Conecte-se conosco

Decoração

6 dicas práticas para tornar seu restaurante mais atrativo

Por que seus clientes desejam ir ao seu restaurante em vez de visitar um dos seus concorrentes? É por meio da reflexão que gira em torno dessa pergunta que você perceberá a necessidade de tornar o restaurante atrativo diariamente.

No segmento de bares e restaurantes, quem não se destaca cai no esquecimento. Por isso, é fundamental investir em ações que destaquem seu negócio e o tornem especial — principalmente, na memória do público.

Quer saber como fazer isso? Então confira 6 dicas práticas para tornar seu restaurante mais atrativo, conquistando novos clientes e aumentando as vendas!

1. Invista em um tema para o restaurante

De certa forma, a maioria dos restaurantes se parece. Eles competem em aspectos como qualidade da comida e do atendimento, preço e localização. Contudo poucos são os que oferecem uma verdadeira experiência para o cliente.

Uma das formas de fazer isso é investindo na criação de um ambiente temático. Esse toque diferenciado faz com que seu restaurante seja lembrado com mais facilidade pelas pessoas. Portanto, escolha um conceito para desenvolvê-lo em seu negócio.

A escolha do conceito é um exercício que pode ser rápido ou demorado — tudo depende da sua certeza em relação ao tema. Ele pode ser o prato principal do estabelecimento ou a inspiração que tempera as opções do cardápio.

Do mesmo modo, o tema do restaurante pode ser algo com o qual você se identifique — série, filme, tendência de moda ou qualquer outro assunto do seu interesse. Basta encontrar algo pelo qual você nutre uma verdadeira paixão ou admiração.

2. Trabalhe a comunicação visual dele

O tema, por si só, já é uma forma excelente para tornar o restaurante atrativo. Entretanto é preciso ir além. Neste caso, vale a pena trabalhar a comunicação visual dele, que precisa estar em sintonia com a proposta do lugar.

Se o seu restaurante tem como destaque, por exemplo, a gastronomia peruana, é interessante que o nome do lugar conte um pouco disso, bem como as cores e os elementos visuais que fazem parte do estabelecimento.

Desse modo, o consumidor que ainda não conhece o seu restaurante será capaz de associar o que ele vê com a proposta do lugar — servir comida peruana. O mesmo vale para outras culinárias e temas.

Quando você trabalha comunicação visual do estabelecimento, consegue atrair e reter mais clientes. Quem não conhece, fica com vontade de ir lá; já aqueles que frequentam ocasionalmente, têm sua marca sempre em mente.

3. Decore para tornar o lugar mais aconchegante

Também faz parte do trabalho de comunicação visual a questão da decoração — que envolve cores, mobiliário e objetos. As cores devem refletir a atmosfera do lugar.

O mesmo vale para o mobiliário que, além disso, precisa oferecer o máximo de conforto para que os frequentadores do restaurante fiquem com vontade de permanecer no lugar — de preferência, consumindo.

Ainda em relação aos móveis, do ponto de vista dos negócios, eles precisam ter o máximo de qualidade e durabilidade, além de serem fáceis de limpar e manter. Por isso, é fundamental encontrar um parceiro que forneça mobiliário de qualidade.

Os objetos decorativos também refletem muito a inspiração do restaurante. Eles podem contar uma história, fazer com que os clientes recordem momentos passados ou, simplesmente, dar aquele charme ao lugar.

4. Cuide da iluminação do ambiente

Um bom projeto de iluminação para restaurantes requer planejamento. Assim, você aproveita da melhor maneira os benefícios que a iluminação proporciona. Além disso, é nesse ponto que você encontra modos de economizar.

Portanto, comece imaginando uma iluminação que seja coerente com a proposta do negócio. Desse modo, ela se transforma em uma importante aliada para fazer com que os clientes entendam o estilo do estabelecimento.

Ambientes claros demais não são convidativos para um tempo de permanência mais longo. Por isso, é muito comum encontrá-los em fast-foods. Logo, se a sua proposta é criar um clima romântico ou que propicie um tempo maior de permanência, aposte em meia luz e iluminação indireta.

Conheça seu público para fazer uma escolha certeira. Enxergue-o como agente importante na divulgação do seu restaurante. Uma boa iluminação, por exemplo, facilita as fotos que serão postadas nas redes sociais.

5. Seja ativo nas redes sociais

Aproveitando a oportunidade, não podemos deixar de citar as redes sociais como dica importante para tornar o restaurante mais atrativo. Esses ambientes virtuais servem de ponto de encontro para todas as pessoas e marcas.

Por esse motivo, é fundamental que o seu restaurante tenha perfil nas redes sociais que o público dele está presente. Em cada uma delas, conteúdos relevantes devem ser compartilhados para que sua marca se relacione com as pessoas.

Mantenha as informações do negócio sempre atualizadas, como a localização e os horários de funcionamento. Muitas redes sociais permitem o compartilhamento desses dados com os aplicativos de GPS, levando o cliente até lá.

Outro modo de aproveitar o poder das redes sociais é criando uma hashtag para que as pessoas usem toda vez que forem até o restaurante. As melhores fotos, por exemplo, podem ir para um mural ou serem compartilhadas nas redes do estabelecimento.

6. Capacite sua equipe de atendimento

Você não pode esquecer da sua equipe de atendimento! Recepcionistas e garçons são profissionais que fazem parte da equipe que falam diretamente com o cliente. Eles participam dos principais momentos das pessoas dentro do restaurante.

Por esse motivo, é imprescindível que você disponibilize para esses profissionais cursos de capacitação, reciclagem de conhecimentos e treinamentos. Assim, eles estarão sempre em dia com as melhores técnicas de vendas e atendimento.

Acompanhe a evolução dos profissionais e alcance melhores resultados com o preparo correto deles. Você notará que eles ficarão mais motivados e que isso se converterá no aumento das vendas.

Além disso, índices ruins, como absenteísmo (faltas e atrasos justificados ou não) e rotatividade (demissões solicitadas ou não), tendem a cair quando os funcionários estão bem preparados e aptos para resolverem os desafios do dia a dia do negócio.

Tornar o restaurante atrativo é uma missão diária, pois a concorrência apresenta novidades com alta frequência. Portanto, é fundamental investir nas ações compartilhadas neste artigo para conquistar e fidelizar clientes.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail nossas atualizações. Mantenha seu restaurante sempre em dia com as dicas e novidades desse segmento.

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend