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Aprenda agora como fazer SEO local para restaurantes!

O SEO local pode ser uma verdadeira confusão para quem não está inteirado sobre os termos. Se você fizer uma pesquisa no Google, não demorará muito até encontrar uma infinidade de termos técnicos capazes de dar um nó na cabeça. Em geral, o que importa saber aqui é que se trata de uma ferramenta para atrair o tráfego da sua região para o restaurante.

Mesmo quem não entende muito de tecnologia pode fazer com que o SEO local realmente funcione. Para isso, basta entender algumas informações básicas. Está preparado? Então, vamos lá!

O que é SEO local?

O SEO local é uma ferramenta importantíssima para quem quer melhorar o chamado “posicionamento de marca” de um restaurante nas mídias sociais. Assim, quando os clientes buscam por esse tipo de serviço em determinada região, os buscadores otimizam os resultados para as soluções locais.

Além de direcionar as buscas para o site do restaurante, esse tipo de otimização também leva para as páginas nas redes sociais e para o perfil no Google Meu Negócio. Em geral, é um recurso pensado para beneficiar, geograficamente, aqueles negócios que estão em uma determinada região, por isso é diferente do SEO convencional.

Assim, quando um usuário busca por “restaurantes veganos em São Paulo”, por exemplo, o buscador relaciona os resultados com os estabelecimentos que estejam na região. Mas nem é necessário incluir o local no momento da busca, afinal, os smartphones costumam compartilhar sua localização o tempo todo, o que facilita a atualização do lugar onde o usuário está.

Como fazer a divulgação no Google e redes sociais?

Contar com a visibilidade na internet é realmente um benefício atrativo para qualquer restaurante. Pensando nisso, separamos algumas formas de como fazer SEO local e aparecer tanto no Google quanto nas redes sociais. Confira!

Utilize o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio pode ser uma ótima ferramenta para aumentar sua presença digital e promover o restaurante online. Além disso, é indispensável para quem pretende ter bons resultados com SEO local. Com ele, os clientes que buscarem pelo restaurante terão como acessar fotos, avaliações, endereço e até o horário de funcionamento do estabelecimento em um resumão bastante funcional e destacado.

Também é possível atrelar ao perfil um link para abrir o endereço do local no Google Maps, assim como montar um website básico para quem ainda não possui um. Mas não é só isso. O Google ainda reúne uma quantidade enorme de dados importantes para gerar insights sobre o que as pessoas andam procurando, como os links mais acessados no seu perfil, as solicitações de rota ou mesmo as chamadas telefônicas que foram feitas.

Tenha bons conteúdos

É importante que, para conquistar um bom posicionamento nos buscadores, seja desenvolvida uma otimização completa das páginas do restaurante, seja no próprio site, seja no Google Meu Negócio. Os fatores avaliados nesse rankeamento são os seguintes:

  • proximidade: distância entre o usuário e o restaurante;
  • destaque: nível de popularidade do estabelecimento;
  • relevância: compatibilidade entre a pesquisa do usuário e as informações do restaurante.

Para que essas informações sejam cruzadas é importante manter um site responsivo, com conteúdo de qualidade e relevante para o público. Também é necessário fazer uso de palavras-chave estratégicas, otimizações on page e backlinks de qualidade.

Use links patrocinados

Os links patrocinados também são recursos importantes para quem está buscando aumentar seu alcance nos meios digitais. Eles são ideais para atrair as pessoas certas para seu negócio. O Google Ads é o serviço mais utilizado para isso.

A ferramenta permite segmentar o público de acordo com seus interesses, relacionando palavras-chaves estratégicas para alcançar pessoas específicas. Isso melhora a qualidade do público que acaba tendo acesso seja aos conteúdos, ao perfil do Google Meu Negócio ou às redes sociais.

Incentive a avaliação dos clientes

Outro aspecto relevante sobre como fazer SEO local são as avaliações. Elas influenciam bastante na tomada de decisão dos consumidores, afinal, ajudam a entender como foi a experiência de outros clientes. Quando se trata de um restaurante, isso tem uma grande importância.

Assim, o Google utiliza as classificações dadas pelos usuários para entender quais são suas impressões sobre os estabelecimentos. Tanto as avaliações positivas quanto as negativas servem não só para orientar os consumidores como também para ajudar o restaurante a se aperfeiçoar. Esse feedback também é útil para uma boa gestão fora da internet.

Quais são os benefícios do SEO local para restaurantes?

Quem aprende como fazer SEO local conquista diversas vantagens no mercado. Você pode conferir algumas delas, a seguir.

Posicionamento da marca

Quando você aparece entre as primeiras posições em qualquer busca, sua credibilidade aumenta. Isso porque aqueles negócios que estão bem rankeados só conseguiram esse posicionamento por conquistarem a confiança do público local. Isso faz com que esses estabelecimentos se destaquem dos concorrentes.

Atração de clientes

O SEO local é muito interessante para atrair a atenção de novos visitantes que estejam passeando pela região, mas que ainda não conhecem o restaurante. Assim, mesmo que nunca tenha ouvido falar sobre seu negócio, um usuário pode chegar até ele pelas boas recomendações e, é claro, por geolocalização. Isso tudo sem investir um real em mídia.

O uso constante da internet a partir de smartphones torna possível a qualquer pessoa consultar, do lugar onde estiver, diferentes tipos de informação. Essa é a demanda de que os buscadores necessitam para se tornarem cada vez mais precisos nos seus resultados e ofereçam entregas de qualidade.

Seu restaurante pode se beneficiar desses recursos para aumentar o alcance online, atrair pessoas alinhadas com o tipo de serviço que ele presta e, ainda, divulgar sua marca dessa forma. Em uma gestão virtual é muito fácil cair no esquecimento. Por isso, se os dados não forem mantidos atualizados, é praticamente impossível ter um bom desempenho.

Para quem não domina o assunto, não é preciso entrar em pânico. As ferramentas estão cada vez mais simples e intuitivas, o que facilita bastante o aprendizado. Além disso, você pode contratar uma equipe ou profissional terceirizado para realizar a gestão de páginas virtuais do seu restaurante.

E aí, gostou do conteúdo sobre como fazer SEO local? Então, que tal ficar por dentro de outros assuntos como este? Assine nossa newsletter e receba todas novidades por e-mail!

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