Conecte-se conosco

Gestão

Saiba as melhores formas para o seu restaurante lucrar mais!

Uma das estratégias para que seu estabelecimento aumente as vendas e conquiste o sucesso é entender sobre as ações que mais contribuirão para seu restaurante lucrar mais. Para isso, é preciso saber diferenciar o que é gasto e o que é investido — o primeiro está relacionado com todas as despesas de seu negócio, enquanto o segundo diz respeito a um valor empregado que trará retorno —, além de conhecer bem as particularidades e diferenciais de seus produtos.

Elaboramos este post para que você fique por dentro das principais estratégias que aumentarão os resultados do seu restaurante. Boa leitura!

Conheça o seu público

O primeiro passo está relacionado ao conhecimento que você tem do seu público. Somente assim será possível elaborar estratégias eficientes e que estejam de acordo com as especificidades de seus clientes, o que permite até mesmo uma interação mais clara e efetiva em seus canais.

Estar presente nas redes sociais, por exemplo, é algo que não se pode deixar de lado. A partir delas, você tem a oportunidade de divulgar os principais produtos do seu restaurante, elaborar promoções e permitir que seu público alvo se sinta atraído a visitar o seu espaço e também a consumir os produtos oferecidos em seu cardápio.

Interaja com essas pessoas e torne essa relação mais humanizada. Para isso, siga alguns passos, como:

  • personalize as mensagens para que o cliente se sinta especial e, de fato, atendido;
  • contextualize as principais dúvidas que eles venham a ter em relação aos seus produtos;
  • ofereça múltiplos canais de atendimento.

Capacite seus profissionais

Seus profissionais precisam entender bem sobre os seus produtos para que o atendimento seja adequado ao que o seu público espera. Imagine só a seguinte situação: um grupo de amigos está conhecendo o seu espaço e não tem a menor ideia sobre o que consumir. Ao consultar o cardápio, surgem algumas dúvidas em relação aos pratos oferecidos. Nesse momento, os clientes chamam um de seus atendentes, que não entende muito bem como responder àquelas perguntas.

A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Certamente um contexto como esse traria insatisfação aos seus visitantes e uma das consequências poderia ser a manifestação da indignação dos clientes nas redes sociais — o que não é nada bom para quem visita as suas páginas, especialmente para aqueles que ainda não conhecem o seu trabalho.

Capacitar os profissionais, além de evitar que situações como essa aconteçam, também trará a satisfação de seus colaboradores, justamente porque o negócio demonstra que se importa com a função que eles exercem e está disposta a auxiliar em todos os processos.

Crie programas de fidelização

O sonho de qualquer negócio é fidelizar os clientes, certo? Saiba que estratégias para reter o público que já conhece o seu espaço são bem mais em conta do que para atrair novos consumidores. Além disso, clientes fidelizados tendem a divulgar o seu espaço no chamado marketing boca a boca — quando o próprio público faz a propaganda para amigos e familiares.

Assim, é preciso criar estratégias de fidelização. Há algumas mais conhecidas, como:

  • oferecer um ambiente agradável e confortável;
  • manter a equipe motivada;
  • usar as redes sociais de maneira adequada;
  • pedir um feedback aos clientes sobre os pontos positivos e aquilo que pode ser aperfeiçoado.

Além de todos esses pontos, também existem os programas de fidelidade. Essa estratégia nada mais é do que uma ação que busca incentivar os seus clientes a retornarem: seja oferecendo um desconto na próxima visita, seja presenteando com algum acompanhamento no pedido oferecido.

Entre as vantagens dessa estratégia, destaca-se:

  • clientes mais engajados;
  • estratégia de marketing mais eficaz;
  • melhoria do relacionamento com o cliente;
  • aumento das vendas e, consequentemente, dos lucros.

Elabore cardápios diversificados

Clientes fidelizados buscam por diferenciais em todas as visitas que fizerem a seu estabelecimento. Por essa razão, é essencial investir em cardápios diversificados, até mesmo para sempre manter essa motivação por parte do público.

Para isso, alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro deles é contar com um bom planejamento, especialmente pelo fato de que é preciso haver produtos o suficiente no estoque para oferecer ao público todas as opções disponíveis. Além disso, é preciso selecionar bem os fornecedores, de modo se escolha aqueles que sejam de qualidade e que não deixam você na mão sempre que precisar de itens extras.

Assim que colocar uma nova opção em seu estabelecimento, é preciso inicialmente testar o seu prato. Nesse momento, que tal convidar aquele cliente que já conhece a qualidade de seus produtos? Assim, ele terá a oportunidade de fornecer a sua visão sobre o novo produto.

Por fim, acompanhe sempre suas métricas. Avaliar os resultados deve ser uma das prioridades para o restaurante, justamente porque essa ação contribuirá para implementar soluções que aprimorem aquilo que não vem dando muito certo.

Preocupe-se com a decoração do espaço

A decoração do restaurante é essencial para que a experiência do cliente seja completa. Assim, o público terá a sensação de que está em um espaço confortável e pensado justamente no seu bem-estar. Para uma boa definição, é preciso seguir alguns passos:

  • escolha qual é o estilo de seu restaurante — a decoração será diretamente influenciada nesse sentido;
  • entenda quais são as cores mais adequadas para a sua identidade visual;
  • utilize um mobiliário de qualidade e que seja adequado para a usabilidade de seus clientes;
  • valorize a iluminação do ambiente;
  • utilize plantas.

Como dito, para fidelizar seus clientes é necessário oferecer bons produtos e um atendimento que se diferencie da concorrência. No entanto, de nada adianta oferecer esses pontos se o espaço não traz uma boa harmonização às pessoas que o frequentam. Isso comprova a importância de se investir na decoração e no mobiliário.

Neste conteúdo, você pôde entender sobre estratégias para seu restaurante lucrar mais. Conforme abordado, o espaço influencia significativamente para o sucesso de seu estabelecimento, além de permitir maior comodidade aos clientes. Por essa razão, tenha sempre em mente a importância que o mobiliário traz ao local, uma vez que ele permitirá uma experiência completa aos visitantes.

Gostou deste texto e gostaria de saber mais sobre como atrair clientes para seu restaurante? Então veja como o Whatsapp pode te ajudar nessa missão!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend