qualidade, mas sim os que, juntamente aos alimentos saborosos, também proporcionam aos consumidores momentos de aconchego. E conquistar e fidelizar clientes com um ambiente acolhedor, que oferece conforto e sensação de cuidado, é a melhor estratégia para obter uma boa avaliação online.

Neste conteúdo, vamos explicar como você pode melhorar os feedbacks do restaurante na internet. Aqui, vamos explicar quais são os principais fatores que levam uma pessoa a avaliar bem um restaurante ou bar e também daremos dicas relevantes para melhorar essas avaliações.

Deseja saber mais sobre o assunto? Siga em frente!

A importância de melhorar a avaliação online de restaurantes

Obter excelentes avaliações do seu restaurante na internet é muito importante para ganhar espaço no mercado e superar a concorrência. Os comentários negativos postados em avaliações dos serviços prestados impactam diretamente nas finanças do negócio e dificultam a atração de novos clientes. Por isso, responda cuidadosamente aos comentários postados nas plataformas e nas redes sociais.

Entre em contato com o cliente

Caso receba avaliações negativas por parte dos usuários ou perceba o uso de uma linguagem agressiva decorrente de uma experiência ruim, seja paciente, responda educadamente e, depois, entre em contato com o consumidor. Saiba se desculpar e ofereça a ele uma forma de compensar o fato que deu origem à declaração, pedindo para que ele considere a retirada do comentário nocivo.

Monitore os comentários

Os comentários ficam em uma área pública, motivo pelo qual devem ser monitorados constantemente. Aprenda a lidar com o seu público-alvo por meio de treinamentos para atendimento que busquem resolver essas questões específicas. Compreenda que os clientes têm o direito de reclamar se estiverem insatisfeitos, mas essa pode ser uma oportunidade para fidelizá-los caso o restaurante tome as iniciativas certas para contornar a situação.

Realize melhorias

As plataformas de delivery e as redes sociais disponibilizam essas avaliações porque as pessoas preferem conhecer a opinião de outros usuários antes de comprar os alimentos ou de ir aos restaurantes. Portanto, mais do que simplesmente saber o que os consumidores acham do local, o seu estabelecimento necessita dessas avaliações para que o gestor saiba quais áreas precisam ser melhoradas para que o negócio tenha sucesso no mercado. Encare-as com tranquilidade e use-as a seu favor.

O que leva uma pessoa a avaliar bem um restaurante ou bar

Existem diversos fatores que levam os clientes a registrar avaliações positivas sobre um estabelecimento. Um deles é a qualidade dos pratos, que, se chegarem frios à mesa do restaurante, vão causar má impressão. Além do mais, as pessoas que frequentam restaurantes não querem esperar durante horas para receber o pedido.

Confira abaixo outros motivos que levam as pessoas a avaliarem restaurantes ou bares na internet.

Tempo de entrega

Informe os clientes sobre quanto tempo será necessário para a produção do prato, explicando os fatores envolvidos. Uma boa prática é fornecer uma previsão do horário do término do preparo, mas não atrase! Caso contrário, é provável que as avaliações sejam negativas.

Respostas às críticas

É preciso manter a calma quando um consumidor faz uma crítica e ouvir com atenção. Se você revidar, as consequências serão ainda piores. Pense bem nas palavras que vai usar e agradeça pelas informações, ainda que o cliente tenha sido grosseiro. Essa é uma maneira de acalmar os ânimos e entrar em uma interação para reverter uma experiência ruim.

Falta de resolução de problemas

Caso haja algum problema no atendimento, convide o cliente para uma conversa privada e ofereça uma solução atrativa. Dessa forma, você evitará interferências na negociação e a tomada de decisão será facilitada. Mas se você perceber que a intenção da pessoa é apenas desestabilizar o restaurante, seja gentil e coloque-se à disposição para consertar qualquer falha.

As principais dicas para melhorar a avaliação online

Para ter acesso a várias estratégias que beneficiarão o restaurante, conte com boas postagens nas redes sociais. Usar o celular apenas para ligações, por exemplo, pode prejudicar as vendas. Utilize-o para atender ao WhatsApp comercial, administrar redes sociais e muito mais. 

Confira a seguir as principais dicas para melhorar a avaliação online!

Deixe formulários junto aos caixas

Os formulários podem ser posicionados próximo ao caixa para que os clientes respondam algumas questões enquanto pagam a conta. Esse método é prático e bastante utilizado para ter acesso às avaliações recentes sobre a experiência do consumidor. As respostas serão baseadas na opinião de quem acabou de experimentar um prato e recebeu os serviços.

Nessa ficha de avaliação, o cliente poderá responder perguntas, dar sugestões e atribuir notas sobre os mais variados aspectos, tais como o ambiente, atendimento, cardápio, custo, comida, qualidade, entre outros. Utilize perguntas simples e objetivas para receber um feedback mais dinâmico e promover as melhorias necessárias no restaurante. Deixe um espaço para o registro de reclamações.

Ouça os clientes

Fale com os clientes e explique que a opinião deles é muito importante para o seu estabelecimento. As sugestões são indispensáveis para melhorias nas estratégias e no atendimento ao público que frequenta o ambiente. As pessoas que usufruem dos serviços e dos pratos merecem ser ouvidas pessoalmente ou por meio de aplicativos de mensagens instantâneas.

Invista em melhorias

Os investimentos em melhorias devem ser constantes para oferecer uma excelente experiência de compra aos consumidores. De nada adianta pagar uma ótima plataforma de gestão se você atrasar na hora de servir a comida, visto que esse mercado é muito competitivo. Faça também um monitoramento constante das operações do negócio para que todos os colaboradores se mantenham engajados.

Pense na ambientação do restaurante

Um ambiente bem decorado faz com que o restaurante seja bem-visto aos olhos dos clientes. Mas para que isso aconteça, definir um tema e criar um espaço coerente é um passo importante. Alguns donos sentem dificuldade quanto a este assunto, por isso para garantir uma decoração harmoniosa é necessário ter algumas atitudes. Entre elas estão:

  • prefira objetos que sejam compatíveis com o estilo do local, sejam eles quadros, arranjos, fotos ou esculturas;
  • saiba quem é o seu público. Pesquise nas redes sociais os concorrentes e analise os comentários, afinal eles podem fornecer uma ideia do que os consumidores procuram;
  • lembre-se de que o tema não tem a necessidade de ser algo estapafúrdio ou excessivamente estabelecido.

Um dos exemplos é que um restaurante italiano pode ser decorado conforme o estilo ou também pode optar por uma decoração clean, moderna e minimalista, mas isso irá depender do seu público-alvo. Portanto, analise com calma a ambientação e escolha objetos e móveis adequados.

Aposte em uma boa comunicação visual

Um bom visual fará com que o cliente escolha entrar em seu restaurante para provar os pratos servidos. Olhar o estabelecimento de fora e imaginar que os alimentos sejam de boa qualidade é algo que agrada a qualquer pessoa.

É muito mais fácil lembrar de informações que tenham imagens do que palavras ou frases. Isso ocorre devido ao fato de que a comunicação visual é capaz de liberar emoções no mesmo instante. Algumas formas de se comunicar desse modo são:

  • montar um cardápio com fotos;
  • espalhar quadros e pôsteres nas paredes com imagens de pratos;
  • utilizar guardanapos, pratos e jogos americanos que reforcem a sua marca.

As redes sociais são grandes aliadas do marketing de seu restaurante. Bata fotos e faça vídeos curtos com alguns dos pratos típicos preparados pelo seu estabelecimento. Coloque-os no Facebook ou Instagram e permita que todos tenham acesso às informações postadas para atrair mais clientes.

Invista em objetos de decoração

As táticas de decoração do restaurante não devem ser deixadas de lado na hora de montar o ambiente. Utilize a parte visual para ofertar a seus clientes um local mais atrativo e convidativo. Confira abaixo como criar um espaço único, com aparência bonita e funcional:

  • invista no folder do cardápio colocando fotos dos pratos, assim você conseguirá chamar a atenção do cliente e fazer com que ele sinta vontade de experimentá-los;
  • selecione belos lustres;
  • opte por itens decorativos em madeira;
  • escolha pequenos objetos para colocar em pontos específicos;
  • selecione arranjos de flores.

Faça uma pesquisa e encontre os objetos que se encaixem perfeitamente com as cores do ambiente e que se adequem à temática do local. Alguns itens podem parecer pequenos, mas com certeza eles vão impactar os clientes de maneira positiva.

Valorize e agradeça todas as avaliações que os clientes fizerem

Cada cliente tem sua maneira de pensar e de se expressar. O ideal é agradecer todas as avaliações, mesmo que em algumas delas seu estabelecimento não seja avaliado de maneira tão positiva. Utilize os comentários como críticas construtivas e responda a cada uma das pessoas de maneira sutil e educada.

Acredite, a sua resposta (ou não resposta) faz toda a diferença para o sucesso ou o fracasso de seu negócio. Ao fazer um esforço para agradar os clientes, você demonstra hospitalidade e, com as suas respostas, os consumidores terão a certeza de que você valoriza as experiências do público.

Abra um canal de comunicação e se coloque à disposição dos seus clientes

Outra dica importante e que fará toda a diferença em seu negócio é abrir um canal de comunicação. Coloque-se à disposição dos clientes durante o horário de trabalho para que eles possam fazer perguntas e você consiga respondê-las.

Na maioria das vezes, os clientes podem ter a mesma dúvida e ela pode até ser sanada com uma resposta anterior oferecida a um dos consumidores. Seja cordial e responda objetivamente. Desse modo, você vai conquistar os fregueses.

Personalize seu espaço conforme o público

Seja criativo e transforme o layout do seu restaurante em um dos mais bonitos da sua cidade. Evite usar decorações muito parecidas com as de seus concorrentes e desenvolva algo inovador ou único. Caso o seu público-alvo tenha determinada idade, faça uma decoração que seja convidativa a essa faixa etária. Quanto mais itens marcantes o local tiver, mais fácil será para deixar a visita ao local gravada na memória dos clientes.

Garanta um atendimento de qualidade treinando e valorizando sua equipe

O ambiente de um restaurante não pode ser perfeito sem um ótimo atendimento. Boa parte da experiência do cliente é definida pela forma como ele é atendido. Treine sua equipe da melhor maneira possível para que as pessoas possam ser atendidas com qualidade. Durante o treinamento, os funcionários vão receber dicas de como devem falar ou agir em todas as situações.

As capacitações podem ser realizadas por meio de cursos contratados ou no próprio restaurante por pessoas que tenham experiência na área. Os funcionários podem aprender:

  • regras de etiqueta;
  • como falar com os clientes;
  • como ofertar bebidas;
  • como explicar o cardápio;
  • como dar sugestões.

Alguns detalhes devem ser minuciosamente trabalhados com a equipe para que tudo corra da melhor maneira possível no momento de atender os clientes. Quanto mais dados os funcionários tiverem, maiores serão as suas chances de êxito no atendimento.

Mantenha a equipe motivada

A motivação da equipe precisa ser mantida ao longo do período em que as pessoas estiverem trabalhando em seu restaurante. De nada adianta treinar os funcionários se eles estão desmotivados. Os sorrisos no rosto dos colaboradores devem ser genuínos e precisam demonstrar alegria em estar no trabalho. Veja abaixo algumas formas de manter a equipe motivada:

  • crie metas que possam ser alcançadas;
  • de feedbacks para todos;
  • valorize o seu time.

Criar boas condições de trabalho é de extrema importância para que os seus funcionários se sintam contentes. Não deixe de oferecer salários compatíveis com as funções e o ambiente será harmonioso. Com certeza, isso vai interferir diretamente no atendimento ao cliente ofertado pela equipe.

Tenha uma mobília confortável e de extrema qualidade

Os móveis, juntamente com os utensílios utilizados pelos clientes, são pontos importantes para obter um ambiente agradável. Por mais que a comida seja de excelente sabor e a decoração receptiva, um móvel de baixa qualidade pode fazer com que o freguês não volte novamente. Entre os pontos a serem levados em consideração na hora de escolher a mobília estão:

  • as cadeiras ou poltronas devem ser confortáveis, pois nada pior do que sentir-se desconfortável ao se reunir para uma conversa de negócios ou até mesmo para um jantar em família;
  • o nivelamento das mesas e cadeiras deve estar impecável. Uma mesa bamba pode causar problemas para o estabelecimento e desconforto para o cliente, afinal um copo pode cair ao balançar a mesa, causando constrangimento, por exemplo.

Faça com que o consumidor tenha uma boa experiência ao visitar o espaço e que ele leve boas memórias do seu restaurante. Não deixe de optar por sofás e namoradeiras confortáveis para a recepção.

Os benefícios de boas avaliações online

As redes sociais facilitam a rotina dos empreendedores e permitem que os clientes acessem o seu restaurante na palma da mão. Os usuários costumam fazer pesquisas e avaliar diversos estabelecimentos antes de fazer a sua escolha, portanto se as avaliações registradas forem positivas, novos clientes chegarão e as vendas podem disparar.

Descobriu como melhorar a avaliação online do restaurante? Um dos maiores benefícios de boas avaliações é a otimização das vendas. Por isso, disponibilize a maior quantidade de canais de comunicação para atender a clientela e receber reviews sobre a qualidade dos seus produtos e serviços. As informações registradas vão atrair outros consumidores para o seu estabelecimento!

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