Conecte-se conosco

Gestão

Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante

Imagine a cena: você está com fome e pesquisa na internet “restaurante self-service na região X”. Seria ótimo se o seu estabelecimento aparecesse nessa lista, não é mesmo? Isso é possível ao usar o Google Meu Negócio para restaurante.

A ferramenta coloca o seu estabelecimento no mapa do Google e exibe o negócio nos resultados de buscas orgânicas. Com isso, fica mais fácil para o cliente descobrir a sua empresa e se deslocar até ela.

Quer saber como usar o recurso com o intuito de atrair mais clientes? A seguir, você vai entender melhor como funciona o Google Meu Negócio para restaurante e ver um passo a passo para cadastrar o seu estabelecimento na ferramenta. Confira!

Como funciona o Google Meu Negócio para restaurante?

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita de divulgação de estabelecimentos locais. Funciona assim: você digita o tipo de restaurante que você procura ou o nome do bar no Google, e ele exibe uma série de resultados para estabelecimentos equivalentes na sua região.

Nessa lista, é possível ver o nome do local, endereço, localização no mapa, contatos, horário de funcionamento, além de notas e comentários de clientes.

De acordo com um artigo publicado pelo Google, os consumidores estão cada vez mais obcecados por pesquisa. Antes de escolher o restaurante para o jantar, por exemplo, eles buscam informações na internet, olham o cardápio online, conferem os preços, leem resenhas e comentários, procuram fotos dos pratos, do estabelecimento etc. Tudo isso para ter a melhor experiência possível.

Portanto, usar a ferramenta é uma estratégia de marketing com o objetivo de aumentar a visibilidade do bar ou restaurante. Afinal de contas, esse recurso ajuda os clientes a encontrarem o seu estabelecimento e até obterem rotas pelo celular, por meio de aplicativos de navegação por GPS, para chegar ao local.

Como cadastrar o restaurante na plataforma?

Antes de tudo, é importante lembrar que é necessário ter uma conta no Google para acessar a ferramenta. Se você não tiver, basta criar uma. A inscrição é gratuita e o procedimento é super fácil.

Se você tem um e-mail no Gmail para o seu bar ou restaurante, essa já é a sua conta Google. Também é possível utilizar o seu endereço eletrônico pessoal para fazer esse processo. Com os dados da conta em mãos, é só seguir o passo a passo adiante.

Acesse a plataforma e faça login

Entre na plataforma Google Meu Negócio e clique no botão “Comece agora”. Esse link aparece logo na primeira página e ocupa um local de destaque. Caso você não tenha feito o login, o site vai pedir para você digitar o e-mail e a senha para prosseguir.

Preencha as informações preliminares

A plataforma é bem intuitiva e o próprio site vai guiar você a seguir os próximos passos. Nesse primeiro momento, o Google Meu Negócio vai pedir as seguintes informações:

  • nome da empresa;
  • localização: endereço completo do estabelecimento. Depois de informar esse dado, a página mostrará o mapa com um marcador vermelho na localização indicada. Você pode arrastar esse ponteiro para a posição exata do seu restaurante;
  • área de cobertura: esse dado é especialmente importante para restaurantes que fazem delivery. Se for o seu caso, informe os bairros que você faz entregas;
  • categoria da empresa: bar, restaurante japonês, italiano, mexicano etc. Quanto mais específico você for, mais fácil será para o cliente achar o seu estabelecimento;
  • informações de contato: telefone e URL do site — se tiver.

Após preencher todas essas informações, clique em “concluir”. Você será redirecionado para uma página de verificação para confirmar a sua associação com a empresa indicada.

Realize as verificações de segurança

Apesar de burocrático, a confirmação do cadastro no Google Meu Negócio para restaurante é fundamental. Afinal, é uma questão de segurança. Sem esse cuidado, qualquer pessoa poderia adicionar dados no espaço, editá-los e até responder avaliações dos clientes. Isso poderia prejudicar a reputação da sua empresa.

Para confirmar que você realmente gerencia a empresa apontada no mapa, o Google vai enviar um cartão-postal pelos Correios com um código de verificação. Essa correspondência demora cerca de 15 dias para ser entregue. Depois de ter acesso a esse dado, é só entrar na plataforma e concluir a verificação.

Confirme o endereço

Depois de confirmar o cadastro com o código de verificação recebido, é necessário confirmar o endereço do restaurante. É só checar se as informações estão corretas e validar os dados.

Termine de preencher a ficha

Ao chegar nessa etapa, o seu estabelecimento já estará listado no Google Meu Negócio. No entanto, para alcançar melhores resultados com a ferramenta, é importante completar as informações do perfil. Você pode incluir:

  • descrição da empresa;
  • horário de funcionamento;
  • perfil nas redes sociais;
  • menu do restaurante com preços e descrições dos pratos;
  • fotografias dos alimentos, da fachada do restaurante, do salão etc.

Lembre-se de manter todos esses dados atualizados. Se você trocar o número de telefone, por exemplo, mas esquecer de fazer essa mudança na plataforma, os clientes não conseguirão fazer contato.

Além de perder oportunidades de negócio, isso pode abalar a credibilidade do seu bar ou restaurante. A mesma lógica vale para mudanças significativas na estrutura, endereço, pratos, entre outros.

Monitore as interações e estatísticas de acesso

A plataforma permite que você interaja com os consumidores por meio dela. Isso porque existe um espaço de perguntas e respostas em que os clientes podem postar suas dúvidas. A sua empresa e os próprios consumidores do restaurante podem sanar as questões publicadas nesse local.

Os clientes ainda podem avaliar o estabelecimento com notas que variam de 1 a 5 estrelas, além de deixar comentários a respeito da sua experiência no restaurante. Cuidar dessa seção é essencial para gerenciar crises, contornar a situação com o cliente insatisfeito e cuidar da reputação da sua empresa.

Existe também a possibilidade de monitorar as estatísticas de acesso: quantas pessoas visualizaram o seu negócio, cliques, chamadas feitas, rotas traçadas pelos clientes etc. O acompanhamento desses dados permite que você se certifique de que as estratégias estão dando certo ou não.

Caso os números não sejam vantajosos, você pode fazer ajustes no perfil a fim de melhorar o desempenho como colocar fotos de qualidade, incluir uma palavra-chave no nome do restaurante, melhorar a descrição, entre outros.

Usar o Google Meu Negócio para restaurante é uma forma de aumentar a visibilidade do seu estabelecimento. Assim, os clientes podem localizá-lo com mais facilidade, ler avaliações de outros consumidores e até obter rotas pelo celular para chegar até o local. Além disso, a ferramenta é gratuita. Portanto, coloque todas as dicas deste post em prática e veja o movimento do seu restaurante aumentar.

Gostou do artigo? O você acha de conhecer outro recurso importante para potencializar os resultados do seu estabelecimento? Leia também o artigo “Como ganhar tempo usando a tecnologia a seu favor?” e saiba como utilizar inovações no seu restaurante.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.

Send this to a friend