Conecte-se conosco

Decoração

5 dicas de decoração para restaurantes self-service

A decoração de restaurante self-service é uma das estratégias para conquistar a atenção das pessoas diante da concorrência. Isso porque o almoço é a principal refeição feita fora do lar e o lugar mais procurado pelos brasileiros na hora de matar a fome é o restaurante de comida a quilo.

Além da boa comida e bom atendimento, os clientes esperam poder desfrutar de um local agradável. Por isso, um ambiente aconchegante deve ter elementos que caracterizem o restaurante, mas sem exageros, pois, ao contrário do que se pensa, um restaurante bem decorado não precisa ser cheio de objetos.

Para realizar essa tarefa, algumas técnicas devem ser consideradas de acordo com o estilo do estabelecimento. Isso inclui a escolha da cor, iluminação, mobiliário e disposição dos objetos no espaço.

Continue a leitura e descubra como valorizar a ambientação do seu restaurante.

O que levar em conta na hora de decorar o restaurante?

O self-service é um tipo de restaurante prático, em que os alimentos são expostos em uma bancada e têm sua qualidade preservada por meio de temperaturas adequadas para cada tipo de prato. Sendo assim, os espaços nesse tipo de empreendimento devem permitir o livre acesso ao balcão e às mesas.

Durante o planejamento da decoração, não se esqueça que um bom projeto deve levar em conta a capacidade do restaurante, especialidade e tipo de atendimento. Mas, antes disso, é preciso definir o público-alvo, pois esse é um dos fatores que determinam a ambientação.

A cozinha de um estabelecimento de comida a quilo produz uma grande quantidade de refeições em um curto espaço de tempo, exigindo um projeto diferenciado.

Da iluminação, passando pelos móveis e a disposição dos artigos no local, tudo precisa ser pensado com cuidado para agradar a todos os sentidos dos consumidores.

Cada estabelecimento abriga uma quantidade determinada de pessoas e faz uma decoração de acordo com um tema ou com a história do restaurante. Logo, as possibilidades são inúmeras. Então, pesquisar e buscar referências são um bom começo.

Seja criativo e garanta um visual encantador para o seu negócio. Veja 5 dicas que vão ajudar a atingir esse objetivo.

1. Iluminação

As luzes ajudam a dar personalidade ao local. Por isso, é preciso pensar bem na hora de compor a iluminação e tomar cuidado para não deixar o ambiente escuro ou claro demais.

Por ter uma grande rotatividade durante o dia, a luz de um restaurante self-service deve ser eficiente e deixar o ambiente mais iluminado. Uma sugestão é utilizar luminárias para compor o estilo da casa.

2. Mobiliário

O estilo do restaurante deve estar presente em todos os detalhes. Isto é: cores, mobília, layout do espaço e objetos decorativos. A escolha dos móveis e a sua disposição influenciam na forma como o público-alvo é atingido.

As cadeiras de um restaurante self-service não podem ser desconfortáveis, nem confortáveis demais. Afinal, esse segmento lucra com a alta rotatividade; logo, a tática evita que o cliente demore demais e ocupe o lugar que poderia ser utilizado por outra pessoa.

Um grande coringa para o mobiliário é a madeira, empregada nos mais diversos tipos de produções, desde os estilos mais rústicos até os mais refinados.

Dependendo do público, a decoração das mesas pode ir do clássico, com cadeiras de madeira e enfeites pequenos sob a superfície, ao mais ousado, com largas bancadas e banquetas.

3. Cores

Uma dica interessante é usar como base a cartela de cores que faz parte do projeto de branding da sua marca. Afinal, aliando esses elementos ao design de interiores e à decoração, você pode criar uma atmosfera gastronômica e personalizada.

Cada cor possui uma influência em nossa mente. Cores quentes despertam sensações de euforia e agitação, inclusive a fome. Portanto, são ideais para um self-service, pois chamam a atenção do consumidor.

Já os tons frios são responsáveis pela sensação de calma, tranquilidade e relaxamento, favorecendo o estabelecimento e reforçando sua identidade. Logo, são mais apropriados para estabelecimentos à la carte.

O branco, por exemplo, é a melhor opção quando se tem em mente um salão mais neutro, que valorize o aspecto de limpeza, pois amplia o ambiente e favorece a iluminação. Sendo assim, combine as tonalidades de acordo com aquilo que pretende transmitir durante as refeições.

4. Paredes

Texturas, tijolos à vista e painéis contribuem para compor um visual interessante. Não existem regras para a decoração das paredes, que pode ser feita de várias formas.

No entanto, em alguns casos, menos é mais. Se o conceito for um espaço comercial moderno, o exagero de elementos não favorecerá sua decoração. Sendo assim, o clean é o estilo mais indicado.

5. Detalhes

Os detalhes são a parte mais importante. Objetos de destaque ajudam a complementar a decoração. Se você se dedicar apenas às partes mais chamativas, as peças acabam desconectadas do ambiente, provocando a sensação de que algo ficou faltando.

Por isso, os itens funcionais merecem atenção especial. Louças, talheres, guardanapos e toalhas devem ser incorporados na decoração do restaurante. Lembre-se: é possível decorar com copos, cadeiras e até com os jogos americanos.

Quais são os principais estilos de decoração?

Decoração sofisticada

Ao elaborar a decoração, procure oferecer uma experiência memorável para o seu cliente. Com base no seu cardápio e público-alvo, pesquise referências com o objetivo de criar um ambiente simples, mas sofisticado.

A internet está repleta de sugestões. O site Pinterest, por exemplo, dispõe de dicas incríveis que custam pouco. Mas não se esqueça que a personalização é importantíssima. Ou seja, sua marca precisa ser o grande destaque.

Decoração moderna

Para obter uma ambientação moderna, aposte no minimalismo e formas retas. Esse recurso contribui para um espaço elegante. As paletas de cores contrastantes são as mais utilizadas nesse caso.

Decoração rústica

Incorporar fibras naturais como o sisal e materiais rústicos nas paredes é uma das tendências. Deixar os tijolos expostos na parede, por exemplo, cria um efeito incrível, tornando o ambiente aconchegante e elegante ao mesmo tempo.

Os detalhes desse tipo de decoração podem ser explorados em arranjos e anéis de guardanapo, entre outras possibilidades.

Vimos que a criatividade e o bom gosto são bons aliados nessa hora. Mais do que um ambiente bonito, a decoração de restaurante self-service deve proporcionar conforto aos clientes e a compra do mobiliário, por exemplo, é um item que exige bastante cuidado, pois é preciso investir em materiais de qualidade com bom custo-benefício.

Certamente, essa é uma das maiores preocupações dos empresários do segmento gastronômico, e a Franco Bachot pode ajudá-lo a criar a ambientação mais apropriada para o seu público-alvo. Entre em contato e saiba mais sobre os produtos da empresa, para compor um espaço agradável para os seus clientes.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend