Conecte-se conosco

Marketing

Fotografia de alimentos: 6 dicas para deixar seus pratos mais bonitos

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, já dizia o ditado. No mundo gastronômico ele se torna ainda mais verdadeiro. A fotografia de alimentos é uma ótima ferramenta de divulgação e venda para restaurantes porque é o primeiro contato que o cliente vai ter com os pratos oferecidos. E é fato que encantar visualmente a clientela é o primeiro passo para a sua fidelização.    

Você deve saber, mas não custa enfatizar: uma fotografia bem-feita e com estética profissional é importante para a estratégia do seu negócio. Claro que o ideal é contratar um fotógrafo profissional especializado em fotografar alimentos. Mas não se desespere se você não tiver orçamento para contratar um fotógrafo especializado: continue lendo este artigo e aproveite as dicas para fotografar você mesmo os pratos do seu restaurante e valorizar ainda mais o seu negócio.

Dicas técnicas para começar a fotografar

Para criar belas imagens, é importante saber um pouco mais sobre fotografia. Mesmo não sendo um fotógrafo profissional, vale a pena conhecer o básico para começar a produzir as fotos. Vamos às dicas?

1. Câmera

A primeira sugestão é investir em uma câmera semi-profissional com lentes removíveis, dos tipos DSLR (Digital Single Lens Reflex) ou mirrorless. Com ela, você estará mais preparado para explorar todas as possibilidade para a produção de imagens incríveis.

2. Lentes

Ter um conjunto de lentes intercambiáveis ajuda a criar profundidade e diferentes opções de foco que vão tornar as imagens super profissionais. Segundo especialistas, uma boa lente de entrada para fotografar alimentos é a 50mm f/1.8 porque ela produz pontos de foco e desfoque. Com essa lente será possível fazer aquele efeito lindo de desfocar o fundo e deixar o prato com destaque.

3. Tripé

Utilizar um tripé é muito importante porque ele dá mais segurança na hora do clique. Esse truque deixa as fotos mais nítidas e sem nenhum “tremidinho” que possa piorar a qualidade das imagens produzidas.

4. Iluminação

Pense sempre na iluminação, que é um dos itens mais importantes da fotografia. E – ótima notícia! – não é necessário investir em um kit profissional para isso. Segundo especialistas, a melhor opção no caso da fotografia de alimentos é utilizar luz natural. A iluminação indireta que vem de uma janela, por exemplo, é perfeita para fotografar pratos de todos os tipos. Mais uma dica de quem entende: esqueça o flash da própria câmera!

5. Quantidade de cliques

Tire muitas fotos, com os mais diferentes ângulos e enquadramentos, para ter diversas opções quando for escolher a foto perfeita para diversificados usos, como no menu, nas redes sociais e em materiais promocionais.

6. Pós-produção

Não deixe de editar as imagens para melhorar cor, saturação e contraste. A internet está cheia de tutoriais fáceis para você aprender o básico da edição de fotos. Essa etapa de pós-produção vai fazer toda a diferença no resultado final.  

Não esqueça: a prática leva à perfeição! Aproveite que você tem acesso aos pratos prontos do restaurante e fotografe muito, em locais diferentes e de forma criativa. Explorar as configurações da câmera é o caminho mais fácil para começar a produzir imagens perfeitas dos pratos que você oferece.

Food styling: o que é e por que é importante

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a técnica fotográfica, vamos conhecer o conceito de composição de cena para fotografia de alimentos, também chamado de food styling.

Food styling é a técnica usada para deixar os alimentos lindos e apetitosos, criando lindos cenários para valorizar a foto produzida. Para isso, são levados em conta itens como estilo do restaurante, ingredientes do prato e objetos de cena para registrar a imagem da forma mais criativa possível.

Uma foto bem-feita vai fazer com que o cliente já comece a “comer com os olhos” e fique tentado a experimentar o alimento retratado. Confira a seguir dicas para criar uma composição de cena incrível que vai deixar seus clientes com água na boca.

Valorizando os alimentos com fotografia

Depois de descobrir o que é food styling, é hora de conhecer dicas práticas para aplicar o conceito e começar a produzir as imagens. A primeira sugestão é buscar referências de fotos que fazem sentido para o estilo do seu restaurante. Vale ler revistas especializadas, blogs de culinária e pesquisar nas redes sociais. O importante é ter muita inspiração para pensar em formas criativas de mostrar os seus produtos. Veja abaixo mais dicas e mãos à obra!

  • Comece idealizando o cenário perfeito para a foto. No caso de fotografia de alimentos, os profissionais indicam usar fundos neutros, como branco ou preto, para evitar erros e valorizar o objeto principal, no caso, o prato. Outra dica é enquadrar na foto somente os elementos que fazem sentido na imagem. Ter alguém ou algum item estranho aparecendo no fundo pode deixar a foto com aspecto amador. Aqui, capricho é requisito obrigatório, ok?
     
  • Organização é fundamental! Pense nos objetos que podem fazer parte da cena, como louças e copos com design diferente, sousplats, toalhas de mesa… Mas cuidado para não exagerar nos acessórios e tirar o foco do alimento. Ele sempre deve chamar mais atenção na cena porque é a estrela principal! Outra dica importante: tome cuidado ao usar talheres porque podem produzir reflexos indesejados e arruinar o conjunto.
     
  • Inclua um elemento humano na imagem como, por exemplo, a mão de alguém cozinhando, cortando um ingrediente ou finalizando um prato. Esse artifício ajuda a criar uma identificação e aproximação maior com quem vê a foto e valorizar a composição da fotografia.

Truque extra para deixar os alimentos com aparência mais fresca: pincele um pouco de azeite de oliva. O óleo dá um brilho instantâneo nos vegetais.

Outra sugestão de quem entende do assunto é retirar os alimentos do fogo um pouco antes da hora para deixar os alimentos mais suculentos e perfeitos para a foto. Isso é necessário porque, mesmo depois de retirados do calor, eles continuam a cozinhar por mais um tempo.

Neste artigo você aprendeu dicas e truques para começar a se aventurar no mundo da fotografia de alimentos. Lembre-se que imagens bem-feitas dos pratos são importantes para valorizar a culinária que você oferece e chamar a atenção dos clientes. E aí, pronto para fotografar os pratos do seu restaurante? 

Quer saber mais informações para melhorar o seu negócio? Então siga as nossas redes sociais! Estamos no FacebookInstagram e Linkedin.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Marketing

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend