Conecte-se conosco

Decoração

Por que móveis são fatores essenciais na concepção de um lugar?

A arquitetura corporativa é essencial para determinar a organização do ambiente levando em consideração os objetivos do restaurante, sua identidade visual, a comida oferecida e a experiência do cliente. Para quem está pensando em iniciar um negócio ou aumentar o faturamento do estabelecimento, é preciso considerar também a importância dos móveis em um restaurante.

Isso porque, a mobília possui um papel que vai muito além do de oferecer conforto aos consumidores. Ela precisa ser pensada levando em conta a identidade da marca e a experiência que se deseja passar para os clientes.

Atualmente, esse aspecto é quase tão importante quanto a comida oferecida pelo estabelecimento. Por isso, é muito importante escolher os móveis que vão compor o ambiente com cuidado para proporcionar um diferencial competitivo que destacará seu negócio em relação à concorrência.

A importância dos móveis em um restaurante

Visual para atrair novos clientes

Os móveis precisam passar a essência do restaurante, e esta deve estar relacionada com o cardápio e a decoração do ambiente. Tudo precisa estar conectado para que o consumidor tenha uma experiência diferenciada em seu estabelecimento. O mobiliário contribuirá para que o restaurante tenha um perfil autêntico, próprio.

Os móveis em um restaurante também possuem o poder de atrair novos clientes. Pois a decoração e a organização dos móveis mostrarão o que o cliente deverá esperar do ambiente. Se os móveis forem bonitos e apelativos, as pessoas que passarem em frente estarão mais propensas a entrar e a experimentar o prato do dia, por exemplo.

Tanto a disposição dos móveis em um restaurante, quanto características tais como cor e design são essenciais para transmitir aos consumidores os valores e a alma de seu restaurante.

Organização e bem-estar

Manga_4

Restaurante Manga, em São Paulo, utiliza móveis da linha L´Avenir, fabricados pela Franco Bachot.

Entrar em um local mal organizado causa uma sensação negativa no cliente. Por isso que, ao pensar no mobiliário do restaurante, será necessário ter em mente as dimensões do espaço para que as mesas e cadeiras não dificultem o trânsito no ambiente ou causem poluição visual.

Será necessário utilizar bem o espaço, levando em consideração o tipo de público atendido e o perfil de seu estabelecimento.

Além de casar com a identidade visual do restaurante, os móveis deverão oferecer conforto e bem-estar aos clientes. Pois de nada valerá um mobiliário lindo se ele causa algum incômodo para os consumidores, que são as pessoas mais importantes de qualquer estabelecimento comercial. Pra isso, é importante checar se as mesas estão em uma altura confortável e se as cadeiras possuem assentos macios.

Possibilidade de personalizar o ambiente

Dar maior importância aos móveis em restaurante é a possibilidade de criar uma comunicação visual única com seus clientes. Essa relação será essencial para fidelizá-los, fazendo com que os consumidores queiram voltar ao estabelecimento e, não só isso, fazendo com que indiquem o seu restaurante para amigos e conhecidos.

Confira algumas dicas para a personalização do ambiente:

Móveis

Os móveis poderão carregar elementos da marca e algumas características relacionadas ao empreendimento. Por exemplo, se o cardápio oferecido é relacionado a comidas caseiras, então a utilização de móveis de madeira será o mais indicado.

Assim, será possível passar a sensação de aconchego e conforto, além de criar uma comunicação visual perfeita, tanto para quem vê de fora quanto para quem está consumindo um dos pratos do dia.

Iluminação

A disposição da iluminação no ambiente é um fator essencial para construir a identidade visual de seu restaurante. Junto com o mobiliário, a iluminação contribuirá diretamente para a experiência do consumidor no momento da refeição.

Uma luz branca passa a sensação de formalidade, sendo uma ideia para restaurantes que recebem clientes corporativos e mais sofisticados. Já a utilização da tonalidade amarelada causa uma sensação de relaxamento e descontração.

Cores

As cores têm um papel muito importante na relação do restaurante com o seu público-alvo. Por isso, devem ser pensadas estrategicamente, levando em consideração o perfil das pessoas que frequentarão o ambiente, a essência do estabelecimento e sua identidade visual.

A utilização correta das cores que predominam nos móveis e na decoração do restaurante deverá levar em conta a identidade visual da marca do seu estabelecimento, e irá influenciar na percepção e no comportamento dos clientes sobre os seguintes fatores:

  • estado de agitação ou de relaxamento dos clientes enquanto estão no estabelecimento;
  • tempo de permanência;
  • o tipo de público que será atraído ao local e seu perfil comportamental; e
  • consistência com a proposta de posicionamento da marca.

No momento de escolher os móveis que serão utilizados para compor o ambiente, o gestor deverá pensar bastante nas cores levando em consideração todos os elementos citados em cima. Além do mais, a identidade visual da marca que deverá refletir em todas as cores que serão utilizadas em nos elementos do estabelecimento.

Acessibilidade

Além do conforto e das características gerais da mobilidade, outro ponto que se deve ter em mente será a acessibilidade dentro do estabelecimento. Isso porque a disposição dos móveis não poderá atrapalhar a mobilidade dentro do restaurante, tanto para os clientes, quanto, principalmente, para os funcionários.

É extremamente importante pensar em rampas e mobílias especiais para oferecer acessibilidade para idosos e clientes com necessidades especiais. Corrimãos, rampas e barras são alguns dos exemplos de itens que deverão ser somados aos móveis do restaurante para maximizar a experiência de todos os seus clientes. O que torna seu espaço muito mais inclusivo, fazendo com que mais pessoas queiram usufruir dele.

Dessa maneira, além da mobília principal, um bom gestor de restaurante também deverá pensar em soluções de acessibilidade que poderão ser implementadas em seu estabelecimento.

No artigo de hoje, mostramos a importância dos móveis em um restaurante e todos os elementos relacionados a ambientação e decoração do empreendimento. A escolha da mobília correta será um fator essencial para o sucesso do negócio. Para que o empresário consiga escolher os móveis que mais têm a ver com o restaurante, basta seguir essas dicas e considerações que trouxemos no conteúdo apresentado.

Gostou dessas dicas para escolher os móveis ideais para seu restaurante? Então assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do blog Servir com requinte.

Estilo, estratégia e funcionalidade - um guia para escolha das mobílias do seu restaurante

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend