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Marketing para bares: 5 melhores dicas para atrair mais clientes

A Internet transformou vários hábitos da sociedade e um deles faz referência à maneira como as pessoas consomem produtos ou serviços. Diante desse cenário, o marketing para bares precisa se adequar a essa nova realidade para conseguir atrair mais clientes.

Contar com um bom cardápio e ter um bom atendimento não é suficiente para atrair clientes. É necessário também ter uma boa estratégia de divulgação e o marketing digital ajuda justamente nisso.

Apesar de tratar-se de um assunto novo, as estratégias de marketing na web não são tão complicadas quanto parecem. Pensando nisso apresentaremos algumas práticas que você pode implementar agora com o objetivo de atrair mais clientes para o seu estabelecimento. Vamos lá?

1. Crie eventos no Facebook

Uma das estratégias de marketing para bares mais usadas é a criação de eventos no Facebook. Ela ajuda os estabelecimentos a atrair mais clientes. Vale a pena planejar um momento especial e divulgar um evento por semana ou, ao menos, um por mês.

Criar um evento atribui a ideia de urgência e pode ser um bom motivo para os clientes visitarem o bar. Aproveite a ocasião para divulgar uma nova promoção ou oferecer um determinado petisco ou bebida com desconto, por exemplo.

2. Organize promoções no Instagram

O Instagram é uma rede social com forte apelo visual. Essa mídia é direcionada para a publicação de fotos e vídeos. Por isso, os conteúdos que são mais visuais conseguem ter maior engajamento.

Aproveite esse espaço para criar promoções e destacar alguns pratos ou bebidas especiais. Não se esqueça de caprichar na qualidade das fotos, pois elas serão as responsáveis por gerar atração do público e ajudar o seu bar a conquistar mais clientes.

3. Use o Google Meu Negócio

Por meio dessa ferramenta, você pode cadastrar o seu estabelecimento e permitir que as pessoas saibam onde o bar está localizado. Além do endereço, é possível colocar o horário de funcionamento, o telefone e as fotos do estabelecimento. Muito prático isso, concorda? Assim, os seus clientes não terão dúvidas sobre como chegar ao bar e em que horário ele estará aberto.

Todas essas informações ficam disponíveis no Google Maps, aumentando as probabilidades de as pessoas encontrarem o seu bar, principalmente aquelas que moram na cidade ou região onde está ele localizado. O cadastro na plataforma permite que os indivíduos descubram o local por meio do mecanismo de busca do Google.

Vale ressaltar, ainda, que o Google Meu Negócio disponibiliza alguns dados. Por meio da ferramenta, você consegue saber como as pessoas descobriram a sua localização — se fizeram, por exemplo, pesquisas específicas pelo seu nome ou se realizaram buscas no Google ou no Maps.

4. Aposte em anúncios no Facebook Ads

Com mais de dois bilhões de usuários, o Facebook é uma das redes com mais participantes no mundo. Pode-se perceber que muitos dos clientes interagem com frequência nessa rede social. Estar presente nesse canal, portanto, fará total diferença ao seu negócio.

Agora, você deve estar se perguntando: “com o grande número de usuários, é possível divulgar o estabelecimento para as pessoas certas e atrair os clientes ideais?”. É possível, sim. Isso é feito por meio de anúncios pagos na rede social.

A plataforma de anúncios do Facebook permite que você escolha vários critérios de segmentação. Há a possibilidade, por exemplo, de especificar uma faixa etária, uma região geográfica ou interesses específicos (se a pessoa gosta de esportes, de rock, sertanejo, se tem interesse por artes etc.).

Outra vantagem do gerenciador de anúncios do Facebook é a possibilidade de definir o quanto se deseja gastar com um anúncio. Dessa forma, é possível investir em anúncio pagos de acordo com a realidade financeira do bar. Vale lembrar que, por mais que um investimento no início seja pequeno, ele será essencial para que o seu estabelecimento conquiste novos consumidores.

Esse modelo de anúncios permite que as empresas gerem resultados, mesmo fazendo investimentos pequenos. Faça testes de segmentação com o objetivo de compreender como o seu público se comporta nas redes sociais. Não é possível saber, por exemplo, se uma configuração de interesse por hambúrguer funcionaria melhor do que fast food. Por isso, é sempre bom testar e analisar os resultados e fazer boas estratégias de marketing para bares.

5. Considere fazer anúncios no Google Ads

Outra ferramenta que pode ajudar na divulgação do seu bar é o Google Ads. Trata-se da ferramenta de publicidade do Google. Nesse serviço, as propagandas são exibidas em forma de links patrocinados, quando alguém faz uma busca, seja no computador ou em dispositivos móveis (smartphones ou tablets). Vale lembrar que os anúncios aparecem nos resultados de pesquisa que se relacionam com a palavra-chave, que é escolhida pelo próprio anunciante.

A plataforma ainda permite que você segmente o anúncio de acordo com a idade, o idioma e a região específica. O Google Ads possibilita também que o anunciante escolha os dias, os horários e a frequência (se será três ou quatro vezes por dia, por exemplo) que as propagandas serão exibidas.

Por causa das ferramentas de segmentação, é possível que os anúncios cheguem ao público certo, nos locais adequados e nos melhores momentos. As propagandas são mostradas nos principais buscadores do mercado: Google e YouTube. Muitas pessoas usam esses sites para tirar dúvidas e encontrar informações sobre lugares, produtos e serviços, aumentando as chances de encontrar seu estabelecimento.

Devido às suas características, o Google Ads é essencial aos empreendedores que buscam promover o seu negócio de maneira direcionada e mensurável. Portanto, o investimento em anúncios pagos na plataforma é importante para a divulgação das empresas.

Existem várias ferramentas que podem ajudar o seu estabelecimento a conseguir mais clientes. Entre elas, estão o Instagram, o Facebook Ads e o Google Ads. Além de serem práticas e de ajudarem a publicidade a chegar às pessoas certas, o investimento nessas campanhas é baixo, o que aumenta o retorno das estratégias de marketing.

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