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Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante

Imagine a cena: você está com fome e pesquisa na internet “restaurante self-service na região X”. Seria ótimo se o seu estabelecimento aparecesse nessa lista, não é mesmo? Isso é possível ao usar o Google Meu Negócio para restaurante.

A ferramenta coloca o seu estabelecimento no mapa do Google e exibe o negócio nos resultados de buscas orgânicas. Com isso, fica mais fácil para o cliente descobrir a sua empresa e se deslocar até ela.

Quer saber como usar o recurso com o intuito de atrair mais clientes? A seguir, você vai entender melhor como funciona o Google Meu Negócio para restaurante e ver um passo a passo para cadastrar o seu estabelecimento na ferramenta. Confira!

Como funciona o Google Meu Negócio para restaurante?

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita de divulgação de estabelecimentos locais. Funciona assim: você digita o tipo de restaurante que você procura ou o nome do bar no Google, e ele exibe uma série de resultados para estabelecimentos equivalentes na sua região.

Nessa lista, é possível ver o nome do local, endereço, localização no mapa, contatos, horário de funcionamento, além de notas e comentários de clientes.

De acordo com um artigo publicado pelo Google, os consumidores estão cada vez mais obcecados por pesquisa. Antes de escolher o restaurante para o jantar, por exemplo, eles buscam informações na internet, olham o cardápio online, conferem os preços, leem resenhas e comentários, procuram fotos dos pratos, do estabelecimento etc. Tudo isso para ter a melhor experiência possível.

Portanto, usar a ferramenta é uma estratégia de marketing com o objetivo de aumentar a visibilidade do bar ou restaurante. Afinal de contas, esse recurso ajuda os clientes a encontrarem o seu estabelecimento e até obterem rotas pelo celular, por meio de aplicativos de navegação por GPS, para chegar ao local.

Como cadastrar o restaurante na plataforma?

Antes de tudo, é importante lembrar que é necessário ter uma conta no Google para acessar a ferramenta. Se você não tiver, basta criar uma. A inscrição é gratuita e o procedimento é super fácil.

Se você tem um e-mail no Gmail para o seu bar ou restaurante, essa já é a sua conta Google. Também é possível utilizar o seu endereço eletrônico pessoal para fazer esse processo. Com os dados da conta em mãos, é só seguir o passo a passo adiante.

Acesse a plataforma e faça login

Entre na plataforma Google Meu Negócio e clique no botão “Comece agora”. Esse link aparece logo na primeira página e ocupa um local de destaque. Caso você não tenha feito o login, o site vai pedir para você digitar o e-mail e a senha para prosseguir.

Preencha as informações preliminares

A plataforma é bem intuitiva e o próprio site vai guiar você a seguir os próximos passos. Nesse primeiro momento, o Google Meu Negócio vai pedir as seguintes informações:

  • nome da empresa;
  • localização: endereço completo do estabelecimento. Depois de informar esse dado, a página mostrará o mapa com um marcador vermelho na localização indicada. Você pode arrastar esse ponteiro para a posição exata do seu restaurante;
  • área de cobertura: esse dado é especialmente importante para restaurantes que fazem delivery. Se for o seu caso, informe os bairros que você faz entregas;
  • categoria da empresa: bar, restaurante japonês, italiano, mexicano etc. Quanto mais específico você for, mais fácil será para o cliente achar o seu estabelecimento;
  • informações de contato: telefone e URL do site — se tiver.

Após preencher todas essas informações, clique em “concluir”. Você será redirecionado para uma página de verificação para confirmar a sua associação com a empresa indicada.

Realize as verificações de segurança

Apesar de burocrático, a confirmação do cadastro no Google Meu Negócio para restaurante é fundamental. Afinal, é uma questão de segurança. Sem esse cuidado, qualquer pessoa poderia adicionar dados no espaço, editá-los e até responder avaliações dos clientes. Isso poderia prejudicar a reputação da sua empresa.

Para confirmar que você realmente gerencia a empresa apontada no mapa, o Google vai enviar um cartão-postal pelos Correios com um código de verificação. Essa correspondência demora cerca de 15 dias para ser entregue. Depois de ter acesso a esse dado, é só entrar na plataforma e concluir a verificação.

Confirme o endereço

Depois de confirmar o cadastro com o código de verificação recebido, é necessário confirmar o endereço do restaurante. É só checar se as informações estão corretas e validar os dados.

Termine de preencher a ficha

Ao chegar nessa etapa, o seu estabelecimento já estará listado no Google Meu Negócio. No entanto, para alcançar melhores resultados com a ferramenta, é importante completar as informações do perfil. Você pode incluir:

  • descrição da empresa;
  • horário de funcionamento;
  • perfil nas redes sociais;
  • menu do restaurante com preços e descrições dos pratos;
  • fotografias dos alimentos, da fachada do restaurante, do salão etc.

Lembre-se de manter todos esses dados atualizados. Se você trocar o número de telefone, por exemplo, mas esquecer de fazer essa mudança na plataforma, os clientes não conseguirão fazer contato.

Além de perder oportunidades de negócio, isso pode abalar a credibilidade do seu bar ou restaurante. A mesma lógica vale para mudanças significativas na estrutura, endereço, pratos, entre outros.

Monitore as interações e estatísticas de acesso

A plataforma permite que você interaja com os consumidores por meio dela. Isso porque existe um espaço de perguntas e respostas em que os clientes podem postar suas dúvidas. A sua empresa e os próprios consumidores do restaurante podem sanar as questões publicadas nesse local.

Os clientes ainda podem avaliar o estabelecimento com notas que variam de 1 a 5 estrelas, além de deixar comentários a respeito da sua experiência no restaurante. Cuidar dessa seção é essencial para gerenciar crises, contornar a situação com o cliente insatisfeito e cuidar da reputação da sua empresa.

Existe também a possibilidade de monitorar as estatísticas de acesso: quantas pessoas visualizaram o seu negócio, cliques, chamadas feitas, rotas traçadas pelos clientes etc. O acompanhamento desses dados permite que você se certifique de que as estratégias estão dando certo ou não.

Caso os números não sejam vantajosos, você pode fazer ajustes no perfil a fim de melhorar o desempenho como colocar fotos de qualidade, incluir uma palavra-chave no nome do restaurante, melhorar a descrição, entre outros.

Usar o Google Meu Negócio para restaurante é uma forma de aumentar a visibilidade do seu estabelecimento. Assim, os clientes podem localizá-lo com mais facilidade, ler avaliações de outros consumidores e até obter rotas pelo celular para chegar até o local. Além disso, a ferramenta é gratuita. Portanto, coloque todas as dicas deste post em prática e veja o movimento do seu restaurante aumentar.

Gostou do artigo? O você acha de conhecer outro recurso importante para potencializar os resultados do seu estabelecimento? Leia também o artigo “Como ganhar tempo usando a tecnologia a seu favor?” e saiba como utilizar inovações no seu restaurante.

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