Conecte-se conosco

Decoração

Revestimentos e cores! Como fazer uma escolha que combine com o restaurante?

Apesar da crise econômica que assombra os empresários brasileiros, o segmento de food service (leia-se bares e restaurantes) está em plena ascensão. Segundo informações do Sebrae, o setor cresce em torno de 10% ao ano.

Seja qual for o motivo do novo negócio, a abertura de um restaurante requer muito planejamento e atenção aos detalhes. Como empreendedor, você deve minimizar os riscos, identificando as oportunidades, fazendo as contas de investimento e faturamento e, é claro, conhecendo a sua clientela.

Afinal, sabendo quem é o seu público, é possível definir de forma mais acertada alguns pontos fundamentais para o seu novo empreendimento, como a escolha do local, o tipo de comida oferecida e até mesmo a decoração: é preciso estar atento a detalhes como revestimento e cores para restaurante para atrair e agradar ao olhar do seu cliente tanto quanto ao paladar.

Para iluminar as suas ideias e inspirar o seu projeto, continue acompanhando o nosso artigo e confira algumas dicas de revestimento para restaurante e decoração para os mais variados ambientes.

Comfort food pede uma decor acolhedora

O termo em inglês comfort food (que em tradução livre é algo como comida caseira) está bastante em alta e é o contrário do famoso fast-food. Ou seja, esse estilo de cardápio oferece pratos que lembram a comida da vovó, repleta de carboidratos, temperos e boas lembranças. Se você vai apostar nesse menu para tocar o coração dos seus clientes, não esqueça de caprichar em uma decoração que lembra uma cozinha familiar ou aquela mesa enorme na varanda, com a família inteira em volta.

Escolha móveis de madeira bem conservados, mesas grandes, louças básicas (misturá-las pode dar um toque a mais), flores e toalhas aconchegantes — de preferência, com as nostálgicas estampas em xadrez ou chita.

Como revestimento nas paredes, você pode usar os famosos tijolinhos à vista que, com um tratamento especial, ficarão lindos e brilhantes no seu restaurante. Existe também a opção de papéis de parede com essa estampa, se preferir. Madeira também é sempre bem-vinda nesse estilo de decoração, tanto em balcões, pisos ou até mesmo na fachada.

Culinária moderna vai bem com um visual limpo

Oposto ao comfort food, está um tipo de culinária mais moderno, que valoriza tamanhos menores de porções, exibidos de forma elegante em grandes pratos, como a nouvelle cuisine. Ou ainda a gastronomia molecular, repleta de processos químicos e físicos que dão origem a comidas surpreendentes. Se esse é o seu negócio, saia do trivial e aposte na inovação, pois é isso o que agrada aos seus fregueses.

Os móveis e a iluminação podem ter uma pegada mais clean. Os revestimentos ficam interessantes se tiverem cores muito claras ou muito vibrantes e algum tipo de textura ou efeito 3D. Isso mesmo! De longe, a sua parede parece ter volumes e camadas, mas é apenas uma placa com um visual incrível. Vale a pena conferir as opções existentes no mercado e dar asas à sua imaginação.

Outra estratégia interessante nesse tipo de decoração é explorar o teto, seja com efeitos de luzes, seja com objetos e pendentes diferenciados, que podem seguir a linha de seu restaurante. Existem estabelecimentos famosos por seus vinhos que penduram barris no teto, por exemplo.

Comida natural combina com um espaço fresco e leve

Se o seu cliente aprecia uma gastronomia mais natural — seja vegetariana, vegana, orgânica ou apenas com um toque mais leve — ele vai apreciar estar em um ambiente que inspire essa leveza. Em primeiro lugar, tente colocar no seu projeto o maior número de áreas abertas possível, com mesas ao ar livre, cobertas pelas copas das árvores. Para completar, aposte em jardins verticais e madeiras fazendo o revestimento dessas áreas internas e também externas.

Uma ideia que sempre chama a atenção é colocar alguma fonte de água corrente: pode ser um sistema na parede, um pequeno lago na área dos jardins ou até mesmo correndo embaixo de um piso de vidro. Muito azul, verde, marrom e cores da natureza completam esse frescor que influencia diretamente o espaço e a comida que é servida.

Se os seus clientes gostarem, aposte em mandalas, pedras e outros símbolos de boas energias. E claro, flores naturais são essenciais.

Fast food inspira juventude

Muitos empresários estão apostando em hamburguerias artesanais, espeterias, Tex-Mex ou outras formas de um fast food, digamos, um pouco mais sofisticadas. Assim como a comida, que deve parecer simples, mas é requintada e deliciosa, o espaço desse tipo de segmento deve parecer despojado, mas repleto de detalhes.

Invista em móveis com revestimentos cheios de contrastes, coloridos ou em preto e branco — móveis clean com revestimentos cheios de cores, inspirados em cartoons, propagandas antigas ou personagens famosos, por exemplo.

Como destacamos, o cuidado com os detalhes é fundamental: faça uma parede revestida de lousa e utilize essa área para divulgar o cardápio, dar recados para os seus clientes ou ainda abrir esse espaço para eles, que podem desenhar à vontade.

Transforme o balcão para que as refeições rápidas ou apenas as bebidas possam ser consumidas ali mesmo, como nos filmes americanos. Capriche nas banquetas, dê destaque ao revestimento do balcão e prepare-se para ver esse espaço sendo o mais disputado e animado do seu estabelecimento.

Esses foram apenas alguns exemplos de decoração e revestimento para restaurante. Você pode se inspirar, misturar com as ideias que já tem e criar um ambiente único, de um jeito que sempre sonhou e que vai encher os olhos dos seus clientes.

Lembre-se de ter cuidado com a iluminação, afinal, ela influencia até na aparência dos seus pratos, mudando as cores dos alimentos. E não abra mão da qualidade das cadeiras e das mesas — ninguém fica muito tempo em um lugar (e não costuma voltar) quando não está bem acomodado, e o restaurante é um local onde as pessoas querem passar bons minutos ou horas.

Agora que você já está repleto de boas ideias sobre estilos, revestimento e cores para restaurante, inspire outros colegas do setor, compartilhando este artigo nas suas redes sociais.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend