Conecte-se conosco

Gestão

Inteligência de mercado: como adaptar seu estabelecimento às novas tendências de consumo

Com as constantes modificações na dinâmica do mercado, os empresários precisam estudar o cenário competitivo, criando estratégias que atinjam o público-alvo de maneira consistente.

Para isso, quanto mais informações úteis houver para o planejamento nas tomadas de decisões, melhor. Trata-se da inteligência competitiva, também conhecida como business intelligence.

É preciso investir na busca por informações alicerçadas em dados confiáveis, que servirão de auxílio em todas as etapas de uma venda, por exemplo. São fatores que estão nitidamente ligados à inteligência de mercado, ou seja, é crucial agir de maneira planejada na gestão do seu empreendimento, como no caso de um restaurante.

De olho na adaptação do seu negócio em relação às novas tendências de consumo, elaboramos este post com algumas dicas que ajudarão você a não só captar, mas também fidelizar mais clientes. Venha com a gente!

Veja o que é a inteligência competitiva

Diante da competitividade e da existência de muitos fatores que definem se uma empresa continua ou não no mercado, é preciso desenvolver modelos de negócios alicerçados em informações referentes aos padrões de comportamento de consumo dos clientes, assim como dos concorrentes.

Nesse cenário, a inteligência competitiva se faz necessária, já que é uma forma de diferenciação, tendo em vista que contribui em decisões que antecipam tendências por meio do cruzamento de dados, trazendo informações relevantes.

Dessa maneira, as soluções em Tecnologia da Informação (TI) são primordiais, como no Big Data, responsável pela compilação de dados sobre o comportamento de consumo. No entanto, vale a pena seguir alguns passos antes de aplicar a inteligência de mercado, como veremos a seguir.

1. Conheça o seu mercado

Como a informação é uma verdadeira arma nas tomadas de decisões, vale a pena você providenciar uma pesquisa de mercado para conhecer particularidades que expliquem algumas tendências de consumo do seu público-alvo.

Sabendo-se que o nível de exigência dos consumidores aumentou consideravelmente nos últimos anos, quanto mais qualidade houver em seu negócio, maiores serão as chances de sucesso. De olho nos nichos sintonizados com a sua área de atuação, certamente ficará bem mais simples entrar no mundo dos clientes potenciais.

No entanto, é preciso conhecer a concorrência, os preços cobrados, vantagens e desvantagens competitivas, focalizando em diferenciações para fomentar as vendas.

Há vários tipos de pesquisas de mercado e algumas precisam ser encomendadas junto a uma empresa especializada. Contudo, também é possível realizar pesquisas internamente, seja com a coleta de dados primários — utilizando formulários e uma urna —, com ferramentas digitais como o Survey Monkey — que é gratuito — ou utilizando fontes de dados secundários disponibilizadas por terceiros.

2. Colete informações relevantes

É importante entender que a inteligência de mercado é um processo sistemático e a coleta e análise das informações deve ser contínua. Mas para ter a certeza de que os dados a serem coletados serão úteis e estratégicos, vale considerar alguns pontos:

  • confiabilidade: as fontes utilizadas devem ser confiáveis e ter credibilidade para a sua empresa;

  • atualização: uma informação desatualizada pode interferir na análise e nos resultados da coleta, prejudicando o timing das decisões;

  • precisão: todos os dados — numéricos ou não — devem ser precisos e gerar informações consistentes.

Além disso, o processo de coleta deve ser objetivo, que não despenda muitos recursos e tempo da equipe envolvida, e os resultados devem ser de fácil compreensão e manuseio por outros profissionais.

Além das pesquisas de mercado, outras fontes de informação são:

  • monitoramento de mídias sociais;

  • clipping;

  • monitoramento da marca;

  • acompanhamento de tendências de mercado;

  • institutos de pesquisa – públicos ou privados;

  • veículos de imprensa especializados; 

  • acompanhamento de concorrentes.

Para isso, existem alguns recursos tecnológicos que podem ser excelentes suportes, como citaremos a seguir.

3. Utilize a tecnologia a seu favor

Com tantas mudanças tecnológicas e recursos disponíveis, o processo de inteligência de mercado pode se beneficiar de alguns recursos já conhecidos em outras áreas.

Big Data

Como já citado no texto, o Big data é uma técnica para o processamento de grandes volumes de dados. A análise estatística realizada a partir do cruzamento dos dados é capaz de gerar percepções importantes.

Quanto mais informações você coletar e armazenar sobre seus clientes, melhor poderá diferenciar o atendimento do seu restaurante. Aqui, cabe um trabalho profissional de análise das informações coletadas.

Softwares para inteligência de mercado

Outra forma eficiente de coletar informações sobre seus clientes é utilizando softwares que permitem organizar conjuntos de dados em ambientes que fornecem uma análise em forma de indicadores — sejam gráficos, mapas geográficos, planilhas, relação de clientes ativos, entre outros.

A utilização desses softwares pode, também, auxiliar na personalização do atendimento ou serviço oferecido aos clientes.

4. Acompanhe os passos dos concorrentes

Ao obter informações sobre a concorrência no seu ramo de atuação, você poderá antecipar tendências no seu negócio, criando diferenciais competitivos. Explore suas vantagens e invista no desenvolvimento de ofertas que antecipem as tendências observadas.

É importante, ainda, monitorar as informações, como os preços praticados pela concorrência, acompanhamento das atualizações nas redes sociais, assim como comentários e críticas dos consumidores. Faça um gerenciamento das informações coletadas.

Vale a pena, ainda, se colocar no lugar do comprador, verificando situações que podem atrair ou influenciar negativamente em uma venda. Observe a forma como seus concorrentes lidam com as mesmas questões e dificuldades enfrentadas pela sua empresa.

5. Mantenha o processo constante

Valorizando as orientações apresentadas pela inteligência de mercado, fique atento ao que pode ser feito para melhorar o seu negócio e, principalmente, a experiência dos consumidores.

A inteligência de mercado é uma ferramenta que deve ser mantida ao longo do tempo. Afinal, o mercado é dinâmico e diversos fatores contribuem para que o cenário mercadológico se altere constantemente.

Observe sempre as mudanças, para identificar oportunidades, o que contribui para a antecipação nas tomadas de decisões com mais eficiência. Isso ajudará também a sua empresa a se precaver em relação a novas ameaças trazidas pelas mudanças do ambiente de negócios no qual sua empresa atua.

E aí, ficou interessado no assunto após ler o nosso post? Quer sempre acompanhar as nossas postagens? Então, siga a gente nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Instagram — e não perca uma novidade!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend