Conecte-se conosco

Destaque

Especial COVID-19: Como funciona o cardápio digital para bares e restaurantes? Descubra!

A pandemia de COVID-19 trouxe uma série de mudanças na forma como as pessoas fazem negócios. Todos os setores sentiram o impacto da doença no bolso e no dia a dia de trabalho.

Entre as novidades que vêm ganhando espaço nesse cenário está a adoção de ferramentas digitais. Hoje, neste post, você vai descobrir, por exemplo, como funciona cardápio digital para bares e restaurantes.

Além de serem práticos e muito úteis mesmo antes da pandemia, esse tipo de cardápio é um recurso realmente importante também nesse período, já que ajuda os estabelecimentos a manterem a segurança dos clientes e colaboradores. Quer conferir mais sobre o assunto? Então, vem com a gente!

O que é um cardápio digital?

Existem muitas ferramentas capazes de agilizar o dia a dia de bares e restaurantes. Uma delas é a comanda eletrônica, que fica sob os cuidados do garçom, que coleta os pedidos e os envia para a cozinha.

Outra é o famoso “chama garçom”, um dispositivo feito para solicitar um atendente para a mesa. Embora ambos possam ajudar na organização dos pedidos, nenhum chega a ser tão funcional quanto o cardápio digital.

O cardápio digital pode ter um conceito bastante amplo, que alcança desde um aplicativo no smartphone para o cliente fazer pedidos até sistemas instalados em tablets utilizados exclusivamente pelos garçons. Embora exerçam funções diferentes, ambos os exemplos são considerados cardápios digitais.

Também existem outros modelos, como:

  • board menu tradicional — um quadro exposto na parede que fica passando as informações do cardápio do restaurante com os respectivos valores;
  • cardápio virtual — uma versão digitalizada do cardápio convencional, geralmente utilizado para consulta em casa, para clientes de delivery ou retirada no balcão;
  • cardápio digital em tablet — um dispositivo que exibe as mesmas informações do cardápio em papel, porém com fotos.

Aqui, no entanto, nós assumiremos como cardápio digital aquele menu que fica à disposição na mesa, com o cliente, para que ele consulte suas opções, confira fotos, preços, ingredientes e faça seu pedido sem precisar chamar o garçom.

Dessa forma, o cardápio é um software instalado em um dispositivo (tablet) para que o cliente realize seus pedidos, o chamado cardápio integrado ao sistema de gestão do bar ou restaurante.

Como funciona um cardápio digital?

Ficou curioso para saber como funciona esse tipo de cardápio? Então, vamos conferir!

Funcionalidades

As funcionalidades de um cardápio digital, apesar de simples, são muito úteis. Por se tratar de um tablet, é importante salientar que as opções de uso são limitadas ao pedido, ou seja, o cliente não poderá navegar na internet ou acessar jogos pelo dispositivo.

Dito isso, alguns recursos podem ser adicionados ao cardápio digital, como uma tela inicial chamativa, com os destaques do estabelecimento, como combos, promoções, sugestões e assim por diante. Além disso, existem as funções de cardápio completo, avaliação, meus pedidos, minha conta e assim por diante.

Ao fazer o pedido, podem ser acrescentadas as opções de incluir adicionais ao prato, escolher o ponto da carne ou remover ingredientes, por exemplo. Outra funcionalidade a ser atribuída é a opção de confirmar cada pedido em um cartão diferente, nos casos em que amigos dividem uma mesma mesa.

Características

Cada cardápio tem características próprias. Alguns serão mais objetivos e padronizados, outros permitirão que o cliente customize seu pedido — tudo de acordo com o funcionamento do bar ou restaurante.

Para que um cardápio digital cumpra com as suas funções de maneira satisfatória, é preciso que ele atenda a algumas características, que incluem:

  • uma interatividade intuitiva, simples e objetiva;
  • um acionamento touch screen, para facilitar o uso;
  • um suporte de imagens de qualidade, com fotos de todos os produtos;
  • a possibilidade de customizar pratos, adicionando ou removendo ingredientes;
  • uma comanda digital integrada, que reúna todos os pedidos em um único cartão;
  • a geração ágil de relatórios, para uma gestão mais eficiente.

Modo de funcionamento

O sistema de funcionamento de um cardápio digital é muito simples. O estabelecimento disponibiliza para o cliente um tablet com o cardápio já instalado. Nele, constam todas as opções de pratos, bebidas e sobremesas servidas pelo bar ou restaurante, dando a possibilidade de adicionar ou remover ingredientes de acordo com a preferência de cada um.

Com uma navegação simples e intuitiva, o cliente pode fazer ou cancelar pedidos sem recorrer ao garçom, que pode focar em apenas servir as mesas. O gerente do restaurante ainda tem a opção de fazer alterações no cardápio e exibir destaques como promoções ou sugestão do dia.

Quais são as vantagens de utilizar os cardápios digitais?

Os benefícios de utilizar o cardápio digital são mesmo diversos. Além de você apresentar uma opção inovadora e atrativa, a ferramenta ainda fica à disposição do cliente o tempo todo. Assim, ele pode adicionar novos pedidos sempre que quiser, consultando suas opções com fotos de alta resolução e detalhamento dos ingredientes no prato.

Embora seja muito importante em tempos de pandemia, o autoatendimento não é o único atrativo. O sistema também atribui agilidade, já que, ao confirmar a solicitação do cliente, além de incluir o valor do pedido na comanda, ele é enviado automaticamente à cozinha. Com isso, a preparação do prato começa imediatamente.

O atendimento se torna mais focado e cordial, já que o garçom não precisa dividir sua atenção entre várias mesas e pedidos. Basta fazer a entrega dos pratos e a higienização das mesas.

Além disso, o próprio bar ou restaurante se beneficia de uma equipe mais enxuta. Com uma folha de pagamento menor, o gerente pode investir em treinamentos para qualificar o time e criar um diferencial no seu atendimento.

E a economia não para por aí. Esqueça a necessidade de ficar reimprimindo o cardápio toda vez que precisar adicionar ou remover pratos e bebidas. Você pode fazer isso de maneira simples, rápida e sem gastar um centavo a mais com o cardápio digital.

E aí, entendeu como funciona cardápio digital? Então, que tal ficar por dentro de outros conteúdos como este, que podem trazer ideias inovadoras para o seu restaurante? Siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro das nossas postagens!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Destaque

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend