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Gastronomia

Cardápio gourmet para bares: saiba como ele pode agregar valor ao seu bar

Ter um bar encantador é o grande objetivo de quem empreende no ramo. Afinal, a ideia é atrair e fidelizar um número cada vez maior de clientes, não é mesmo? Levando isso em consideração, o cardápio gourmet se mostra como uma excelente alternativa para fazer com que seu estabelecimento conquiste as pessoas. 

Pensando no tema, elaboramos este post com o intuito de mostrar quais efeitos essa medida pode gerar. Além disso, também reunimos informações sobre como ele pode ser implementado e de qual forma traz mais resultados. 

Portanto, se você se interessa pelo assunto e quer agregar valor ao seu negócio, continue a leitura até o fim!

O que é um cardápio gourmet?

Montar o cardápio geralmente é um processo delicado. É preciso pensar nos consumidores, nas bebidas que você serve e combinar tudo isso com a temática do estabelecimento. Pensar no termo gourmet pode dificultar ainda mais essa montagem. No entanto, não se desespere!

Oferecer opções gourmet em seu menu é o mesmo que, em termos resumidos, oferecer à clientela a possibilidade de vivenciar uma experiência gastronômica. Exemplificando: uma tradicional batata frita, se combinada a um molho especial e a alguns temperos exóticos, pode se encaixar nessa categoria.

Portanto, é válido dizer que um prato ou uma bebida gourmet devem ser únicos e totalmente identificados com seu bar. Eles são mais que refeições. Funcionam, na prática, como uma marca a ser explorada. São itens que chamam a atenção e despertam curiosidade quando sugeridos ou vistos nos cardápios.

Por que investir nisso? 

A “gourmetização” deixou de ser apenas uma tendência de consumo e virou uma realidade amplamente explorada por empresários do ramo alimentício. Por conta dela, diversos estabelecimentos deixaram de ser apenas “bares” ou “restaurantes” e se tornaram capazes de oferecer o consumo de algo que supera as expectativas. 

Segundo levantamento realizado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), em 2017, o conceito foi capaz de resistir à crise econômica e realmente se firmou no mercado nacional. 

De acordo com o pesquisador Valter Palmieri Júnior, em entrevista à reportagem do portal G1, o sucesso do que é gourmet está associado à identificação que ele pode despertar em quem consome: “Nós não consumimos apenas pelo valor de uso. É uma forma de criar identidade. Nós criamos uma identidade através do que nós consumimos (…)”.

Trata-se, portanto, de um diferencial qualitativo. Voltando ao exemplo da batata frita, ela não precisa ser servida em quantidades assustadoras. O preço a ser cobrado deve levar em consideração a qualidade dos ingredientes e a originalidade empregada no preparo. 

Quando combinados a móveis customizados, a uma atmosfera e a uma proposta temática, os pratos gourmet podem elevar o patamar de seu empreendimento como um todo, tornando-o uma referência para os clientes mais exigentes, que procuram por algo que não é oferecido em outros bares.

Como criar um cardápio gourmet?

Como visto até aqui, fugir do comum e buscar a diferenciação são as principais regras. Além disso, fique atento às dicas listadas a seguir e tente aplicá-las em seu negócio.

Seja apaixonado pelo que você serve

Sim, parece uma recomendação estranha, mas não é. Gostar daquilo que você oferece é um requisito essencial para que ele também agregue valor à experiência do consumidor. Caso contrário, será difícil criar um petisco ou refeição que, de fato, impactem o paladar de quem come. 

Diferencie-se

A “gourmetização” é um fenômeno que veio para ficar. Mais do que isso: ela não é tão nova assim. Ou seja, muitos empreendimentos já exploram diferentes modalidades de gourmet: pipocas, brigadeiros, hot dogs e assim por diante. Portanto, aposte no incomum, naquilo que ainda não foi feito. Se não puder ser totalmente original, melhore e remodele as ideias já existentes. 

Conte com um especialista

Se sua especialidade não é a gastronomia, o recomendável é que você conte com o apoio de um profissional do ramo. Dessa forma, será bem mais fácil pensar em opções que sejam de fato gourmet e não fiquem apenas na promessa. 

Um chef de cozinha pode ajudar a criar pratos que realmente agreguem valor ao seu estabelecimento. Não se esqueça: o conceito, os métodos de preparação e a apresentação são pilares fundamentais de uma receita “gourmetizada”. 

Seja verdadeiro

A linguagem e o marketing são essenciais em qualquer ramo. Isso não é à toa, já que eles têm uma participação efetiva na venda de quaisquer produtos ou serviços. No entanto, se você se propõe a vender uma porção de mandioquinha com queijo de cabra, cumpra o prometido. 

Lembre-se de que os clientes que escolhem uma opção diferenciada no menu são exigentes: eles rapidamente perceberão se o luxo ficou só na ideia ou na propaganda. Saiba que você tem apenas uma chance de cativá-los gastronomicamente e ela não pode ser desperdiçada. Muitos negócios gourmet fecham rapidamente porque não conseguem comprovar os valores oferecidos.

Como os cardápios gourmet impactam os clientes?

Se o cliente é atraído pela proposta de seu bar, consome e gosta, a tendência é que ele seja impactado de forma distinta. Nesse caso, o efeito é diferente de simplesmente comer algo e achar bom, porque há o elemento da identificação. 

O consumidor se sente contemplado quando se depara com pratos e bebidas que parecem ter sido feitos exclusivamente para ele. Por isso, diferente das alternativas comuns, uma opção gourmet que cativa tem maiores chances de fidelizar o cliente logo na primeira mordida ou gole: aquela opção é única.

Portanto, faça pesquisas de satisfação com os consumidores sempre que possível. Por meio delas, há como saber se sua tentativa de se diferenciar da concorrência está gerando os resultados esperados. Tenha em mente que nada é tão bom que não possa ser melhorado — conhecer bem sua clientela é o caminho mais curto para o sucesso.

Aos poucos, a implementação do cardápio gourmet elevará o nível de seu bar perante os olhos dos consumidores. Ele será recomendado a outras pessoas pela capacidade de causar experiências gastronômicas incríveis em diferentes paladares.

E aí, gostou deste post? Aproveite para conhecer algumas estratégias para contornar a crise financeira em seu estabelecimento

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