Conecte-se conosco

Gastronomia

Como os programas de culinária podem ajudar seu negócio

Você já pensou que os programas de culinária podem ser uma grande oportunidade de negócio? Saiba, então, que eles podem ajudar a gerar lucros para o seu restaurante. Para isso, basta focar nas estratégias certas e aproveitar o enorme público que acompanha os reality shows.

Hoje, homens, mulheres, jovens, experientes e até mesmo as crianças se aventuram no universo culinário. As atrações televisivas são responsáveis pela democratização das atividades da cozinha. Agora, que tal pegar uma carona no sucesso dos programas para alavancar o seu negócio?

Veja, a seguir, como os espetáculos podem ajudar seu bar ou restaurante. Boa leitura!

Observe a organização da cozinha

Para ter sucesso na cozinha é necessário muito mais do que talento. Um bom profissional precisa ser organizado, entender e respeitar a hierarquia. Todos os programas de culinária mostram a importância do perfil de liderança para ser um chef, principalmente nas provas de grupo.

Além do mais, é bom ressaltar o valor do trabalho em equipe. Um time bem entrosado trabalha de forma ágil e gera um produto final de qualidade.

Outro fator importante é o tempo. Todas as tarefas são cronometradas e os participantes precisam terminar o prato no tempo determinado. Seguir o prazo com rigor, é regra para qualquer restaurante.

Por isso, sistematizar as ações dentro do estabelecimento é essencial para tudo sair na qualidade e no tempo adequado. É nesse contexto que o mise en place ganha destaque. O termo francês se refere a organização de todo processo de produção de um prato. Essa etapa é dedicada para picar ingredientes, fazer molhos, preparar massas, dentre outros.

Já imaginou pedir uma pizza e o cozinheiro ter que fazer tudo do zero? Seriam horas de espera até o pedido chegar na mesa. Por isso, antes mesmo da pizzaria abrir, a massa, o molho, a mussarela, a calabresa, a cebola e todos os itens que vão rechear o prato já estão prontos para a montagem.

Imagine uma cena: o cozinheiro queimando a farofa enquanto limpa a carne. Certamente você já viu algo parecido em realitys shows de culinária. Com um planejamento adequado, isso não aconteceria. Vale ressaltar que a limpeza do ambiente também caracteriza uma cozinha bem organizada.

Crie pratos temáticos inspirados nos programas de culinária

Um filé com molho béarnaise fez o maior sucesso no último episódio? Replique o prato no seu restaurante. Aproveite que o público está com vontade de experimentar o produto elogiado na televisão e lucre ao oferecer essa oportunidade.

Até mesmo os fracassos podem virar insights. Quem um exemplo? Se a prova de gastronomia peruana foi um fracasso, utilize essa brecha para mostrar o que poderia ser feito.

Mas atenção: não adianta elaborar algo que fuja do conceito do seu negócio. Por isso, crie pratos novos somente se eles se encaixarem com a identidade do seu restaurante. Fique atento, também, aos comentários dos jurados. O feedback dado por eles pode ser valioso para incrementar o cardápio do seu restaurante.

Dê atenção para a apresentação dos pratos

Um bolo pode estar delicioso, mas, se estiver feio e prestes a desabar, não terá uma boa aceitação. Afinal de contas, as pessoas também comem com os olhos e a aparência pode afetar a percepção do prato.

Você já pediu algum alimento só porque a imagem do cardápio estava atraente? É por isso que a apresentação do alimento é importante. Algumas refeições parecem verdadeiras esculturas desenvolvidas por artistas plásticos. Por isso, os chefs também precisam de criatividade, bom senso estético e preparação.

Na hora de montar o prato, todos os elementos contam: louça, formato, cores, porção e disposição da comida. E se engana quem pensa que a apresentação considera apenas o aspecto visual.

Um estudo feito pela Universidade de Oxford revelou que até mesmo o gosto do prato é influenciado pela forma que ele é montado. Ou seja, uma composição harmônica melhora a assimilação dos sabores. Um molho não deve ser colocado em cima da farofa, por exemplo.

Os restaurantes self service também precisam se preocupar com a apresentação dos alimentos. A mesa de saladas deve ser bem colorida e com folhas bem frescas. Além disso, é importante estudar a melhor forma de dispor os alimentos no expositor.

Faça combinações inusitadas

Essa cena já foi vista em diversos programas de culinária: o competidor explica o prato, o jurado faz cara feia, insinuando que não dará certo, mas o resultado surpreende de forma positiva. A inovação pode dar certo e fazer o maior sucesso. Mas cuidado: faça muitos testes antes de apresentar algum prato inusitado.

Você já provou brigadeiro de caipirinha, por exemplo? Hoje, a delícia já é difundida pelo país. Mas, em algum momento, um confeiteiro teve uma ideia arrojada e criou um sabor inesperado. Siga essa ideia e seja inventivo!

Outra opção é elaborar um cardápio gourmet e oferecer alimentos diferenciados. Em vez de servir pipoca, por exemplo, apresente uma versão gourmet com sabores exóticos e deliciosos.

Utilize as redes sociais para engajar seu público

Que as redes sociais são um excelente meio de interação, isso todo mundo sabe. Mas, nesse cenário, algumas estratégias ganham destaque. O Masterchef Brasil, por exemplo, é uma referência de sucesso no Twitter. Entra semana, sai semana e lá está a #masterChefBR nos trending topics.

Por isso, use a audiência dos programas de culinária para dar mais visibilidade ao seu negócio. Crie um perfil corporativo para o restaurante e comente a atração em tempo real. Aproveite a oportunidade para divulgar sobre novidades do seu estabelecimento, mas lembre-se de que o assunto deve estar relacionado ao programa em questão.

Por exemplo, o episódio da semana é sobre finger food? Se seu estabelecimento serve petiscos, use a oportunidade para mostrar os atributos do seu bar e até dar dicas sobre como fazer um prato perfeito. Não tenha medo de perder público ao entregar um pedacinho de ouro. Acredite: essa ação pode atrair mais clientes para o seu negócio.

As atividades podem ser estendidas para o Facebook e Instagram. Além do mais, é bom lembrar de que o ambiente online permite um pouco de informalidade e descontração. Essa é uma forma de humanizar a marca e gerar aproximação entre a empresa e o público. Mas atenção: não basta apenas postar conteúdo, é necessário interagir com a audiência!

Você pode aproveitar o sucesso dos programas de culinária para melhorar os resultados do seu restaurante. Com criatividade, inteligência e disposição, é possível melhorar a organização do seu negócio, inovar, aumentar a visibilidade e transformá-lo um empreendimento premiado. Siga todas as dicas e veja seu restaurante fazer sucesso!

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais!

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Gastronomia

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend