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Cargos em restaurante: descubra quais são e suas atribuições

Foi o célebre Chef Auguste Escoffier, um ex-cozinheiro das forças armadas da França, quem percebeu que a bagunça na cozinha se resolveria com hierarquia. Com isso, os cargos em restaurantes ganharam extrema importância, uma vez que possibilitaram que cada colaborador soubesse exatamente quais são suas atribuições, facilitando a compreensão do papel e responsabilidade de cada um para o sucesso do negócio.

A qualidade de um serviço de alimentação só pode ser de fato alcançada quando todos os profissionais que fazem parte do organograma da empresa exercem suas atividades sem prejudicar as tarefas do outro.

Muitos são os cargos e funções existentes em um restaurante, então, nos restringimos às atribuições essências para o funcionamento de um estabelecimento de pequeno porte. Sendo assim, continue a leitura e descubra quais são.

Quantos funcionários devo contratar?

A contratação de funcionários depende do tamanho, perfil e dos horários de funcionamento do restaurante. A cada período de 8 horas, é necessário ter, no mínimo, um chef e dois cozinheiros ajudantes.

Para um atendimento de qualidade, é fundamental contar com um garçom para cada cinco mesas. Também é necessário um funcionário para o caixa e outro para fazer a limpeza do local.

Além disso, se você pretende dividir a gestão do negócio, contrate um gerente para cuidar dos funcionários e atender os clientes quando solicitado.

Quais os principais cargos?

Uma equipe de colaboradores condizente com as atividades exercidas em um restaurante é composta por profissionais administrativos, de linha de frente e retaguarda. Confira os detalhes a seguir.

Atuação administrativa

  • gerente: o gerente de restaurante coordena uma série de atividades, independentemente do tamanho ou tipo de brigada. Ele é responsável pelo desempenho do negócio, padrão de qualidade, saúde financeira e segurança do estabelecimento. Sua função é garantir que o restaurante opere de maneira eficiente e rentável, mantendo o conceito e reputação.
  • operador de caixa: esse profissional é responsável por pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais.

Linha de frente

É nessa área que ocorre o atendimento ao cliente. Dependendo do tipo de estabelecimento, podemos encontrar:

  • garçom: responsável por fazer o atendimento aos clientes, fornecendo informações sobre os pratos e bebidas, assim como anotar e servir seus pedidos.
  • maítre: é o encarregado de dar boas vindas aos clientes do restaurante e fazer orientações aos garçons sobre como deve funcionar o salão.
  • barman ou bartender: funcionário incumbido de preparar drinks e coquetéis, além de zelar pela conservação dos equipamentos e limpeza do bar.
  • commis: auxilia o garçom, servindo água e refrigerantes, além de limpar as mesas depois que os clientes se retiram.

Retaguarda

São os profissionais que ficam na cozinha cuidando das preparações. São eles:

  • chef: sua função é elaborar o cardápio, organizar a cozinha, supervisionar os funcionários dentro desse ambiente e o funcionamento da cozinha. Também é responsável pelo treinamento de pessoal e providenciar o que está faltando no setor.
  • cozinheiro: executa diversos serviços, desde preparar e auxiliar a servir as refeições, até zelar pela conservação de alimentos e a manutenção de equipamentos relacionados a conservação dos mesmos.
  • auxiliar de cozinha: auxilia no preparo de alimentos conforme a orientação do cozinheiro, também cuida da higienização e limpeza do local de trabalho e armazenamento dos alimentos, além de auxiliar no preparo de buffets, fazer o cozimento de verduras, legumes e frutas. Também prepara sobremesas, doces e saladas.
  • auxiliar de limpeza: executa trabalhos de limpeza em geral: varrer, espanar, lavar ou encerar as dependências, móveis, utensílios e instalações para manter as condições de higiene exigidas pela legislação sanitária.

Como escolher os funcionários ideais para cada cargo?

Não importa a função que o candidato exercerá, caso não contrate a pessoa certa, você não será bem-sucedido. Por isso, é preciso criar uma estratégia para encontrá-la antes mesmo de iniciar as entrevistas.

Caso contrário, pode haver alta taxa de rotatividade, experiências negativas dos consumidores e inconsistência na marca do seu estabelecimento. Veja algumas dicas para contratar as pessoas certas.

Tenha dois entrevistadores para cada pessoa

Leve em consideração a opinião de mais de uma pessoa antes de contratar alguém. O ideal é que os dois entrevistadores se reúnam após cada entrevista para destacar os pontos mais relevantes de cada candidato para investigarem melhor depois. Essa prática garante que ambos estejam de acordo quanto a um potencial candidato.

Desenvolva um conjunto de perguntas

Elabore uma lista de perguntas estratégicas para determinar se um candidato compartilha os valores da empresa e descobrir os detalhes de suas experiências profissionais. Isso assegura que suas entrevistas sejam eficientes e mantém a objetividade do processo seletivo.

Faça anotações

Caso você esteja entrevistando vários candidatos para contratar uma equipe de inauguração, você os encontrará com certa frequência, sendo assim, é muito fácil esquecer suas impressões sobre alguém, ou misturar as informações com outras pessoas durante a correria do dia a dia.

Portanto, anote os pontos mais relevantes de cada candidato. Assim, será mais fácil lembrar-se do perfil que mais se adéqua às necessidades da empresa.

Priorize a atitude

Não se deixe levar por um currículo impressionante se o candidato não demonstra nenhum dos valores que a sua equipe estabeleceu coletivamente como essenciais. Habilidades e informações podem ser ensinadas, mas a atitude de uma pessoa não pode ser alterada.

Aposte na diversidade

A diversidade é sua principal aliada quando se trata de montar uma equipe. Isso se aplica a conhecimento, conjunto de habilidades, experiências e personalidade. Assim, todos aprendem uns com os outros.

Avalie os sinais corporais

Se um candidato evitar seu olhar quando você perguntar por que ele deixou o último emprego, por exemplo, é recomendado pesquisar mais sobre isso.

Caso ele se descreva como amigável e caloroso, mas não deu um sorriso desde que entrou pela porta, não pense que ele vai mudar quando estiver no trabalho.

Verifique as referências

Peça três referências profissionais e avise ao entrevistado que você precisa ouvir pelo menos duas pessoas para que possa continuar com o processo de contratação.

Por fim, vimos o quanto é importante especificar cargos em restaurante e as funções de cada colaborador, além de táticas eficazes para selecionar os melhores profissionais. Com uma equipe sintonizada, você terá mais tempo para se dedicar às estratégias do negócio, e, assim, garantir o bom funcionamento e sucesso da empresa.

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