Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis
  • Gastronomia
  • Móveis
  • Decoração
  • Hotelaria
  • Gestão
  • Marketing
  • Tecnologia
  • Eventos
  • E-books
Conecte-se conosco
Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

Conecte-se conosco
  • Gastronomia
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Tira-gosto de boteco: quitutes deliciosos para servir
      Tira-gosto de boteco: 15 quitutes deliciosos para servir
    • Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio
      Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service
    • Galunion Talks 1 - Lançamento Radar Tech food service Brasil
      Comportamento do Consumidor em 2025: Galunion Talks 2ª edição
    • Marketing para cafeteria, capa.
      Marketing para cafeteria: 9 ações para engajar seu negócio!
  • Móveis
    • Mesas e cadeiras de madeira: checklist para não errar na escolha
    • Franfz Café utiliza mobiliário Franco bachot
      Decoração para cafeterias: confira 10 peças exclusivas da Franco Bachot!
    • Cadeira de polipropileno: vantagens e diferenciais para estabelecimentos
      Cadeira de polipropileno: vantagens e diferenciais para estabelecimentos
    • Decoração para cafeterias: 10 dicas para se inspirar
    • Decoração Art Deco para Cafés: uma combinação perfeita
  • Decoração
    • Mesas e cadeiras de madeira: checklist para não errar na escolha
    • Cadeira de polipropileno: vantagens e diferenciais para estabelecimentos
      Cadeira de polipropileno: vantagens e diferenciais para estabelecimentos
    • 8 Ideias para refeitório de hotel: mais aconchego e requinte para a clientela
    • Erros de decoração de interiores, capa.
      10 erros de decoração de interiores: o que evitar em seu estabelecimento
    • Cor do ano 2025
      Cor do ano 2025: conheça a Mocha Mousse – Pantone
  • Hotelaria
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Gestão de pousadas, dicas e tendências.
      Gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem: dicas e tendências do mercado
    • 8 Ideias para refeitório de hotel: mais aconchego e requinte para a clientela
    • Mercado de hotelaria no Brasil
      Dia do Hoteleiro: perspectivas e oportunidades para o mercado de hotelaria no Brasil
    • Franco Bachot leva últimos lançamentos à HFN – Hotel & Food Nordeste 2024
  • Gestão
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio
      Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service
    • Gestão de pousadas, dicas e tendências.
      Gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem: dicas e tendências do mercado
    • Mercado Food Service: confira as tendências para 2025!
      Mercado Food Service: confira as tendências para 2025
    • Mercado de hotelaria no Brasil
      Dia do Hoteleiro: perspectivas e oportunidades para o mercado de hotelaria no Brasil
  • Marketing
    • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações
    • Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio
      Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service
    • Marketing para cafeteria, capa.
      Marketing para cafeteria: 9 ações para engajar seu negócio!
    • Mercado Food Service: confira as tendências para 2025!
      Mercado Food Service: confira as tendências para 2025
    • Decoração para cafeterias: 10 dicas para se inspirar
  • Tecnologia
    • Galunion Talks - Edição 2024.
      Galunion Talks: Radar Tech food service Brasil – Lançamento Oficial
    • 38% dos estabelecimentos já implementaram o cardápio digital QR Code, e outros 25% planejam adotá-lo em breve.
      Cardápio digital QR Code: vale a pena investir?
    • Aprenda como fazer planejamento estratégico para seu restaurante!
    • Marketing para hotéis: aprenda 9 ações para atrair mais hóspedes
    • Gestão de crises em redes sociais: aprenda a fazer de forma eficiente
  • Eventos
    • Galunion Talks 1 - Lançamento Radar Tech food service Brasil
      Comportamento do Consumidor em 2025: Galunion Talks 2ª edição
    • Galunion Talks - Edição 2024.
      Galunion Talks: Radar Tech food service Brasil – Lançamento Oficial
    • Franco Bachot leva últimos lançamentos à HFN – Hotel & Food Nordeste 2024
    • Parceria da Franco Bachot com arquiteto Givago Ferentz é destaque na CASACOR Paraná 2024
    • Visitantes FIPAN 2023 - Foto: Divulgação FIPAN / Luz Maior Estúdio
      FIPAN 2024 e Semana do Panificador: fique por dentro de tudo!
  • E-books

Gestão

Gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem: dicas e tendências do mercado

  • por

    redação SCR
  • 11 de março de 2025
Gestão de pousadas, dicas e tendências.
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Email
  • WhatsApp

A gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem tem passado por mudanças significativas nos últimos anos. E o Ministério do Turismo já tem previsto um crescimento exponencial do setor hoteleiro até 2028.

Com essa evolução, surgem novas tendências que exigem dos gestores adaptações estratégicas para manter a competitividade e garantir uma experiência diferenciada aos hóspedes.

A seguir, você confere um panorama geral do segmento, os principais desafios enfrentados pelos empreendedores e dicas práticas para otimizar a gestão de pousadas e pequenos meios de hospedagem.

O mercado de pousadas no Brasil

Gestão de pousadas, mercado brasileiro.

O setor de pousadas no Brasil tem se consolidado como um dos pilares do turismo nacional, impulsionado pela diversidade de destinos e pelo crescimento da demanda por hospedagens que proporcionem experiências personalizadas. 

Com a recuperação do turismo pós-pandemia e o aumento do interesse por viagens internas, as pousadas e pequenos meios de hospedagem têm se destacado no cenário econômico, mostrando um crescimento significativo nos últimos anos.

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, o setor hoteleiro brasileiro registrou um aumento expressivo na taxa de ocupação em 2024, impulsionado pelo turismo doméstico e pelo fortalecimento das viagens regionais. Até 2028, estima-se que os investimentos no setor hoteleiro alcancem R$ 8,4 bilhões, reforçando a expansão da hotelaria de pequeno e médio porte no país.

Definição e características das pousadas

Também de acordo com o Ministério do Turismo, uma pousada é um empreendimento de característica horizontal, composto por até 30 unidades habitacionais e 90 leitos, oferecendo serviços de recepção, alimentação e, em alguns casos, lazer. 

São estabelecimentos de hospedagem de pequeno a médio porte, caracterizadas por um atendimento mais personalizado e uma atmosfera acolhedora. 

Gestão de pousadas, definição e características.

Principais características:

  • Capacidade reduzida: em geral, possuem até 30 unidades habitacionais, garantindo um atendimento mais próximo e exclusivo.
  • Gestão Familiar ou Independente: geralmente são administradas pelos próprios proprietários, permitindo um contato direto com os hóspedes e uma atenção personalizada.
  • Ambientalização e decoração típicas: diferentemente dos grandes hotéis, as pousadas costumam refletir a identidade cultural e turística da região onde estão localizadas, com decoração personalizada e ambientação temática.
  • Culinária regional: muitas oferecem café da manhã caseiro e pratos regionais, proporcionando aos hóspedes uma imersão na cultura local.
  • Localização estratégica: muitas vezes estão situadas em regiões turísticas, praias, serras ou zonas rurais, sendo uma opção diferenciada para quem busca contato com a natureza e tranquilidade.
  • Menos infraestrutura formal: embora ofereçam conforto e serviços essenciais, elas podem ter menos comodidades e infraestrutura em relação aos grandes hotéis, priorizando experiências mais autênticas e personalizadas.

Expansão e tendências do setor

O mercado de pousadas e pequenos meios de hospedagem tem acompanhado diversas tendências globais e locais. Algumas das principais tendências que impulsionam o setor incluem:

  • Turismo de experiência: os hóspedes buscam vivências autênticas e personalizadas, optando por acomodações que reflitam a cultura e as características da região.
  • Sustentabilidade: medidas como economia de água, energia renovável e redução de plásticos descartáveis tornaram-se diferenciais importantes para pousadas.
  • Digitalização e reservas online: sistemas integrados de gestão, check-in remoto e atendimento automatizado estão melhorando a eficiência operacional dos pequenos meios de hospedagem.
  • Estadias prolongadas e nômades digitais: o trabalho remoto impulsionou a busca por hospedagens com estrutura adequada para estadias mais longas. 

Principais desafios na gestão de pousadas

Administrar uma pousada vai muito além de receber hóspedes. A gestão eficiente depende de uma série de fatores, desde a saúde financeira do negócio até a experiência oferecida aos clientes. 

Gestão de pousadas, principais desafios.

É essencial que os proprietários estejam atentos às boas práticas do mercado para garantir um empreendimento rentável e diferenciado. Confira os principais desafios enfrentados na gestão de pousadas e como superá-los de forma estratégica:

Controle financeiro eficiente

Manter as finanças equilibradas é um dos maiores desafios na gestão de pousadas. Durante a alta temporada, a ocupação costuma ser elevada e os lucros aumentam consideravelmente. 

No entanto, é essencial adotar um planejamento financeiro robusto para garantir que esse faturamento sustente as despesas durante os meses de menor movimento, evitando dificuldades financeiras.

  • Adote um sistema de gestão financeira para monitorar receitas, despesas e indicadores de rentabilidade em tempo real.
  • Planeje-se para a sazonalidade, criando promoções e pacotes diferenciados na baixa temporada para manter a taxa de ocupação.
  • Negocie prazos e condições favoráveis com fornecedores para reduzir custos e manter um fluxo de caixa saudável.
  • Evite desperdícios, adotando uma gestão eficiente de insumos e estoques, garantindo compras otimizadas e evitando sobras desnecessárias.

Experiência e satisfação do hóspede

Não é novidade que a satisfação dos hóspedes é determinante para o sucesso de uma pousada. Pois, clientes satisfeitos tendem a retornar e recomendar a estadia para amigos e familiares, gerando marketing espontâneo e fortalecendo a reputação do estabelecimento. 

Nesse sentido, a experiência do hóspede deve ser uma prioridade.

Boas práticas para aprimorar a experiência do hóspede:

  • Invista em atendimento personalizado, criando um vínculo mais próximo e humanizado com os clientes.
  • Ofereça serviços exclusivos, como café da manhã com produtos locais, passeios guiados e parcerias com comércios da região.
  • Solicite feedbacks frequentes, analisando opiniões dos hóspedes em plataformas online para identificar pontos de melhoria.
  • Garanta acomodações confortáveis, investindo em colchões de qualidade, ambientação harmoniosa e manutenção preventiva.

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

A sustentabilidade é uma tendência crescente na hotelaria e se tornou um diferencial competitivo. Os hóspedes estão cada vez mais atentos a práticas ecológicas e preferem estabelecimentos que adotam medidas sustentáveis.

  • Implemente energia renovável, como painéis solares para aquecimento de água e iluminação LED para economia energética.
  • Adote práticas de reuso de água, instalando sistemas de captação de água da chuva e reduzindo desperdício.
  • Evite plásticos descartáveis, substituindo por itens biodegradáveis e reutilizáveis.
  • Realize a gestão eficiente de resíduos, incentivando a reciclagem e compostagem de materiais orgânicos.

Gestão de reservas e canais de venda

Já a administração eficiente das reservas é essencial para evitar problemas como overbooking ou perda de oportunidades de hospedagem. Paralelo a isso, a diversificação de canais de venda também aumenta a visibilidade da pousada e potencializa as reservas.

  • Utilize um sistema de gestão hoteleira para integrar reservas, controlar disponibilidade e gerenciar pagamentos.
  • Esteja presente em plataformas como Booking, Airbnb e Google Hotel Ads, garantindo maior alcance do público-alvo.
  • Tenha um site próprio otimizado para reservas diretas, evitando taxas extras de intermediação.
  • Defina uma política de cancelamento flexível, equilibrando proteção financeira e boas práticas comerciais.

Mais dicas para otimizar a sua gestão

Gestão de pousadas, dicas.

1. Invista em tecnologia

A digitalização é um caminho sem volta no setor hoteleiro. Softwares especializados ajudam a automatizar processos e aumentar a eficiência operacional.

2. Capacite sua equipe

Treinamentos periódicos garantem que os funcionários estejam alinhados com os padrões de atendimento da pousada, proporcionando um serviço excepcional.

3. Destaque-se na decoração e ambientação

Criar uma identidade visual marcante e aconchegante faz toda a diferença. A decoração deve harmonizar com a localização e a proposta da pousada, tornando a experiência ainda mais memorável para os hóspedes.

4. Fortaleça o marketing digital

A estratégia digital é essencial para atrair e fidelizar clientes. Algumas ações indispensáveis incluem:

  • Investir em SEO para que o site da pousada tenha melhor visibilidade nos mecanismos de busca.
  • Manter perfis ativos nas redes sociais, compartilhando fotos, depoimentos e promoções.
  • Incentivar avaliações online de hóspedes satisfeitos, aumentando a credibilidade do negócio.

Com um planejamento sólido e boas práticas de gestão, é possível superar desafios, fidelizar clientes e garantir a rentabilidade da pousada ao longo do ano.

Fique por dentro das novidades!

Gerir uma pousada ou um pequeno meio de hospedagem exige planejamento estratégico, atenção às tendências do mercado e um olhar atento para a experiência do hóspede. 

Agora que você já viu algumas práticas e tendências do setor, que tal continuar acompanhando conteúdos exclusivos sobre hospitalidade e hotelaria? 

Assine a nossa newsletter e receba dicas estratégicas, insights do mercado e novidades para aprimorar ainda mais a administração do seu negócio!

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Email
  • WhatsApp
Tópicos relacionadosexperiência do hóspedegestão de pousadasmarketing digitalpequenos meios de hospedagemreservas onlinesetor de hotelariaSustentabilidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
  • Mais Lidas
  • Tendência
Restaurante Dino's, em São Paulo, utiliza mobiliário Franco Bachot.

Decoração

Como escolher os móveis para um restaurante temático? Veja aqui!

Móveis

Linha de produtos Franco Bachot: conheça os últimos lançamentos

Gestão

Cargos em restaurante: descubra quais são e suas atribuições

Destaque

5 dicas de decoração para restaurantes self-service

Marketing

Descubra aqui como melhorar a avaliação online do seu restaurante!

Gestão

Café da manhã de hotel: descubra o que não pode faltar!

Móveis

Mesas e cadeiras para bar: 12 fatores que você deve considerar ao escolher

Decoração

O que é ambiente instagramável e como aplicar no seu negócio?

Decoração

Saiba o que considerar no momento da reforma do restaurante

Gestão

Food experience: entenda a importância para bares e restaurantes

Gastronomia

Cozinha contemporânea: entenda as principais características

Gestão

Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante

Gestão

Procedimento Operacional Padronizado para restaurantes (POP): tire suas dúvidas!

Gestão

Descubra as 7 principais insatisfações em hotéis e como evitá-las

Gastronomia

Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações

Tira-gosto de boteco: quitutes deliciosos para servir

Gastronomia

Tira-gosto de boteco: 15 quitutes deliciosos para servir

Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio

Gastronomia

Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service

Decoração

Mesas e cadeiras de madeira: checklist para não errar na escolha

Franfz Café utiliza mobiliário Franco bachot

Móveis

Decoração para cafeterias: confira 10 peças exclusivas da Franco Bachot!

Restaurante Dino's, em São Paulo, utiliza mobiliário Franco Bachot.

Decoração

Como escolher os móveis para um restaurante temático? Veja aqui!

Móveis

Linha de produtos Franco Bachot: conheça os últimos lançamentos

Gestão

Cargos em restaurante: descubra quais são e suas atribuições

Destaque

5 dicas de decoração para restaurantes self-service

Marketing

Descubra aqui como melhorar a avaliação online do seu restaurante!

Gestão

Café da manhã de hotel: descubra o que não pode faltar!

Móveis

Mesas e cadeiras para bar: 12 fatores que você deve considerar ao escolher

Decoração

O que é ambiente instagramável e como aplicar no seu negócio?

Decoração

Saiba o que considerar no momento da reforma do restaurante

Gestão

Food experience: entenda a importância para bares e restaurantes

Gastronomia

Cozinha contemporânea: entenda as principais características

Gestão

Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante

Gestão

Procedimento Operacional Padronizado para restaurantes (POP): tire suas dúvidas!

Gestão

Descubra as 7 principais insatisfações em hotéis e como evitá-las

Tira-gosto de boteco: quitutes deliciosos para servir

Gastronomia

Tira-gosto de boteco: 15 quitutes deliciosos para servir

Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio

Gastronomia

Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service

Gastronomia

Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações

Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

  • Paleta de cores para cafeteria: veja as melhores combinações

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp Paleta de cores para cafeteria Ao montar ou...

  • Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o comércio

    Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp O Dia das Mães é, sem dúvida, uma...

  • Mercado Food Service: confira as tendências para 2025! Mercado Food Service: confira as tendências para 2025!

    Mercado Food Service: confira as tendências para 2025

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp O mercado food service está em constante transformação,...

  • Mercado de hotelaria no Brasil Mercado de hotelaria no Brasil

    Dia do Hoteleiro: perspectivas e oportunidades para o mercado de hotelaria no Brasil

    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp O mercado de hotelaria no Brasil tem experimentado...

Mercado Food Service: confira as tendências para 2025
Dia das Mães: uma das datas mais importantes para o food service
Blog Servir com Requinte | Franco Bachot Móveis

  • Gastronomia
  • Móveis
  • Decoração
  • Hotelaria
  • Gestão
  • Marketing
  • Tecnologia
  • Eventos
  • E-books

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

  • Gestão

    Cargos em restaurante: descubra quais são e suas atribuições
  • Gastronomia

    Cozinha contemporânea: entenda as principais características
  • Restaurante Dino's, em São Paulo, utiliza mobiliário Franco Bachot.

    Decoração

    Como escolher os móveis para um restaurante temático? Veja aqui!
  • Móveis

    Linha de produtos Franco Bachot: conheça os últimos lançamentos
  • Destaque

    5 dicas de decoração para restaurantes self-service
  • Marketing

    Descubra aqui como melhorar a avaliação online do seu restaurante!
  • Gestão

    Café da manhã de hotel: descubra o que não pode faltar!
  • Móveis

    Mesas e cadeiras para bar: 12 fatores que você deve considerar ao escolher
  • Decoração

    O que é ambiente instagramável e como aplicar no seu negócio?
  • Decoração

    Saiba o que considerar no momento da reforma do restaurante
  • Gestão

    Food experience: entenda a importância para bares e restaurantes
  • Gestão

    Passo a passo: aprenda a usar o Google Meu Negócio para restaurante
  • Gestão

    Procedimento Operacional Padronizado para restaurantes (POP): tire suas dúvidas!
  • Gestão

    Descubra as 7 principais insatisfações em hotéis e como evitá-las
  • Gestão

    Legislação sanitária: conheça as principais regras da Anvisa
  • Gestão

    Taxa de serviço de restaurante: o que diz a legislação e como definir?

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend