Conecte-se conosco

Decoração

Decoração de bares e restaurantes rústicos: 6 dicas inspiradoras

A decoração de bares e restaurantes rústicos é uma forte tendência atual. Além de ser bastante charmosa, ela pode utilizar elementos fáceis de serem encontrados e combinados. Com certeza, é uma excelente aposta para quem busca oferecer uma experiência diferenciada aos seus clientes.

A decoração rústica se caracteriza pelo uso de elementos ligados diretamente à natureza ou que remetam aos ambientes rural e antigo. A maior parte dos lugares que seguem essa tendência utilizam, como base, a madeira, o couro e a pedra. Mas também é possível adicionar outros materiais.

O ponto crucial dessa proposta está no cuidado com os detalhes. Tudo precisa estar condizente, desde a composição e o acabamento das paredes até os enfeites das mesas. Em cada ponto, é possível inserir um elemento que componha melhor a cena.

E como o leque de possibilidades para compor uma decoração de bares e restaurantes no estilo rústico é variado, cada estabelecimento pode imprimir sua marca e se tornar único.

A seguir, você vai aprender ainda mais sobre esse estilo de decoração. Descubra 6 dicas incríveis para se inspirar e planejar o seu estabelecimento!

1. Revista as paredes com pedras naturais ou tijolos

Em decorações rústicas, paredes totalmente lisas e bem retocadas não têm vez! A falta de acabamento em alguns pontos é uma estratégia muito interessante para conferir um ar orgânico que vai ajudar na ambientação do seu restaurante.

Para essa técnica, pedras e tijolos aparentes são os elementos mais utilizados. Eles podem ser aplicados em todo o local ou apenas em espaços estratégicos. Uma prática recorrente é aproveitar um ponto de descamação da parede para deixá-lo naturalmente aparente.

2. Planeje uma iluminação mais branda

Ambientes com luminosidade muito forte e clara remetem ao estilo moderno. Ou seja, é exatamente o oposto da proposta de bares e restaurantes rústicos. A intenção é proporcionar aos visitantes uma sensação de nostalgia e saudosismo.

Sendo assim, a decoração rústica deve buscar oferecer uma energia mais intimista. Isto é, com uma iluminação mais branda e indireta. Esse detalhe deixa o local mais aconchegante e convidativo para que os clientes aproveitem uma refeição tranquila.

3. Opte por móveis de madeira e couro

A seleção da mobília é fundamental para garantir uma decoração rústica de qualidade e com personalidade. Além da definição correta dos modelos, a escolha dos materiais dos móveis que serão usados faz toda a diferença.

Para a decoração de bares e restaurantes rústicos, as matérias-primas mais indicadas são a madeira e o couro, que podem estar presentes em diversas peças, como mesas e cadeiras, sofás, bancadas, banquetas e booths.

O mais importante é evitar alguns metais como o alumínio e elementos cromados. O ferro, por outro lado, é bem-vindo para criar uma ambientação com mais rusticidade, desde que a peça feita com ele tenha uma aparência mais desgastada, remetendo a um ar de antiguidade.

4. Use cimento queimado no acabamento de pisos e paredes

Na primeira dica, falamos da importância de deixar pedras naturais e tijolos aparentes. Mas se você está precisando reduzir seus custos, existe uma alternativa interessante para quem não tem condições de criar paredes nesse estilo ou que prefira uma construção de aspecto mais liso. Já que a proposta é manter a sensação nostálgica no ambiente, o uso da técnica de cimento queimado é uma boa opção.

Afinal, essa era a técnica mais comumente utilizada pelas pessoas no século passado, principalmente para pisos de residências. É possível até mesmo brincar com algumas cores, mas a tonalidade mais usada é a natural do cimento.

Hoje, existem revestimentos que podem ser utilizados em pisos e paredes proporcionando o mesmo efeito do piso queimado. Essa é outra maneira de trazer o aspecto de decoração cimentada para o seu bar ou restaurante rústico.

5. Ornamente o local com flores e plantas

Incluir essas belezas na decoração rústica é quase obrigatório — nada remete mais à natureza que elas. Além de serem muito bonitas, flores e plantas tendem a oferecer uma série de outros benefícios para o ambiente.

As flores, por exemplo, podem deixar um cheiro agradável no local. Elas podem ser distribuídas em pequenos vasinhos, nas mesas, ou deixadas em ramos maiores, em alguns pontos estratégicos.

Além de distribuir arranjos floridos pelo espaço, você pode criar uma parede verde com algumas espécies, como as bromélias e as samambaias. Essas plantas ajudam a reduzir a temperatura do ambiente, além de aumentar a umidade e os níveis de oxigênio.

Outra alternativa é a manutenção de uma horta vertical. Além de ser muito bonita e compor bem o ambiente rústico, ela garante alguns ingredientes frescos para a sua cozinha e também ajuda a aromatizar o estabelecimento.

6. Escolha acessórios e objetos decorativos artesanais

Os detalhes são a grande sacada desse tipo de decoração: eles farão com que seu cliente se encante de verdade enquanto estiver fazendo uma refeição. Então, seja minucioso.

Alguns acessórios, como porta copos, cardápios e forros de mesa, estão em contato direto com os consumidores. Objetos como pratos, talheres e vasilhas onde as refeições serão servidas também possuem essa característica. Por isso, todos esses elementos merecem cuidado especial e devem representar bem a proposta do ambiente.

Além das peças mais práticas, utilitárias, os itens de decoração propriamente são relevantes. Então, busque objetos para ajudar a compor o cenário. O mais importante é garantir que eles façam parte da mesma ideia que você deseja reproduzir em todo o ambiente.

Por fim, uma observação importante: quando for adquirir móveis de madeira, busque por uma empresa responsável e experiente no mercado. Assim, seu negócio ficará longe de problemas e ganhará qualidade.

Como vimos aqui, a decoração de bares e restaurantes rústicos requer a atenção para uma série de pontos. Mas, depois de ler as dicas, temos certeza de que você conseguirá criar uma atmosfera incrível para o seu estabelecimento sem grandes dificuldades.

Se você achou este artigo útil e interessante para o seu estabelecimento, vai gostar de receber todas as novidades do blog em seu e-mail. Aproveite esta visita e assine já nossa newsletter!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend