Conecte-se conosco

Móveis

7 dicas para você conservar a mobília do seu restaurante

7 dicas para você conservar a mobília do seu restaurante

 

Para manter a qualidade e a boa aparência dos móveis é muito importante saber conservar a mobília de restaurante para aumentar o tempo de vida dela. Ao contrário do que muitos administradores pensam, não basta passar um pano úmido e deixar os móveis higienizados para conservá-los de maneira adequada.

Diferentes tipos de materiais necessitam de formas distintas de preservação. Ainda assim, elementos externos como a ambientação do restaurante e as condições climáticas são dois fatores que devem ser levados em consideração no momento da preservação.

Para manter a mobília do restaurante impecável, separamos 7 dicas mostrando como deixá-los preservados de acordo com suas características e o ambiente em que se encontram. Confira!

Móveis de madeira

Muitos restaurantes trabalham com esse tipo de mobília. Além de ser bastante prática e muito resistente, a madeira cria um ar elegante no estabelecimento. Contudo, por ser um material orgânico, é necessário tomar alguns cuidados para preservar esses móveis.

1. Cuidado com o sol

O primeiro ponto é a luz do sol. A madeira, quando é exposta ao sol, acaba ficando descolorida, ganhando um tom envelhecido. A dica é proteger os móveis deixando-os longe dos raios solares. Uma cortina bem posicionada é capaz de resolver o problema.

2. Atenção com produtos de higienização

Produtos de limpeza podem acabar corroendo o material de sua mobília. É importante seguir as diretrizes da Anvisa, contidas na portaria RDC Nº 216, a partir do ítem 4.1. Entre elas, está a de manter um funcionário capacitado para realizar a higienização frequente dos móveis, com o objetivo de minimizar os riscos de contaminação do alimento.

Os produtos utilizados devem estar regularizados pelo Ministério da Saúde e orientações como modo de uso, tempo de ação e diluição devem ser seguidas à risca.

3. Atenção com água e a umidade

Móveis de madeira que ficam expostos à umidade podem sofrer bastante deterioração. Se a mobília do seu restaurante precisa ficar submetida a condições climáticas como umidade e maresia, a dica é optar por móveis de madeira que tenham sido desenvolvidos para esse tipo de uso, a fim de evitar danos em um curto período de tempo.

Móveis de metal

Contar com uma mobília de metal proporciona um ar moderno e elegante ao restaurante. E, apesar de esse tipo de material ser fácil de preservar, ainda assim é necessário tomar certos cuidados e seguir algumas dicas para cuidar das cadeiras e mesas de seu estabelecimento.

4. Cuidado com a maresia

Um simples contato com elementos corrosivos já é o bastante para deteriorar a base de uma mesa feita de metal. Em ambientes litorâneos, onde há muita maresia, é importante tomar cuidado para que gases poluentes, poeira e gotículas de água do mar não prejudiquem os móveis do estabelecimento.

Uma forma de proteção é a utilização do zarcão, uma base muito comum para proteger móveis de metais não inoxidáveis, como o ferro e o aço-carbono.

5. Previna estragos

Uma dica para aumentar a conservação dos móveis de seu restaurante é trocando as mesas e cadeiras de metal por aço inox. Isso porque o inox não deteriora tão rápido, pois não sofre corrosão por oxidação.

Essa medida é especialmente importante se a mobília estiver localizada no ambiente externo do estabelecimento. Nessas situações, prefira o aço inox aos metais comuns.

Móveis de fibras naturais e sintéticas

Esse tipo de mobília causa um impacto muito positivo na composição do ambiente, já que passa uma aparência confortável, leve e, geralmente, com um design bastante atraente. Contudo, assim como em outros materiais, é preciso seguir algumas dicas para conservar a mobília de restaurante.

6. Cuidado com as fibras naturais

Para quem utiliza esse tipo de material em seu estabelecimento, o primeiro cuidado a ser tomado é o de evitar o contato contínuo com o sol e a umidade. Tomar chuva, então, nem pensar! Qualquer contato com esses elementos da natureza poderá deteriorar materiais.

A dica de conservação é utilizar esses móveis apenas em ambientes internos, por conta de sua fragilidade em relação aos elementos externos.

Além disso, outro cuidado importante é o de evitar colocar muito peso em cima de mobílias feitas de fibras naturais.

No momento da higienização, não é aconselhável a utilização de produtos que contenham álcool, solventes, detergentes ou material abrasivo, como esponjas de aço, para não prejudicar a integridade das fibras.

Para realizar a limpeza ideal, a dica é utilizar pano umedecido em água com sabão neutro. Para secar, é recomendada a utilização de um pano seco.

Não é aconselhável a utilização/conservação desses móveis em ambientes fechados por muito tempo. É preciso que o ambiente seja devidamente arejado para que os móveis de fibras naturais sejam preservados adequadamente.

7. Cuidado com as fibras sintéticas

Pensando na durabilidade, os melhores móveis de fibras sintéticas são aqueles que possuem o acabamento com tecidos impermeáveis. Assim, será possível realizar a higienização completa com apenas um pano úmido, não necessitando utilizar produtos especiais de limpeza.

Outro ponto positivo é que a utilização de fibras sintéticas é uma ação ecologicamente correta, já que as fibras naturais são extraídas da natureza, causando danos ao meio ambiente.

Esse tipo de material pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos, pois não sofrem com a variação do clima. Pode chover ou fazer calor que a mobília não sofrerá deterioração relacionada ao tempo.

Para restaurantes localizados em regiões litorâneas, a utilização do material é bastante indicada, já que sua conservação é muito mais prática do que a de outros materiais.

Cuidados com o clima

Sol, umidade, maresia e a chuva são os principais vilões da conservação da mobília de seu restaurante. Para realizar a conservação, será necessário utilizar os materiais certos para determinados tipos de ambientes.

Para ambientes externos, a utilização de móveis de aço inox e fibra sintética são os mais indicados. Já para ambientes internos, mobília de madeira e fibras naturais são ideais para deixar o ambiente mais sofisticado.

Seguindo essas dicas você será capaz de conservar a mobília de restaurante, aumentando seu tempo de vida e, assim, economizando bastante dinheiro.

O que você achou das nossas dicas de conservação? Boas? Então compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude os seus amigos a dominarem esse assunto também!

Estilo, estratégia e funcionalidade - um guia para escolha das mobílias do seu restaurante

Baixe agora o E-book gratuitamente

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Móveis

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend