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Veja como fazer um verdadeiro posicionamento de marca para o seu restaurante

Com o cenário bastante competitivo no mercado de food service, as empresas precisam elaborar um excelente plano de marketing e de comunicação para se destacar. E, nesse sentido, definir claramente o posicionamento de marca do seu restaurante fará toda a diferença.

Assim, podemos ressaltar que o estabelecimento de uma marca forte acontece quando a empresa passa a sua mensagem com clareza para os consumidores. E, dessa maneira, o público sabe exatamente qual é o propósito da corporação.

Entretanto, muitos empreendedores ainda não sabem como definir o posicionamento correto dos seus restaurantes, o que deixa os clientes confusos e faz com que os negócios caiam facilmente no esquecimento.

Ficou interessado no assunto e quer descobrir como fazer o correto posicionamento de marca em seu restaurante? Então, confira este post com dicas completas que preparamos para você!

Defina uma proposta de valor

Para se posicionar no mercado gastronômico e construir uma imagem sólida na mente do consumidor, o primeiro passo é definir uma proposta de valor, ou seja, o porquê de seu restaurante ser o melhor e o que ele oferece de diferente em relação aos concorrentes.

Para isso, você deve ter o público-alvo bem definido e conhecer os principais restaurantes que ele frequenta. Por meio de uma análise aprofundada, ofereça algo que eles ainda não encontram nos concorrentes, pois tão importante quanto definir uma proposta de valor é sanar necessidades que ainda não foram satisfeitas.

Com um mercado tão competitivo e repleto de opções, como é o segmento gastronômico, uma boa dica pode ser a segmentação, ou seja, trabalhar com um público mais específico.

Dessa maneira, você conseguirá construir uma proposta de valor mais direcionada e que certamente destacará o seu restaurante dos outros.

Elabore uma identidade visual consistente

Depois de estabelecer o diferencial do seu negócio, é hora de um dos passos mais importantes para ter uma marca bem posicionada: a identidade visual.

Nesta etapa, uma série de fatores precisa ser levada em consideração, e deve estar adequada ao seu ramo de atuação e ao público-alvo. Assim, logo, tipografia, cores, desenhos, design e todo o visual do seu restaurante devem traduzir a essência e o foco do seu negócio.

Um bom exemplo é o de uma cozinha mineira, que utiliza em seu logotipo a imagem de um fogareiro rústico, mostrando que o seu foco é a comida da fazenda. Toda vez que os clientes olham para a imagem, eles são claramente remetidos ao tipo de comida que é oferecido.

Portanto, conheça quais são as preferências dos seus consumidores e construa uma identidade visual que seja diferente, mas facilmente reconhecida por eles.

Invista na mobília

Por falar no visual do seu negócio, a ambientação de restaurantes faz toda a diferença para um claro posicionamento de marca. E, nesse contexto, você deve se atentar especialmente à mobília que será utilizada.

Voltando ao exemplo do restaurante mineiro, que faz comidas típicas da fazenda, o ideal é ter móveis que lembram justamente o campo, o sítio e paisagens similares, como mesas e cadeiras de madeira, panelas rústicas, colheres de pau, e por aí vai. Dessa maneira, o conceito da empresa ficará ainda mais forte na mente dos consumidores.

Além de dar importância ao visual e aos materiais que comporão o seu jogo de móveis, você também deve oferecer conforto e um ambiente agradável para as pessoas circularem e comerem à vontade.

Por isso, tenha muito cuidado na hora de selecionar o mobiliário que integrará o seu restaurante, pois ele pode fazer toda a diferença para conquistar a preferência do público.

Tenha um excelente atendimento

Tão importante quanto ter uma comida gostosa, um ambiente agradável e uma boa identidade visual, é garantir um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Para isso, você deve garantir que todos os seus funcionários saibam exatamente do que se trata o seu negócio e qual é o seu foco. Assim, desde o atendente até os cozinheiros, todos devem passar a mesma mensagem para os consumidores, sempre os tratando de maneira cordial.

Uma boa dica é perguntar aos convidados onde eles gostariam de se sentar, apresentar o cardápio e fazer sugestões. No caso de imprevistos ou reclamações, garanta que os seus funcionários atenderão prontamente na solução dos problemas.

A forma como a equipe do seu restaurante trabalhará e lidará com o público pode ser crucial para causar uma boa impressão e fortalecer o posicionamento da sua marca.

Utilize o digital

Com o avanço da internet e das redes sociais, é fundamental que os restaurantes tenham presença no meio digital para aumentar a sua visibilidade e interação com as pessoas.

Hoje em dia, muita gente procura opções para comer por meio de pesquisas no Google, dos perfis das empresas nas redes sociais e, principalmente, consideram as avaliações e comentários dos clientes.

Por isso, além de ter um website com o cardápio disponível, seja atuante nas redes sociais, responda rapidamente e interaja com o público por meio de posts e comentários — mas tenha bastante cuidado e atenção com os conteúdos que serão publicados.

Assim, o ambiente digital pode ser uma ótima ferramenta para que você tenha um forte posicionamento de maca.

Use a mesma mensagem em todos os pontos de comunicação

Fazer publicidade e propaganda no segmento gastronômico não é tarefa para qualquer um, pois exige bastante planejamento e atenção. E o que acontece, muitas vezes, é que os restaurantes acabam passando mensagens confusas e diferentes nos diversos meios de comunicação que utilizam.

Para fortalecer a marca e garantir que o consumidor conheça o seu negócio com firmeza, é necessário utilizar a mesma mensagem em todas as plataformas. É claro que o discurso precisa estar adequado a cada veículo, mas garanta que a essência da mensagem seja única em todos os pontos de contato.

Se, no seu comercial, você ressalta que o ambiente é o diferencial do seu restaurante, reforce essa afirmação nas redes sociais, nas rádios ou em qualquer outro veículo que será utilizado.

Quanto mais consistentes e integradas forem as suas mensagens, mais rapidamente você terá espaço garantido na mente dos consumidores.

Portanto, seguindo esses passos, não será difícil construir uma marca relevante para o seu restaurante. Você só precisa aliar essas dicas com um pouco de planejamento. Assim, o seu negócio terá uma imagem forte no mercado gastronômico e conquistará muito mais clientes.

Agora que você aprendeu como elaborar um posicionamento de marca, que tal compartilhar este link nas suas redes sociais? Seus amigos adorarão essas dicas e, quem sabe, até se interessarão mais pelo seu negócio!

Estilo, estratégia e funcionalidade - um guia para escolha das mobílias do seu restaurante

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