Conecte-se conosco

Destaque

Especial COVID-19: como melhorar o atendimento ao cliente de forma remota em restaurantes

Diante da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de isolamento social, muitos restaurantes têm sentido o impacto desse cenário no dia a dia. Para se adaptar à nova realidade e dar a volta por cima nos obstáculos que se apresentam, é preciso reinventar muitos aspectos do negócio e descobrir, principalmente, como melhorar o atendimento ao cliente.

Independentemente das circunstâncias, é indispensável oferecer um atendimento de qualidade e manter uma boa comunicação com o público. Pensando nisso, reunimos dicas realmente úteis que vão ajudar você a estreitar os laços com os seus clientes, mesmo de forma remota, durante esse período tão delicado. Confira!

Esteja presente nas redes sociais

Sem a opção de atender presencialmente seu cliente, é preciso estar preparado para ser cordial, mesmo em ambiente virtual, pelas redes sociais. Isso significa combinar uma série de fatores que são importantes para as pessoas, como:

  • uma comunicação objetiva e precisa;
  • disponibilidade para tirar dúvidas;
  • parceria ao dividir informações interessantes.

As redes sociais são um ambiente mais informal e pessoal, por isso, você pode explorar a comunicação de uma maneira muito mais próxima do seu público. Experimente criar publicações que engajem, contando sobre seus produtos, fazendo registros da sua cozinha, dando sugestões e palpites de boas combinações de pratos e assim por diante.

Preste atendimento online

Não limite a sua interação com o público fazendo das suas publicações um meio de comunicação unilateral. Interaja com o público, responda aos comentários e principalmente às mensagens privadas. Em outras palavras, preste um bom atendimento online.

Seu cliente terá dúvidas, perguntará sobre o cardápio, horários de funcionamento, valores e assim por diante. O seu papel, nesse caso, é fornecer o máximo de informações possíveis, sempre com educação e presteza. Diferentemente do atendimento presencial, o atendimento online precisa ser facilitado e cômodo, sendo seu papel tornar essa jornada mais intuitiva.

Inclua um serviço de chat no site

Apesar de o serviço de chat estar disponível nas redes sociais, é importante que o seu cliente encontre um campo destinado a ele no site do restaurante. Assim, caso surja qualquer dúvida no momento de fazer ou finalizar o pedido, ele pode entrar em contato e receber uma orientação eficiente de um atendente.

Diversificar os canais de atendimento é uma forma muito eficiente de alcançar os mais diferentes públicos, afinal, eles sempre terão preferências distintas e se adaptarão melhor a um ou outro meio de contato. Por isso, mesmo que você utilize o telefone, as redes sociais da empresa, o chat do site e aplicativos mobile, cada um deles desempenhará um papel importante nas vendas.

Adote o uso de aplicativos

Os aplicativos de entrega de comida são parte fundamental na elaboração de estratégias de como melhorar o atendimento ao ciente. Utilizados por uma grande parcela dos consumidores, eles reúnem diversas opções para que o cliente escolha entre pratos, restaurantes e preços. Além disso, os aplicativos para pedir comida são bastante intuitivos e fáceis de usar.

Outro benefício interessante desse tipo de serviço é que ele também pode servir como um meio de divulgar o seu restaurante, atrair mais clientes e fazer com que ele seja lembrado pelos consumidores cada vez que utilizarem o app.

Escute seu cliente

Quando você procura meios como melhorar o atendimento ao cliente, precisa estar disposto a abrir a sua comunicação com ele, ou seja, ouvir o que ele tem a dizer. Uma forma muito eficiente de fazer isso é pedindo feedbacks, tanto a respeito da abordagem do atendente quanto de todo o resto (comida, preços, entrega etc.).

Por isso, sempre ao implementar uma nova medida ou mesmo depois de prestar um atendimento, pergunte se a pessoa do outro lado tem alguma sugestão ou gostaria de acrescentar algum comentário. Isso pode ser muito valioso no momento de avaliar os pontos fortes e fracos do restaurante, indicando pontos de melhoria.

Treine a sua comunicação

O atendimento online não é nem de longe parecido com o presencial. Diferentemente de quando você tem o cliente na sua frente, quando você precisa transmitir alguma informação de maneira virtual deve garantir que a sua mensagem seja bem recebida. Para isso, é importante preparar um ou mais membros da sua equipe para cuidar especificamente desse aspecto.

O ideal é fornecer um treinamento que prepare para:

  • oferecer respostas rápidas e precisas sobre a comida;
  • ser ativo na conversa, indo além do que o cliente perguntou;
  • realizar perguntas que ajudem a melhorar o atendimento;
  • tirar as dúvidas de maneira eficiente;
  • proporcionar vantagens para fidelizar novos clientes.

Mantenha a pessoalidade

Outro aspecto importante para melhorar o atendimento ao cliente é manter a pessoalidade no tratamento. Algumas empresas acabam tratando as pessoas com excesso de formalidade ou de uma maneira muito objetiva, o que também pode ser ruim.

Lembre-se que você está conversando com um cliente, que quer se sentir único, bem atendido e satisfeito, não só com o pedido, mas também com o tratamento que receber. Assim, certifique-se de identificar os consumidores pelo nome, manter o máximo de atenção aos detalhes do pedido e estabelecer uma linguagem empática, descontraída e, ao mesmo tempo, respeitosa.

Considere usar um cardápio digital

Que tal incluir como parte do atendimento um cardápio digital que o usuário possa acessar do próprio smartphone, dispensando a necessidade de perguntar ao atendente item por item? Eles são ótimos para informar com detalhes a composição dos pratos e também as opções de bebidas fornecidas pelo restaurante.

Você também pode enriquecer esse recurso com a sugestão de combinações, acompanhamentos e harmonizações para tornar a experiência de consumo ainda melhor. Se você quiser ir além, pode desenvolver uma aplicação completa, em que o cliente possa finalizar e enviar o pedido na mesma hora.

Essas são apenas algumas alternativas sobre como melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a satisfação do seu público mesmo de forma remota. Lembre-se que a experiência que o consumidor tem quando entra em contato com o seu estabelecimento pode determinar se ele voltará a fazer negócio com você ou não.

Se você gostou deste conteúdo e quer continuar recebendo dicas sobre como melhorar o atendimento ao cliente e melhorar outros aspectos do seu restaurante, assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos posts!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Destaque

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend