Conecte-se conosco

Gastronomia

Conheça os principais prêmios para bares e restaurantes no Brasil

Fazer um trabalho que seja devidamente reconhecido é o objetivo de qualquer profissional, não é mesmo? No ramo alimentício essa regra também vale. Levando isso em consideração, os prêmios para bares e restaurantes são destinados apenas aos estabelecimentos mais encantadores.

No entanto, quais são as principais premiações do segmento no Brasil? Preparamos este post para contar um pouco mais da história de cada uma delas e trazer outras informações relevantes sobre o tema.

Para saber mais a respeito e deixar seu empreendimento pronto para ser homenageado, continue lendo até o final!

Qual é a importância dos prêmios para bares e restaurantes?

Expõe e fortalece a marca

Antes de tudo, é fundamental ressaltar a relevância que uma premiação tem. Ela serve, basicamente, para dar ao seu empreendimento uma diferenciação no mercado. Ou seja, um bar premiado não é como os outros bares, pois ele se diferencia a partir das homenagens recebidas. 

Esse impacto, como não poderia deixar de ser, está totalmente ligado à divulgação de seu negócio como marca, fortalecendo-a aos olhos dos consumidores. Ser citado em alguma publicação de renome é o mesmo que ganhar uma exposição qualificada. 

Ajuda na captação de clientes

Receber um reconhecimento desse tipo é ainda mais impactante para pessoas que desejam vivenciar boas experiências gastronômicas. Afinal, quem gosta de frequentar novos ambientes dificilmente vai a algum lugar sem nenhum tipo de indicação.

Para comer ou beber algo em empreendimentos que ainda não conhece, a clientela geralmente precisa do respaldo de um amigo ou familiar. Receber uma premiação, por sua vez, é uma forma de obter essa confirmação de qualidade e ser respaldado pela crítica especializada perante o público em geral. 

Sendo assim, em termos de credibilidade e visibilidade, não há nada melhor do que ser premiado, pois a condecoração atesta a presença de virtudes em um bar ou restaurante, tornando-o convidativo.

Quais são as principais premiações?

Confira, logo abaixo, os títulos mais renomados do setor. Quem sabe o seu empreendimento não é o próximo a vencer um deles?

Guia Michelin

Ser citado neste guia é um prêmio e tanto! Ele foi idealizado pelos fundadores do Grupo Michelin — os irmãos André e Edouard Michelin — no começo do século XX. O conceito do projeto era promover os produtos e serviços da marca por meio de um material que levasse informações úteis às pessoas. 

É válido apontar que, na época, a indústria automotiva dava seus primeiros passos e estava longe de ser o que é atualmente. Não por acaso, viajar também era uma atividade mais difícil de ser realizada. Afinal, não havia uma sinalização adequada, tampouco rodovias de qualidade e muitos menos aplicativos capazes de calcular as melhores rotas.

Desse modo, a proposta era guiar os viajantes pelos melhores caminhos e mostrar boas paradas para descansar e se alimentar. Aos poucos, a publicação se aprimorou e, mais do que dar dicas referentes a cardápios saborosos, conseguiu elaborar recomendações contextualizadas com as particularidades de cada região ou país. Assim, suas indicações gastronômicas ficaram cada vez mais especiais. 

Segundo os dados divulgados pela própria empresa, sua área de atuação vai muito além do território brasileiro, estendendo-se por 4 continentes. Duas provas desse crescimento são a expansão para o mercado asiático, realizada em 2007, e a criação de um aplicativo próprio, em 2009. São mais de 45 mil estabelecimentos espalhados ao redor do globo. Ter o nome do seu citado entre eles é uma maneira de ganhar notoriedade.

Comer & Beber

A revista Veja São Paulo tem um de seus editorais dedicados especialmente a emitir opiniões e premiar os restaurantes paulistanos. Trata-se do “Veja Comer & Beber”, que anualmente indica e elege os melhores lugares para comer na capital do estado. 

A melhor parte é que essas eleições são divididas em diferentes categorias temáticas. Há uma condecoração exclusiva para a gastronomia italiana, outra para a japonesa e assim por diante. A modalidade “Estreia do Ano”, uma das mais peculiares de todas, chama atenção. Por meio dela, é possível identificar certas tendências de consumo e ter novas ideias para o seu negócio. 

No site da publicação é possível encontrar não só as localizações dos restaurantes e bares, mas também uma faixa de preço, informações adicionais e uma resenha feita especialmente por críticos gastronômicos, que dão dicas sobre quais pratos e bebidas pedir. Embora seja regionalista, ela pode contribuir com insights sobre o mercado atual.

Gula

A Revista Gula, atualmente denominada como “Nova Gula Lifestyle”, é uma referência entre os periódicos sobre culinária no Brasil. O pioneirismo na área e sua apurada linha editorial fazem dela uma importante formadora de opinião há anos. Comentários sobre a cultura gastronômica internacional, entrevistas com chefs experientes e outras matérias do gênero são seus maiores atrativos.

O Prêmio Gula, organizado pela publicação, teve sua última edição realizada em 2015. No entanto, durante um bom tempo serviu como um grande divulgador de bons estabelecimentos, homenageando chefs e pratos específicos. 

Guia Josimar Melo

Josimar Melo, um dos críticos mais aclamados do país, também tem seu jeito de premiar os estabelecimentos que mais agradam seu paladar. O “Guia Josimar”, editado desde 1992, é atualizado todos os anos com novas recomendações de cafés, bares e restaurantes em São Paulo. 

O autor, que tem vasta experiência e é muito reconhecido no meio, opina sobre todos os aspectos: apresentação, ambiente e, é claro, sabor. Receber uma indicação positiva em seu guia é mais do que benéfico em termos de visibilidade. 

Prazeres da Mesa

Com mais de 170 números lançados, a revista Prazeres da Mesa é uma sumidade no assunto. Anualmente, ela organiza a premiação “Melhores do Ano”, que elege os restaurantes de cada região e também premia levando em conta a relevância nacional. Há, ainda, condecorações para os melhores bares e cafés, além de premiações segmentadas para a cozinha japonesa, entre outras. 

Os principais prêmios para bares e restaurantes no Brasil são representações de trabalhos feitos com excelência. Receber esse tipo de indicação denota a realização de algo que supera as expectativas e consegue cativar até mesmo os consumidores mais exigentes. 

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário sobre suas impressões e dúvidas. Sentiu falta de alguma premiação? Comente aqui embaixo!

CTA_Bares e Restaurantes - como empreender com sucesso e fazer o negócio decolar-

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Gastronomia

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend