Os serviços de restaurante geralmente são os mesmos em diferentes locais: um cardápio com refeições e bebidas, algumas mesas e uma música de fundo. Não são todos os proprietários que se preocupam em oferecer algo que vai além do básico.
Entretanto, será que existe uma maneira efetiva de agregar valor ao seu negócio? Você sabe como aproveitar todo o potencial do empreendimento e quais estratégias utilizar para sair da mesmice e encantar a clientela?
Preparamos este texto a fim de elucidar essas e outras questões. Confira e saiba mais a respeito desse assunto! Boa leitura!
Quais outros serviços de restaurante você pode oferecer?
Para o senso comum, um estabelecimento do ramo alimentício serve determinados pratos e vende produtos relacionados. No entanto, o básico já não é suficiente para os empreendedores que têm como objetivo a fidelização de clientes. Se você deseja impressioná-los, é fundamental inovar e sair da zona de conforto.
Ao contrário do que pode parecer, isso não implica, necessariamente, em investimentos astronômicos ou ações demasiadamente complexas. Afinal, há como fugir do convencional sem precisar ir tão longe assim. Listaremos abaixo alguns quesitos que merecem muita atenção nesse sentido. Veja!
Proposta temática
Capriche na decoração e desenvolva um conceito para o seu estabelecimento. Um tema relacionado ao tipo de comida (italiana, japonesa, mexicana), quando bem trabalhado, tende a ser cativante.
A ideia é criar uma sensação única para que os clientes se lembrem positivamente do que experienciaram no tempo que passaram no recinto.
Ambientação
Seguindo a linha do tópico anterior, a ambientação está muito relacionada à iluminação do local e à maneira como ele foi decorado. Porém, ela não se resume apenas à presença de elementos típicos ou coisas que se associem à cultura de um país, por exemplo.
É fundamental ter uma mobília bem cuidada e que dialogue com o resto do espaço. Também é imprescindível que as cadeiras bonitas e com boa ergonomia — elas também devem ter uma estética que se enquadre na essência do restaurante.
Estacionamento
Muitos proprietários deixam esse aspecto de lado. Porém, um estacionamento sem acessibilidade ou mal localizado pode fazer com que o cliente tenha uma experiência ruim em estabelecimento em poucos minutos.
Certifique-se de que as vagas estejam demarcadas corretamente e de que o espaço seja suficiente. Avalie, ainda, a necessidade de contratar manobristas e de cobrir os espaços nos quais os veículos ficarão alocados.
Relacionamento
Faça pesquisas de satisfação com os seus clientes! Elas são ótimas ferramentas, já que indicam em quais aspectos você pode implementar melhorias com o intuito de agradá-los e de fazer com que falem bem de você para os amigos e familiares.
Como se não bastasse, as pesquisas também são úteis por mostrar que o restaurante se preocupa com o bem-estar de seus consumidores e não mede esforços para atingir as expectativas que eles têm.
Não se esqueça de utilizar as facilidades da tecnologia e crie canais de relacionamento com o consumidor. Estude oferecer a possibilidade de reservar mesas não só pelo telefone, mas também por meio de um site ou das redes sociais. Esses são canais que também podem servir como meios parar receber críticas ou sugestões.
No entanto, lembre-se: de pouco adianta atendê-los presencialmente com primor e não respondê-los do mesmo modo em outros canais de comunicação. Seja sempre atencioso e tente atender todas as demandas que estiverem ao seu alcance no momento.
Atendimento
Seu restaurante precisa de uma equipe de garçons, recepcionistas e maîtres muito bem selecionada e treinada. Caso contrário, você não conseguirá fornecer um bom atendimento ao consumidor. Não há nada pior do que sair de casa para comer e esperar muito para ser atendido ou não ter suas necessidades solucionadas.
Como agregar valor aos serviços de restaurante?
Ter esmero com todos os fatores mencionados acima é um grande passo para melhorar a experiência do consumidor em seu estabelecimento. De qualquer forma, existem alternativas mais práticas e diretas, que podem ser desenvolvidas como ações estratégicas para encantar ainda mais os seus clientes. Acompanhe!
Tenha atenção especial com as crianças
Você não precisa investir em um playground gigantesco para que as crianças se distraiam enquanto os pais comem e conversam tranquilamente. Opções mais econômicas — como lápis de cor, livros de colorir e cadernos com passatempos — também funcionam muito bem para entreter os pequenos.
Trata-se de uma iniciativa básica, mas que toca em um ponto sentimental e demonstra zelo com a família — isso agrada os mais velhos e os mais jovens.
Escolha um bom ponto
Um ponto comercial atrativo muda seu restaurante de patamar. Se ele apresentar fácil acesso para quem vem de carro ou transporte público, você já está na frente de seus concorrentes.
Se estiver próximo de atrações culturais como museus, teatros ou casas de show, melhor ainda. Em contrapartida, um local mais isolado também pode ser interessante, desde que compense na ambientação externa ou tenha belas paisagens ao redor.
Invista em seus fornecedores
Criar uma boa relação com os fornecedores é algo muito estratégico do ponto de vista comercial. A partir disso, você pode obter preços especiais e/ou conseguir produtos exclusivos ou muito difíceis de achar, agregando valor à marca. Isso certamente causará reflexos positivos no que é oferecido ao consumidor.
Venda suas iguarias de outras maneiras
Imagine que você tem uma cantina de comida italiana e é reconhecido por um molho de tomate muito especial que vai em uma das receitas — ou, ainda, que tem um cozinha contemporânea especialista em sobremesas tropicais.
Experimente vender, sob encomenda, algumas das partes mais “famosas” de suas refeições. Por que não permitir que as pessoas comprem só o molho, por exemplo? Se seu chef faz uma entrada que é frequentemente elogiada, por que não explorá-la de outras formas que não nos pedidos tradicionais?
Isso aproxima o restaurante dos clientes, ainda mais se essas vendas ocorrerem de forma personalizada ou sob demanda. Considere, também, a possibilidade de fazer entregas em regiões próximas ao seu estabelecimento.
Enfim, os serviços de restaurante precisam ser repensados e voltados às necessidades do consumidor a fim de fidelizá-lo e fazer com que ele volte mais vezes ao seu estabelecimento.
Se você gostou deste texto, aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais e encontre outros conteúdos como este: estamos no LinkedIn, no Instagram e no Facebook!
Pingback: 5 dicas de decoração para restaurantes self-service – Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis
Pingback: Saiba como investir para qualificar funcionários de bares – Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis