Conecte-se conosco

Gestão

Conheça algumas estratégias usadas em restaurantes para fugir da crise financeira

A crise no setor de bares e restaurantes dos últimos anos teve um impacto nunca antes visto. Desde de 2014 os estabelecimentos de todo o país vivem a queda progressiva da lucratividade e quase um terço está operando no vermelho, segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

De acordo com a Abrasel, a previsão é que mais de 60 mil estabelecimentos fechem até o final de 2017. A perspectiva de melhora ainda é tímida: outra pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que 53% dos brasileiros cortaram a ida a bares e restaurantes por conta da crise.

Como exatamente a crise interfere no setor?

Para superar o momento e evitar fechar as portas, é preciso primeiro entender como esse cenário interfere no negócio. De maneira geral, o poder de compra do brasileiro diminuiu, pois todos os itens de consumo básico, como gasolina, alimentos, transporte público, água e energia elétrica estão mais caros; já os salários permanecem os mesmos ou são inexistentes —há quase 13 milhões de desempregados em 2017, de acordo com o último dado do IBGE.

Isso significa que a verba da família destinada a gastos com entretenimento, como a alimentação casual fora de casa, está reduzida. Todos os concorrentes estão disputando esses clientes de maneira muito acirrada e agregar valor ao serviço sem agregar preço é essencial para conquistá-los.

No entanto, há outra dificuldade em questão: a inflação dos alimentos, que fez os preços subirem, em média, de 12 a 15% só em 2016, conforme estudo da consultoria Food Consulting. Os restaurantes não estão repassando totalmente essas altas para não assustar os clientes, o que impacta ainda mais os lucros.

Qual deve ser a estratégia de resistência?

Em um período como esse, não podemos estipular metas impossíveis: muitas vezes, é preciso operar mesmo sem lucro, reduzindo custos e buscando inovações para atrair mais clientes e evitar os prejuízos. Essa estratégia dará algum fôlego para quando a tormenta passar: você terá tudo para se recuperar e ganhar ainda mais mercado, uma vez que boa parte da concorrência não terá resistido.

Isso significa que você trabalhará sem salário? Não exatamente. Em um bom planejamento financeiro, o seu pró-labore estará incluído nos custos fixos do restaurante para que seja possível continuar mantendo a qualidade de vida da família. O negócio apenas deixará de ser rentável por um tempo, mas a administração será aprimorada nesse período.

Qual é a garantia de que isso acontecerá? O país já vem registrando altas do Produto Interno Bruto (PIB), que por enquanto ainda patina abaixo de 2%. Embora tímido, esse número sinaliza uma leve retomada da capacidade de crescimento e da confiança do mercado.

Além disso, o ciclo econômico tem um movimento muito bem definido, com alternância dos períodos de recessão e prosperidade. Embora não seja possível mensurar com exatidão a duração de cada um, é certo que a prosperidade já deve estar a caminho.

Que táticas posso adotar para atrair mais clientes?

Reduzir custos

O primeiro passo é fazer um inventário de todos os processos de funcionamento do seu restaurante e verificar o que pode ser otimizado para reduzir custos, visando a compensação da alta dos alimentos. Além da economia, essa providência pode aumentar a eficiência operacional e proporcionar uma grande vantagem competitiva.

Cortar ingredientes caros

Outra forma de reduzir custos é revisar o cardápio para cortar ingredientes que sejam mais caros, desde que não sejam elementos muito associados à identidade do restaurante. Por exemplo: no churrasco é possível eliminar a picanha sem prejudicar a experiência, mas se o seu restaurante for conhecido pela melhor picanha da região, não vale a pena deixá-la de lado.

Barganhar com fornecedores

Para esses ingredientes especiais e os mais básicos, vale buscar condições especiais com os fornecedores. Procure um relacionamento mais próximo e favorável para ambos. Melhore a gestão do seu estoque para conseguir compras em maiores quantidades a preços mais competitivos. E mais: cuidado com o desperdício!

Oferecer promoções relevantes

Como há pouco dinheiro disponível para a alimentação, o cliente está muito exigente e procurando sempre a opção com melhor custo-benefício. Ajude-o nessa tarefa divulgando as promoções intensamente! Veja algumas ideias:

Promover happy hours estendidos

Há vários estabelecimentos que costumam praticar ofertas especiais para períodos de happy hour, como chopp em dobro, por exemplo. Nessas situações, pode-se perder a margem de lucro da bebida, mas ganha-se a oportunidade de lucrar um pouco mais com a venda das porções e refeições. Estenda essas promoções para atrair clientes durante toda a noite!

Criar programas de fidelidade

O programa de fidelidade deve ser relevante o suficiente para o cliente: entenda o que fará diferença para ele e garanta um benefício adicional irrecusável em troca da frequência de visitas ou do aumento do ticket médio.

Uma boa opção atualmente é aderir a programas de cashback, nos quais o cliente recebe uma porcentagem do valor pago em forma de vales, em vez de descontos ou pontuação de fidelidade. Assim, ele pode gastar esse reembolso da forma que preferir. O programa mais conhecido da categoria no Brasil é o Beblue.

Fazer parcerias

Estabeleça uma rede de parceiros entre os estabelecimentos que possuem o mesmo tipo de público que o seu, de modo que vocês possam compartilhar a clientela em experiências diferenciadas. Isso não significa se unir ao concorrente, mas a estabelecimentos com opções gastronômicas complementares.

Uma maneira muito eficiente de fazer isso é organizando um festival gastronômico, por exemplo. Assim, as verbas de divulgação do evento são divididas e todos saem ganhando.

Investir em autosserviço

No processo de redução de custos e queda do movimento, muitos restaurantes infelizmente tiveram que apelar para o corte de pessoal. Uma forma de lidar com esse problema sem interferir na qualidade do atendimento de maneira muito drástica é oferecer opções de autosserviço, como self-service de comidas, bebidas e sobremesas, por exemplo.

Sabe aquela máxima de que a crise é fonte de oportunidade? Ela realmente faz todo o sentido. Como precisamos sair da nossa zona de conforto, passamos a ficar mais atentos às necessidades dos clientes para identificar ainda mais tendências e oportunidades de mercado. Sem dúvida, esse é o melhor caminho para vencer a crise no setor de restaurantes e fortalecer o seu empreendimento.

Se você quiser mais sobre como vencer esse tipo de desafio, baixe agora o nosso e-book “Bares e Restaurantes: como empreender com sucesso” e prepare-se para um futuro promissor!

CTA_Bares e Restaurantes - como empreender com sucesso e fazer o negócio decolar-

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.

Send this to a friend