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Aprenda como fazer planejamento estratégico para seu restaurante!

Os planos são parte importante da trajetória de qualquer pessoa ou negócio. Quando você tem um sonho pessoal, por exemplo, o caminho para a realização está em estipular pequenos objetivos para alcançá-lo. Com um restaurante não é diferente: é preciso saber como fazer planejamento estratégico para sair do lugar.

Grandes metas e objetivos, como se tornar a referência gastronômica da sua cidade ou tornar sua marca conhecida até mesmo em outros estados, são pretensões que exigem um planejamento mais detalhado, que considere sua situação atual, assim como os recursos e esforços que serão necessários para chegar lá.

Parece confuso? Então, fique com a gente e entenda melhor qual é o papel do planejamento estratégico no sucesso do seu restaurante. Aproveite a leitura!

Por que o planejamento estratégico é importante para restaurantes?

Na administração de um negócio você tem, basicamente, duas opções: ou você gerencia as atividades a partir de uma dinâmica de erros e acertos, ou você traça um plano claro e objetivo sobre o que quer fazer nos próximos meses e anos e segue à risca. Não é muito difícil perceber que a segunda opção economiza um bom tempo, né?

Pois é, esse é o papel do planejamento estratégico para restaurantes. Ele ajuda você a direcionar todos os esforços para um mesmo objetivo, geralmente por meio do cumprimento de metas. Mas, então, quer dizer que depois que eu traçar um plano não poderei mais mudar de ideia nem alterar as coisas no meu restaurante? Não!

O planejamento é apenas um mapa, ou uma bússola, indicando a direção para onde você deve seguir. Trata-se de definir onde você quer chegar e entender o que você precisa fazer para isso e quais são os empecilhos que podem ocorrer pelo caminho. Ajustes são muito bem-vindos nesse processo, desde que sejam para melhorar o plano e não tirar seu foco.

Como fazer planejamento estratégico do restaurante?

A essa altura, você já deve ter percebido que um bom planejamento estratégico gera uma vantagem competitiva importante para seu restaurante, certo? Enquanto seus concorrentes estiverem “deixando a onda os levar”, você estará remando na direção que escolheu ir.

Agora, você deve estar se perguntando como fazer planejamento estratégico para um restaurante. Tenha atenção para as dicas a seguir.

Determine as metas

Um objetivo é, geralmente, algo grandioso para o negócio. Em um primeiro momento, ele pode parecer um passo maior do que a perna ou algo simplesmente impossível de alcançar. É aí que entra a importância da definição de metas.

Quando dividido em partes menores, um objetivo enorme se torna perfeitamente realizável. Essas pequenas partes são o que chamamos de metas, ou, em outras palavras, cada passinho que você dá para subir aquela montanha enorme que parece não ter fim. No início, pode parecer que um pequeno passo não faz tanta diferença assim. Mas quando você chegar lá em cima, perceberá que foi a sucessão da troca de pernas que o levou até ali.

Para alavancar o restaurante, será preciso ter metas claras e absolutamente mensuráveis, com prazos definidos e, é claro, realistas. Elas devem ser preferencialmente expressas em números e precisam ser compreendidas por todos os colaboradores. Se uma pessoa não consegue entender a meta, então ela não é clara o bastante.

Desenvolva um plano de ação

Os planos de ação são ferramentas importantíssimas para colocar as metas em prática. Existem diversas metodologias para isso, uma delas é o 5W2H, que pode ser executada respondendo às seguintes perguntas:

  • What — o que será feito?
  • Why — por que realizar isso?
  • Where — onde o trabalho será executado?
  • When — quais são as datas de início e término do objetivo?
  • Who — quem são os responsáveis pela atividade?
  • How — como será executado e que recursos serão necessários?
  • How much — qual é o orçamento necessário para realizar isso?

Se você conseguir responder a todas essas perguntas com clareza, terá um plano de ação para cada meta que estabelecer, desde uma reforma no restaurante até a atualização do seu cardápio, por exemplo.

Analise os ambientes interno e externo

Existem muitos fatores que você pode controlar no seu negócio (internos) e outros sobre os quais você não decide (externos). Analisar como eles impactam as atividades do restaurante é parte de como fazer planejamento estratégico.

A motivação da sua equipe, a qualidade dos seus produtos, a atratividade do seu ambiente são alguns exemplos de situações que você pode melhorar, além de serem forças que geram um verdadeiro diferencial competitivo. Já a legislação que você deve cumprir, a economia global e uma pandemia mundial são coisas que estarão ali sim, você não pode fazer nada a respeito.

Por isso, concentre-se em manter tudo aquilo que faz do seu restaurante um bom local para ser frequentado e dedique atenção especial às suas principais carências, como melhorar a qualidade do seu mobiliário, encontrar uma localização central ou atualizar o treinamento da sua equipe de atendimento. Além disso, sempre tenha insights para aproveitar as tendências e oportunidades do seu nicho.

Conheça seu público-alvo

Seu público é (ou deveria ser) a razão de ser do seu negócio. Quando você pensa em como fazer planejamento estratégico para restaurante, incluir os clientes como uma prioridade deveria ser o primeiro passo. Isso porque são os consumidores que trazem o recurso necessário para que você reinvista dinheiro, tire o sustento da sua família, empregue seus funcionários e movimente a economia.

Com tudo isso, ao fazer seu plano de longo prazo, é preciso dedicar atenção especial a conhecer profundamente seu público-alvo. Comece com perguntas simples, como:

  • quem são as pessoas que frequentam meu estabelecimento (idade, gênero, classe social…)?
  • onde elas moram (cidade, região ou bairro)?
  • qual é o estilo de vida delas?
  • quais são seus valores sociais e sua visão de mundo?
  • que benefícios elas buscam em um restaurante?

Isso ajudará você a se preparar para proporcionar a melhor experiência. Atender a um público corporativo, com pouco tempo de intervalo e poucas exigências nutricionais, é bem diferente de focar em grupos que valorizam uma alimentação mais saudável, ambientes ao ar livre e uma dieta vegana, por exemplo, não acha?

É entendendo seu público-alvo e como ele se comporta que você conseguirá estabelecer estratégias que gerem engajamento. Então, entre competir por preço com o restaurante mais barato da cidade e fazer uma entrega personalizada para um nicho específico, qual opção você acha que tem maiores chances de fidelizar os clientes?

Quais são os impactos de um planejamento estratégico para restaurantes?

O planejamento estratégico pode ajudar a otimizar os resultados da empresa, atribuindo mais eficiência e melhorando a sua lucratividade. Como? Em linhas gerais, um bom plano estratégico ajuda você a tomar decisões mais alinhadas com o seu objetivo, enfatizando aquelas opções que acrescentam e deixando de lado as que não são tão boas para o seu restaurante.

A oportunidade de aderir a uma franquia de fast food pode ser maravilhosa para alguns empreendedores, mas se seu objetivo é se diferenciar como um restaurante requintado, a franquia não acrescenta em nada a seu objetivo, não acha? Logo, se você tem um objetivo bem claro, fica mais fácil dizer “não” para aquilo que pode tirar o foco do seu negócio.

Apesar de parecer complicado e trabalhoso, desafios como fazer planejamento estratégico de restaurante são esforços que realmente valem a pena, porque fazem toda a diferença nos resultados alcançados. Ele ajuda a qualificar processos, manter a equipe alinhada, oferecer experiências únicas e construir sua marca no mercado.

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