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Veja aqui 5 dicas de pós-venda para aplicar em restaurantes!

Já passou o tempo em que o atendimento ao cliente terminava quando o consumidor fazia o pagamento no caixa e saía pela porta do estabelecimento. Hoje em dia, no setor gastronômico, o marketing pós-venda tem sido uma forma interessante de atrair os consumidores para que eles voltem a fazer as suas refeições no mesmo lugar.

Para isso, essa estratégia precisa ser incorporada na rotina dos restaurantes por meio da aplicação de determinadas medidas. Neste conteúdo, vamos descrever as principais dicas de marketing pós-venda, ressaltar os seus benefícios e explicar como elas podem ser úteis para fidelizar os clientes. Além disso, vamos fornecer detalhes sobre o cadastro de clientes, as pesquisas de satisfação, caixa de sugestão no restaurante, treinamento da equipe, entre outros temas pertinentes.

Gostaria de saber mais sobre marketing pós-venda para aplicar no seu restaurante? Então continue a leitura!

O que é pós-venda?

O pós-venda é uma estratégia de marketing que se dedica especificamente a dar continuidade ao relacionamento com o cliente após a sua primeira compra, a fim de fidelizá-lo. O principal ponto é entender que a jornada de compra do consumidor não acaba após a finalização da compra.

Por que o marketing pós-venda deve ser aplicado em restaurantes?

O marketing pós-venda deve ser aplicado em restaurantes porque se trata de uma estratégia importante para atrair mais clientes, reduzir custos e, consequentemente, aumentar o faturamento do negócio. Isso ocorre porque um único cliente satisfeito pode recomendar o seu restaurante para muitas outras pessoas. Ademais, fidelizar clientes custa menos do que atrair novos, dado que o cliente fidelizado já passou por toda a estratégia de convencimento, sendo necessário apenas dar manutenção à relação.

O que pode ser esperado depois de efetuar um pós-venda excelente?

Um pós-venda bem executado pode trazer muitos resultados positivos para os negócios. A seguir, confira alguns deles.

1. Crescimento no volume de recompra

Como o principal objetivo do marketing de pós-venda é reter clientes, logo o volume de recompras cresce. Cabe destacar que esse volume não aumenta simplesmente porque os clientes foram fidelizados, mas também pelo fato de que, geralmente, um cliente que já conhece a credibilidade da empresa, sabendo de todos seus produtos ou serviços, da boa qualidade do negócio e do atendimento, tende a efetuar mais compras no mesmo local.

2. Ampliação da autoridade da marca

Como mencionado previamente, um único cliente satisfeito é capaz de recomendar o seu restaurante para muitas outras pessoas. Isso resulta na ampliação da autoridade da marca, tornando-a referência no mercado e destacando-a da concorrência.

3. Melhora o relacionamento com o cliente

Realizar um pós-venda excelente também melhora o relacionamento com o cliente, pois ele é fidelizado ao passo que se sente bem tratado, percebe que a sua opinião importa e é lembrado pela empresa constantemente.

Como um restaurante pode melhorar o relacionamento com o cliente?

Abaixo, veja duas dicas de como melhorar o relacionamento com o cliente em seu restaurante.

1. Aprenda a gerar confiança

Certamente, quando você paga por um produto ou serviço, espera que a empresa respeite todas as normas vigentes e que entregue a qualidade prometida. O mesmo vale para os seus clientes, ainda mais quando se fala em comida.

Sendo assim, para gerar confiança nos consumidores, certifique-se de que o estabelecimento está de acordo com as atuais regras sanitárias e do corpo de bombeiros, bem como as regras específicas do estado e município onde está localizado o restaurante.

Além disso, faça uso das redes sociais para mostrar as boas práticas adotadas no estabelecimento, como, por exemplo, gravar um story no Instagram mostrando como os funcionários do restaurante preparam os pratos, salientando todas as questões de higiene envolvidas nesse processo.

2. Conte com um ambiente aconchegante

Atualmente, para conquistar os clientes e se destacar perante a concorrência, é preciso investir não apenas na entrega de um produto ou serviço de qualidade, mas em toda a experiência de consumo. Nesse sentido, é fundamental que o ambiente do seu restaurante seja muito aconchegante, de modo que o consumidor não queira apenas degustar os pratos, mas estar lá porque gosta e se sente bem.

Para complementar, invista em marketing sensorial e ambientes instagramáveis, tendo em vista que a cada dia que passa as pessoas estão mais conectadas às redes sociais e compartilhando suas experiências com seus seguidores. Portanto, una conforto e beleza em cada detalhe, desde a escolha das louças onde serão servidas as refeições até a mobília do restaurante, para que todos desejem conhecer o seu espaço e viver essa experiência também.

Quais são as principais dicas de pós-venda para restaurantes?

Há uma infinidade de ideias que podem ajudar na alavancagem dos restaurantes. Uma delas é oferecer algo gratuito na saída, como, por exemplo, chá, café ou balas. Os clientes que precisam esperar por algum motivo vão apreciar esse agrado, que tem um custo baixo e proporciona conforto. A seguir, descubra outras dicas importantes sobre pós-venda no ramo alimentício!

1. Faça o cadastro de seus clientes

A realização do cadastro de clientes é essencial para garantir um marketing pós-venda eficiente. Esses dados são necessários para enviar conteúdos personalizados para as pessoas, por isso eles devem ser bem detalhados, a fim de facilitar o direcionamento das informações.

No entanto, vale ressaltar: não envie propagandas ou comunicações institucionais que não sejam do gosto do seu cliente. Verifique se o consumidor demonstrou interesse por alguma opção e registre isso no sistema para, depois, enviar publicações que realmente o atraiam.

Lembre-se: para trazer clientes para o seu restaurante, você deve oferecer uma comunicação adequada, de acordo com os anseios e necessidades do consumidor, pois, do contrário, o resultado pode ser negativo.

2. Realize pesquisas de satisfação

Permita que os seus clientes respondam a uma pesquisa de satisfação antes de sair do estabelecimento, isso porque, além de constatar o desempenho do seu negócio, a pesquisa demonstra que você valoriza a opinião dos clientes.

Os questionamentos devem ser de fácil interpretação e com respostas objetivas, posto que a finalidade é não causar incômodos às pessoas, oferecendo um questionário rápido. Por exemplo, você pode elaborar um questionário perguntando o que o cliente achou do atendimento, dos pratos e do ambiente onde fez a refeição. Ao lado de cada pergunta, inclua as opções “ruim”, “regular”, “bom” ou “excelente”.

Você ainda pode deixar um espaço para que o cliente informe se há algo a ser melhorado e dê sugestões de aprimoramento. Aproveite cada recomendação para tornar o seu negócio ainda mais atrativo, atendendo a todos com cortesia.

Outra opção é a NPS (Net Promoter Score), que visa identificar os promotores e detratores da marca, ou seja, aqueles que falam bem e aqueles que falam mal do estabelecimento para outras pessoas. Para aplicá-la, faça ao cliente o seguinte questionamento:

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria o nosso restaurante para um amigo ou familiar?

Para interpretar as respostas, considere que os detratores são aqueles que selecionaram os números entre 0 a 6, os neutros aqueles que marcaram 7 ou 8 e os promotores aqueles que escolheram 9 ou 10. Concluída a classificação, desconsidere os questionários dos clientes neutros e some quantos clientes são detratores e quantos são promotores para, posteriormente, subtrair o primeiro pelo segundo.

A título de exemplo, se você aplicou 100 questionários, sendo 60 classificados como promotores, 30 detratores e 10 neutros, o cálculo seria o seguinte:

  • NPS = 60 – 30
  • NPS = 30

Para interpretar o resultado, considere a seguinte classificação:

  • Zona de excelência: NPS entre 76 a 100
  • Zona de qualidade: NPS entre 51 a 75
  • Zona de aperfeiçoamento: NPS entre 1 a 50
  • Zona crítica: NPS entre -100 a 0

De acordo com o exemplo dado, o resultado indica zona de aperfeiçoamento, a qual está muito próxima da zona crítica, de modo que será preciso identificar quais são os fatores que estão gerando tanto descontentamento para que seja possível solucioná-los e melhorar a performance do restaurante.

3. Deixe uma caixa de sugestão no restaurante

As sugestões de melhorias poderão ser colocadas em uma caixinha próxima ao caixa ou em outro local estratégico. Receber o feedback dos clientes que consomem os produtos ou serviços é uma maneira de comprovar que o restaurante está oferecendo o que há de melhor no mercado. Isso também possibilita melhorar ainda mais os esforços para o crescimento do negócio.

Você pode fazer treinamentos com a sua equipe para que eles questionem os clientes ao finalizarem cada atendimento e, com isso, oferecer experiências melhores a cada dia para surpreender as pessoas que chegam ao restaurante.

Uma dica: a solicitação de sugestão pode ser realizada de forma verbal e anotada para a análise em grupo com todos os envolvidos no negócio.

4. Treine sua equipe de pós-venda

O treinamento da equipe de pós-venda é crucial. Oriente, por exemplo, os colaboradores que vão entrar em contato com os consumidores em datas especiais, como em aniversários. As pessoas têm sentimentos e gostam de ser lembradas. Enviar uma mensagem desejando um feliz aniversário demonstra que o cliente é importante para o seu estabelecimento.

De acordo com o seu planejamento, ofereça mimos nas datas comemorativas para a sua clientela e lembre-se de que as promoções e descontos exclusivos são muito bem-vindos nessas ocasiões. Se o restaurante não tiver recursos disponíveis para essas ações de marketing, use a criatividade para elaborar mensagens que produzam efeito e aproximem os consumidores da sua marca.

5. Crie um programa de fidelidade

Por fim, criar um programa de fidelidade é uma excelente estratégia de marketing pós-venda para fidelizar os clientes, visto que quanto mais o consumidor frequentar o seu restaurante, mais bônus ele ganha. Por exemplo, a cada 10 refeições, o cliente tem direito a pedir qualquer prato do cardápio de graça ou com desconto.

Para aplicar essa estratégia, você pode utilizar o cadastro de clientes para registrar as refeições realizadas. Assim você saberá quando liberar o bônus. É interessante que o cliente também receba um registro de quantas refeições já realizou, como um cartão ou até mesmo uma mensagem via e-mail ou celular. Para otimizar esse procedimento, invista em uma plataforma que automatize o envio das mensagens sempre que o cliente fizer uma refeição em seu restaurante.

Quais são os benefícios de ter um bom pós-venda no restaurante?

Vários benefícios podem surgir da aplicação das estratégias de pós-venda. O primeiro é que a fidelização se torna mais fácil, já que, ao se sentirem apreciados, os clientes voltam ao seu estabelecimento. Essas pessoas normalmente buscam algo de que necessitam e escolhem os seus restaurantes favoritos por causa do tipo de comida que é servido e da elaboração dos pratos.

O marketing pós-venda é um diferencial competitivo que aumenta a rentabilidade dos negócios do segmento gastronômico. Continuar atendendo bem os clientes quando eles chegam pela segunda, terceira ou quarta vez no seu restaurante é a melhor saída para elevar a lucratividade. Isso fará com que eles voltem regularmente e não sintam vontade de procurar a concorrência, uma vez que poucas empresas no Brasil prestam o serviço de pós-venda.

O pós-venda elimina as dúvidas do consumidor na hora de escolher o restaurante que ele vai frequentar. Por isso, reforce a imagem do seu negócio para que os clientes sempre se lembrem de você e o identifiquem como a alternativa mais segura e vantajosa.

Lembre-se: captar novos clientes é muito mais difícil e caro do que fidelizar aqueles que já chegaram até o seu estabelecimento.

Como o marketing pós-venda pode ajudar na fidelização de clientes?

Sendo uma das estratégias de marketing, o pós-venda não foca apenas na atração de novos clientes, mas busca reter aqueles que já fazem parte do cotidiano do restaurante. É comum que os administradores invistam mais no pré-venda e nas vendas, no entanto, nos dias de hoje, é crucial ofertar a assistência pós-venda para superar a concorrência.

Fale com os seus colaboradores para que, juntos, vocês possam criar uma cultura de retenção e fidelização de consumidores. Afinal, todos os membros das equipes deverão estar dispostos para resolver problemas e acompanhar os clientes nos momentos de dificuldades para encantá-los. Além disso, caso você queira aumentar a eficiência dos serviços, invista em um sistema de gestão que auxilie os profissionais em suas tarefas.

Agora você conhece as 5 principais dicas de pós-venda para aplicar em seu restaurante e sabe que investir nessa estratégia poderá melhorar muito os resultados do seu negócio. Ofereça excelência no atendimento em todas as etapas de vendas e dê atenção especial a todos, inclusive depois que eles saírem do estabelecimento. Isso vai facilitar até mesmo a indicação do restaurante de uma pessoa para a outra.

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