Conecte-se conosco

Decoração

Móveis customizados para restaurante: a chave para a identidade do estabelecimento

O design é um dos atributos mais importantes para a construção de uma marca forte. Isso é fácil de perceber se considerarmos logotipos com fontes exclusivas, como o da Disney e o da Coca-Cola. Qualquer palavra escrita com essas letras remeterá imediatamente às suas respectivas marcas, pois o efeito da unicidade é capaz de criar conexões diferenciadas com o consumidor. O mesmo acontece com móveis personalizados para restaurante.

Vamos entender, então, por que esse cuidado é tão importante e como um mobiliário exclusivo pode reforçar a identidade do seu negócio e a preferência dos clientes! Boa leitura!

O poder do design sobre os clientes

O design abrange variadas funções, técnicas, valores, atitudes e ideias, influenciando nossa experiência e a percepção sobre o que nos rodeia. Assim, as escolhas sobre o espaço do seu restaurante terão um efeito significativo sobre as preferências dos consumidores.

Basicamente, três fatores influenciam o processo de criação de móveis customizados: as ideias do designer, a viabilidade tecnológica da fabricação e as necessidades do usuário — no caso, o seu cliente. No design estratégico, a forma tem a finalidade de comunicar funções práticas, simbólicas ou estéticas.

Por exemplo: uma cadeira pode passar a mensagem de ser confortável, permitindo a permanência por um longo período, enquanto sua beleza retrata a sofisticação do ambiente. Ao mesmo tempo, ela reforça algum aspecto da identidade do lugar — se for um restaurante de estilo clássico, por exemplo, marcado pela elegância e pela sofisticação, essa cadeira deverá ter formas sinuosas e muitos detalhes esculpidos.

Como se pode perceber, o efeito de um design estratégico é fundamentalmente emocional: ele permite ligações agradáveis com os clientes por meio de todo o prazer proporcionado. Essa emotividade não é apenas uma forma poderosa de facilitar conexões significativas, mas também um meio eficaz de se diferenciar dos concorrentes.

O design e a concorrência

Existe um congestionamento de marcas tentando chamar nossa atenção. Por que o consumidor deveria escolher o seu restaurante e não outro? Em um mercado saturado, as pessoas precisam se apaixonar pela sua marca, confiar nela e acreditar em sua superioridade.

À medida que a concorrência cria uma infinidade de opções, é preciso buscar diferentes formas de estabelecer vantagem competitiva. Assim, não basta ser diferente. É preciso demonstrar essa diferença e facilitar a vida dos clientes na hora de entendê-la.

Nesse sentido, é muito importante ter respostas claras para as seguintes perguntas: que personalidade o seu restaurante representa? Quem precisa saber? Como vai descobrir isso? Por que esse público deve se importar?

Essas respostas deverão nortear toda a comunicação do seu restaurante por meio de imagens, linguagens e associações diversas. Cada ponto de contato é uma oportunidade para aumentar a consciência da marca e promover a fidelidade do cliente — inclusive o mobiliário.

A integração total ao ambiente

Cada projeto de ambientação deve priorizar peças únicas, que expressem suas próprias identidades e, ao mesmo tempo, contribuam para um todo complexo, mas coerente. O designer terá em mente um contexto para cada peça que produzir, e essa percepção é fundamental para a tomada de decisões.

Assim, o mobiliário deve satisfazer e estimular a experiência sensorial do cliente por meio de diferentes texturas, cores e revestimentos, além de se integrar também à acústica do local. Até mesmo o odor exalado por um móvel deixa uma impressão de personalidade que deve ser considerada. Compreender o processo de seleção, composição e combinação dos materiais é essencial nessa área.

O efeito que se deseja criar é igualmente importante: espaços vazios podem ser ocupados com móveis organizados em diferentes configurações, de modo que cada um garanta uma personalidade e uma identidade distintas — formal ou informal, tranquila ou vibrante, prática ou romântica.

Outra vantagem é a possibilidade de explorar ao máximo o espaço disponível, já que os móveis serão projetados sob medida. Assim, será possível evitar espaços ociosos que geram prejuízos e garantir a circulação de garçons e clientes de maneira eficiente, sem prejudicar a mobilidade.

Nesse sentido, é importante que o designer conheça as demandas próprias de um restaurante, com as devidas referências de tamanhos e medidas.

A utilização de móveis personalizados para restaurante

Em primeiro lugar, você precisa ter clareza sobre a identidade que deseja transmitir no seu estabelecimento. Estude os concorrentes para entender o que, de fato, pode ser explorado como diferencial.

Depois, contrate um especialista capaz de transpor, para o desenho do ambiente, as impressões e sensações que você deseja provocar em seus clientes. A partir desse projeto, será possível determinar que tipos de conceitos, cores e formas devem ser empregados no mobiliário.

É importante que os móveis sejam compatíveis com a paleta de materiais das paredes, do piso e do teto, além de outras peças selecionadas dos catálogos dos fabricantes. Uma vez que os conceitos de projeto foram propostos e aceitos, o designer de interiores começará um rigoroso processo de avaliação dos materiais selecionados e de suas propriedades estéticas e funcionais, que incluirá questões de composição, durabilidade e sustentabilidade.

Não se pode esquecer, inclusive, dos cuidados de proteção ao meio ambiente: aceitar apenas madeiras de origem certificada e priorizar bens recicláveis, com baixo custo, economia de materiais e racionalização dos componentes.

Assim, ao empenhar-se em proporcionar soluções de design arrojadas e facilitar conexões emocionais com o consumidor, os designers devem desenvolver móveis relevantes para o negócio e éticos do ponto de vista social.

Vale ressaltar que as novas tecnologias de projeção e construção dessas peças permitem que o designer explore e experimente formas, materiais e métodos de fabricação sem grandes limitações, viabilizando ainda mais a transmissão dos efeitos desejados. As máquinas digitais não preferem o que é simples e repetitivo e nem temem o que é complexo e único: a possibilidade de inovação é garantida.

Definitivamente, valorizar móveis personalizados para restaurantes é garantir a competitividade e o desenvolvimento do negócio — desde que o trabalho seja realizado por profissionais competentes, capazes de adequá-lo às necessidades do mercado, aos recursos da empresa e às metas a serem alcançadas.

Se quiser saber mais sobre o assunto, assine a nossa newsletter e descubra como podemos ajudar você nessa tarefa! Vamos lá!

1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Decoração de bares e restaurantes rústicos: 6 dicas inspiradoras – Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend