Conecte-se conosco

Decoração

Confira as vantagens de ter um restaurante ao ar livre

Você sabia que um restaurante ao ar livre pode aumentar os lucros em até 30%? Sim, existem estudos que discutem as especificidades do design exterior no que se refere à psicologia do cliente. Espaços arborizados, cheios de luz natural e decoração aconchegante tornam as refeições mais prazerosas, principalmente no verão. Sendo assim, explore as áreas externas, varandas e terraços para atrair a clientela.

Este artigo vai mostrar como fazer para criar um espaço ao ar livre e tornar o seu estabelecimento o preferido do público. Além disso, vai explicar como funcionam os restaurantes ao ar livre e apontar como as orientações gerais sobre COVID-19 podem ser aplicadas, mantendo o distanciamento social e atendendo a outras medidas impostas para evitar o avanço da pandemia.

Quer conhecer as vantagens de ter um restaurante ao ar livre? Acompanhe a leitura!

Um espaço agradável para os seus clientes

Adicionar mesas e cadeiras ao ar livre já é um atrativo para os frequentadores da casa. Mas se você colocar uma cobertura vai tornar o ambiente ainda mais convidativo, pois protegerá a clientela do sol e da chuva. Para deixar o local descontraído e casual, você deve providenciar uma boa e simples decoração que combine com o estilo do restaurante.

Considere o cardápio

Nesse caso, é importante considerar os detalhes para que a área corresponda ao conceito e cardápio do seu restaurante. Esse tipo de empreendimento pode combinar com objetos naturais, como tronco de árvores e móveis de madeira, fontes de água, jardins e folhagens. As plantas são excelentes alternativas nesse tipo de proposta.

Crie uma área verde

Caso não haja presença do verde próximo ao restaurante, estude a possibilidade de criar um jardim. Se tiver espaço suficiente, investir no plantio de pitangueiras, jabuticabeiras, coqueiros e bananeiras podem dar um charme. Aposte também em pequenas fontes com água. Assim, o clima natural se intensificará ainda mais.

Se quiser, você pode até colocar grama sintética para cobrir a área disponível. Em seguida, adicione alguns vasos de plantas e cultive alguns vegetais e hortaliças servidos no restaurante, assim, é possível proporcionar uma experiência única para o seu consumidor. 

Contudo, mesmo que você não tenha um jardim, é possível ter mesas ao ar livre. Para isso, basta colocar um deck de madeira no local. O material é a melhor opção para espaços que não têm grama.

Tenha atenção ao posicionamento das mesas e cadeiras

Preste atenção também à localização exata das mesas para não atrapalhar os pedestres, se forem colocadas na calçada. Lembre-se de que os funcionários também precisam circular pelo local e essa circulação deve ser rápida para que o atendimento seja satisfatório. Bancos de espera exclusivos, braseiras e toldos coloridos, lonas e guarda-chuvas são alguns recursos que ajudam a criar um espaço interessante.

Ofereça petiscos

Você também deve pensar em como fornecerá petiscos e condimentos aos clientes que estiverem ao ar livre. É importante atendê-los o mais rápido possível depois de se sentarem. Oferecer alguns belisquetes é essencial para que já comecem a aproveitar a experiência.

Cuide da manutenção da área

Muitos clientes escolhem um restaurante com base no design exterior, por isso você deve ficar atento à imagem que o seu estabelecimento transmite. Montar um restaurante ao ar livre vai atrair as pessoas que passam pela rua. Contudo, a limpeza e manutenção do local é essencial para causar uma boa impressão e fazer com que o cliente queira voltar mais vezes.

Monte um cronograma para limpeza

Independentemente do design, a estratégia mais importante é iniciar um programa regular de limpeza e manutenção que priorize a conservação das portas, paredes, rodapés, janelas e toldos. Os espaços internos dos estabelecimentos devem ser submetidos à limpeza diariamente e o mesmo deve ser feito nas áreas externas. Sendo assim, durante todo o ano, atribua tarefas externas como parte do trabalho da equipe.

Trate as plantas para que fiquem saudáveis

Flores e plantas são ornamentos comuns para melhoria de espaços externos, por isso, é imprescindível se certificar que elas estejam saudáveis, sendo regadas e podadas. Muitos estabelecimentos utilizam arte ao ar livre em grande escala, isso inclui esculturas, murais e jardins de pedra, que devem ser devidamente cuidados para se manterem apresentáveis.

As principais vantagens do restaurante ao ar livre

Como dissemos, montar um espaço ao ar livre vai atrair as pessoas que transitam pela rua. Ainda que você não tenha espaço suficiente, criar uma área externa mesmo que seja para recepcionar os clientes proporciona uma atmosfera agradável e pode impedir que as pessoas fiquem entediadas, trocando o seu restaurante por outro. Observe abaixo os principais benefícios de investir nessa proposta!

Promover festas de casamento

Intensificar o clima natural nos restaurantes tem despertado cada vez mais o interesse do consumidor em utilizar o espaço para realização de festas de casamento e outras datas comemorativas, o que ajuda a aumentar o faturamento do negócio.

Criar uma atmosfera mais descontraída

Em uma área externa, você também pode investir em cadeiras, banquetas e bancos de madeira, mobiliário ideal para os clientes se sentirem mais à vontade. A estratégia promove um ambiente de relaxamento e descontração, permitindo que o consumidor vivencie experiências mais duradouras.

Acomodar mais pessoas

Uma ambientação externa possibilita aproveitar melhor a área do restaurante, acomodando um maior número de frequentadores. Além disso, o espaço é propício para crianças e animais de estimação. Uma excelente estratégia para agradar a todos é dispor potes de água e locais à sombra para os animais descansarem, e investir em caixas de brinquedos, quadros de giz, livros de pintura e pequenas mesas para entreter os pequenos.

Ampliar as vendas

Existem várias opções para aumentar as vendas ao ar livre, como servir chocolate quente durante o inverno e bebidas refrescantes durante o verão. Logo, você não pode perder a oportunidade de investir em comidas e bebidas típicas da estação para atrair ainda mais consumidores.

Além disso, as possibilidades de um happy hour são enormes com a presença de mesas ao ar livre. 

Os restaurantes ao ar livre durante a pandemia

Espaços abertos

Durante a pandemia, muitos restaurantes precisaram ser fechados ao público e não foram reabertos. Alguns empreendedores buscaram alternativas para continuar desenvolvendo as suas atividades e gerando receitas. Como solução, além da possibilidade do delivery e do sistema take away, uma boa alternativa é criar um espaço aberto para receber o cliente com segurança. Os consumidores têm sido mais exigentes e buscam espaços arejados e amplos, para evitar a contaminação. 

Sistema de pedidos

Neste momento de pandemia, os espaços ao ar livre podem ser utilizados para a ampliação das vendas. Os pedidos podem ser realizados por meio de aplicativos ou tablets posicionados nas mesas, sem que haja aglomeração na parte interna do estabelecimento.

Área externa para drive thru

Utilize todas as estratégias possíveis para atender as pessoas de maneira que se sintam seguras. A entrada no estabelecimento precisa ser controlada, inclusive para a retirada de produtos no balcão. Uma opção é ter uma área exclusiva para drive thru para aqueles que não se sentem confortáveis a descer do carro para pegar o seu pedido.

Cuidados com higiene

Durante a pandemia, a higiene passou a ter ainda mais importância. A limpeza das mesas e cadeiras alocadas no ambiente externo deve receber a mesma atenção daquelas que ficam no interior do estabelecimento. Tenha cuidado ao entrar em contato com os clientes e ofereça álcool gel antes que utilizem a máquina de cartão para realizar o pagamento.

Divulgação

Não se esqueça de divulgar os serviços oferecidos ao ar livre por meio das redes sociais, como Instagram, Facebook, Youtube etc. Use imagens atrativas para criar conteúdos que evidenciem as formas e horários de atendimento, os canais de comunicação e o ambiente externo bem planejado que o estabelecimento possui. Troque mensagens por grupos de WhatsApp e mostre aos clientes que eles podem acessar o seu estabelecimento sem receios, pois todas as medidas de segurança estão sendo tomadas.

Promoções e descontos

Além de apresentar soluções criativas, ofereça descontos e promoções para superar a crise causada pela pandemia de covid-19. Os restaurantes ao ar livre podem oferecer vale refeições ou cupons que forneçam descontos na próxima visita ao local. Essa prática costuma ser bem atrativa, assim como a oferta de uma sobremesa ou guloseima de forma gratuita.

As orientações gerais da covid-19

As orientações gerais sobre o novo coronavírus devem ser prontamente aplicadas, principalmente em restaurantes, locais que costumam receber um grande fluxo de pessoas. Crie os seus próprios planejamentos para fazer a desinfecção das superfícies, conforme as exigências da vigilância sanitária e da prefeitura do seu município. Ainda que os clientes estejam ao ar livre, evite aglomerações.

Distanciamento mínimo

O distanciamento mínimo de 2 metros precisa ser mantido entre as mesas e cadeiras que serão colocadas na área externa do estabelecimento. Isso é relevante porque os clientes podem estar infecciosos até 06 dias antes do aparecimento dos sintomas. Dessa forma, as medidas para manter a distância devem ser aplicadas para prevenir a infecção e impedir a propagação do vírus.

Cuidados com a cozinha

O coronavírus é um vírus que infecta os seres humanos pelas vias respiratórias em virtude dos aerossóis ou gotículas que podem entrar pelos olhos, nariz ou boca. Além disso, ele perde a concentração viral em materiais como plástico, papelão ou cobre dentro de algumas horas.

Alguns estudos têm mostrado que as altas temperaturas podem desacelerar a transmissão do vírus. Contudo, mesmo que os cozinheiros preparem os alimentos em fornos e outros equipamentos de temperatura elevada, devem manter as mãos higienizadas e usar máscaras a todo tempo.

Uso constante de álcool gel

O álcool gel 70% passou a ser de uso obrigatório em todos os estabelecimentos comerciais. Os cardápios precisam ser plastificados e higienizados antes e depois de serem utilizados pelos consumidores. Os atendentes devem higienizar as mãos antes do pedido e após a entrega dos pratos, bem como os clientes na hora que recebem os alimentos e quando entregam os utensílios.

Orientações aos clientes

Estudos demonstram que as gotas de saliva que espalham vírus respiratórios se estabilizam no ar. Deixe claro aos consumidores que eles devem manter a distância entre os assentos e as mesas e tirar as máscaras somente na hora de comer. As gotículas originadas em espirros podem percorrer 10 metros, por isso é preciso que protejam a boca e o nariz ao espirrar ou tossir.

Atendimento aos clientes com máscara

Não basta que apenas os chefs e auxiliares de cozinha utilizem máscara. Os atendentes e os garçons também devem usar esse equipamento de proteção individual para aumentar a segurança.

Além disso, outro fator que merece destaque é que, se conversarem enquanto se alimentam, os clientes também podem espalhar o vírus ao ambiente. Deixe essa informação visível a todos. 

Verificação da temperatura e outros cuidados

Utilize aparelhos para verificar a temperatura dos clientes e evitar que pessoas contaminadas permaneçam no ambiente. Além disso, é muito importante fornecer álcool gel nas mesas e em locais estratégicos, como o balcão, para que todos possam higienizar as mãos com frequência.

Forneça utensílios descartáveis para os clientes mais exigentes e promova a lavagem regular dos utensílios da cozinha, como copos e pratos, além das toalhas de mesa e guardanapos de tecido.

A importância de contar com os móveis adequados

As mesas posicionadas no ambiente externo são excelentes para uso no fim da tarde ou pela noite, quando as temperaturas costumam ficar mais amenas. Cada vez mais famosos, esses momentos são ideais para que os clientes se encontrem com amigos ou familiares para um jantar agradável e representam sinônimo de sofisticação e modernidade.

Seja no jardim, na cobertura ou na varanda, a escolha dos móveis utilizados para compor o design do seu restaurante faz toda a diferença. A mobília deve atender às necessidades do seu negócio e, principalmente, do seu público-alvo. 

Lembre-se que a madeira é a protagonista nesse tipo de empreendimento e existe uma infinidade de maneiras para explorá-la. Você pode optar por mesas feitas do material para dar um ar bucólico ao estabelecimento ou usar uma mesa coletiva de madeira para promover a interação entre as pessoas, por exemplo. Tudo vai depender dos seus objetivos.

Contudo, não adianta investir tempo e dinheiro na escolha desses itens se eles forem de baixa qualidade, não é mesmo? Afinal, eles são imprescindíveis para causar uma boa impressão nos clientes de um restaurante ao ar livre. A linha Mondiale Enjoy, lançamento da Franco Bachot, conta com produtos especializados para áreas externas.

Precisa de móveis especiais e de qualidade para equipar seu restaurante ao ar livre? Fale com a nossa equipe agora mesmo!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend