Conecte-se conosco

Gestão

Saiba o que fazer para ter a melhor equipe de garçons em seu restaurante

Há vários detalhes que fazem um restaurante ser bem avaliado e obter sucesso. A comida servida é um deles, assim como o ambiente, a escolha das cadeiras, a iluminação e a própria equipe de garçons contratada para servir aos clientes.

Você certamente já presenciou uma situação em que o garçom não anotou o pedido correto, demorou muito para trazer as bebidas, foi grosso ou até mesmo esqueceu de repassar o pedido ao chef.

Essas e outras características devem ser evitadas quando se busca contratar uma equipe de garçons eficientes para o seu restaurante. Para que os clientes se sintam bem-servidos, é essencial que você os escolha bem quando for formar o seu time.

Neste post, nós apresentaremos a você algumas dicas para fazer a escolha certa e ter muito sucesso no seu restaurante. Veja:

Quais são os cuidados na hora de contratar?

Como dissemos, o atendimento em um restaurante é um dos elementos que mais influenciam na satisfação do cliente, que pode se encantar ou se decepcionar permanentemente com o seu restaurante. Sabemos que um cliente que teve uma primeira impressão ruim dificilmente retornará para dar uma segunda chance ao estabelecimento.

Um garçom pode arruinar ou salvar a noite de um cliente. Por esse motivo, é necessário observar alguns pontos cruciais ao contratar a sua equipe de garçons. Apresentamos aqui alguns deles:

Faça uma seleção rigorosa

O processo de seleção de uma equipe de garçons deve ser feito calma e minuciosamente. Não tenha pressa! Observe cada detalhe da personalidade e da atitude (ou falta dela) no garçom que deseja contratar.

Observe se ele é qualificado, educado e eficiente. Não abra mão de uma boa entrevista, na qual você perguntará sobre as experiências anteriores do garçom e observará também se ele sabe se comunicar eficientemente, transmitindo a mensagem adequada.

A paciência é uma característica indispensável em um garçom

Outra característica a se observar no candidato é se ele é paciente. Esta é uma qualidade que faz muita diferença quando clientes mais difíceis de lidar ou mais impacientes aparecem. Afinal, é necessário que o garçom tenha jogo de cintura para fazer este tipo de atendimento sem perder a calma e a compostura e ainda deixar o cliente satisfeito, não é mesmo?

Além disso, é importante analisar o currículo e pedir referências dos seus trabalhos anteriores. É muito mais vantajoso demorar um pouco mais para escolher a sua equipe de garçons e acertar do que ter dores de cabeça com os escolhidos no futuro.

Contrate garçons que tenham o perfil do seu restaurante

Antes de qualquer coisa, durante a seleção, observe se o garçom tem o perfil do seu restaurante. É um local formal ou mais descontraído? Isso é muito importante para que a sua equipe contribua com a consistência da identidade do ambiente.

De nada adianta fazer uma seleção demorada e bastante rígida se você contratar profissionais cujo perfil não tenha nada a ver com o do seu restaurante. Um bom garçom é aquele que é adequado ao estilo do restaurante como se fosse uma parte integrante dele.

É importante fazer o treinamento dos garçons

Depois de já ter escolhido aqueles que julgou terem mais compatibilidade com o seu restaurante, vem o treinamento da equipe de garçons, que é um passo crucial para o sucesso desta escolha. É necessário que os garçons sejam treinados de tempos em tempos para manter o nível de qualidade e implementar novidades no trato com os clientes.

Ofereça cursos de capacitação à equipe de garçons

Não pense nestes cursos como um gasto, mas sim como um investimento na qualidade do serviço de atendimento do seu restaurante. É muito melhor receber elogios e garantir uma clientela sempre fiel do que ter problemas com reclamações dos clientes pelo fato de não ter investido no momento certo.

A capacitação dos garçons será necessária mais cedo ou mais tarde. Cabe a você decidir se vai investir no início, para evitar desgastes, ou deixar para depois que os clientes se sentirem insatisfeitos.

Exija que a sua equipe tenha boa postura

A palavra postura aqui ganha mais de um significado. Ela pode significar a postura física, a forma como os garçons se apresentam e até mesmo a vestimenta adequada à função. E todos estes pontos são extremamente consideráveis e significativos.

A postura corporal e a forma como os garçons se apresentam transmitem segurança. A vestimenta também é bastante relevante quando o cliente precisa solicitar o garçom, necessitando diferenciá-lo dos outros clientes.

Hoje em dia, existem diversos cursos de atendimento ao público e agilidade que são extremamente úteis para ajudar os garçons nesta tarefa.

Saiba valorizar a sua equipe de garçons

Há uma importante constatação quando o assunto é gestão de funcionários: eles tratarão os clientes da mesma forma que são tratados pela empresa. Para que o garçom atenda bem os clientes, é necessário que ele esteja satisfeito com o lugar em que trabalha. Não há nada pior que ter que trabalhar em um lugar cujos bastidores são uma verdadeira bagunça.

Portanto, é de responsabilidade do dono do restaurante oferecer condições dignas no ambiente de trabalho, não só aos garçons, mas a todos os que contribuem para o funcionamento do restaurante.

Outro ponto a se observar é oferecer um salário que faça jus à função exercida pelo profissional. Ninguém trabalha satisfeito quando sabe que não recebe um salário justo, que não condiz com o serviço que presta. Ao contrário, receber a contraprestação justa é um motivo muito forte para trabalhar feliz.

Entretanto, valorizar a sua equipe de garçons não é apenas isto. Você contribuirá constantemente com o ânimo dos seus funcionários se fizer elogios e reconhecer quando eles adotarem alguma atitude positiva, pois, como vimos, a atitude é uma característica essencial e muito difícil de se encontrar.

Nesta e em outras funções, é importante que a equipe contratada encontre em seu patrão um lugar seguro para resolver as situações que incomodam. Por isso, ofereça sempre o auxílio necessário para que eles não o vejam como um chefe mau, mas um líder respeitável.

Agora que você já aprendeu ótimas dicas para contratar a melhor equipe de garçons para o seu restaurante, fique por dentro de outros assuntos nos seguindo em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin.

1 Comentário

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend