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Aprenda como preparar seu estabelecimento para as datas comemorativas

Datas comemorativas são excelentes oportunidades para atrair o público para o estabelecimento. No segmento gastronômico, a busca por praticidade tem levado cada vez mais pessoas a comemorarem fora de casa, e os empresários do setor aproveitam o aumento de demanda para alavancar as vendas.

Para se destacar da concorrência, porém, é necessário se planejar com antecedência, pois uma campanha sazonal deve envolver mais do que uma simples relação de datas.

Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este artigo com dicas efetivas para atrair mais clientes para o seu restaurante nas datas comemorativas. Acompanhe!

Como se preparar para atender em datas comemorativas?

Páscoa, Dias das Mães, Dia dos Pais, Carnaval, Festa Junina, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal e Réveillon são as datas mais populares do calendário.

Obviamente, não dá para incluir todas, então, escolha as que dialogam com o menu fixo da casa e estão mais próximas da atmosfera do seu restaurante.

Se organize e elabore um cronograma para o seu calendário e busque formas criativas de divulgar as novidades.

Marketing sazonal

O marketing sazonal é um conjunto de estratégias temporárias relacionadas a um período determinado do ano. Entretanto, para serem eficientes, as campanhas devem ser planejadas com antecedência.

Portanto, mapeie, previamente, as datas que podem refletir nas vendas. Assim, haverá tempo de sobra para realizar os ajustes necessários no produto e também na estratégia de divulgação.

Consulte alguns calendários sazonais e selecione as datas que têm relação com seu nicho ou que podem impulsionar suas vendas.

O Dia Mundial da Pizza é um bom exemplo para os proprietários de pizzarias, pois a data proporciona oportunidades de elaborar estratégias de marketing que poderão causar um grande impacto.

Donos de bares e restaurantes podem utilizar as redes sociais para criar eventos, oferecendo aos seus clientes promoções e diferenciais preparados pelo seu estabelecimento em comemoração a uma data específica.

O interesse demonstrado pelo público já vai te dar uma noção se a sua estratégia está funcionando ou não.

Como o seu restaurante pode se destacar nessas datas?

Veja a seguir as práticas recomendadas para seu restaurante sair à frente da concorrência e conquistar a preferência do público em datas especiais.

Entenda o público e o ciclo de vida do seu negócio

Compreender bem qual é seu modelo de negócio é fundamental para explorar melhor as datas comemorativas. Por isso, você precisa entender qual é o ciclo de vida de seu produto e a quem ele se destina.

Por exemplo: se seu estabelecimento vai oferecer um jantar especial para o Dia dos Namorados, você precisa se comunicar com seus possíveis clientes semanas antes, pois começar as campanhas próximo à data, faltaria tempo hábil para atrair o público pretendido.

Crie pratos especiais

Na Páscoa, por exemplo, sabemos que é comum o consumo de um prato específico. Então, incluir no cardápio opções relacionadas a essa data pode atrair o público que procura manter a tradição. Assim, você vai se sair bem se anunciar que seu menu está de acordo com a ocasião.

Ofereça pratos que não façam parte do seu cardápio habitual, mas que não compliquem muito sua logística de compra. Além disso, uma estratégia interessante é oferecer pratos para duas ou três pessoas. Assim, você atrai casais e famílias que queiram comemorar a data juntos.

Para reforçar a ação, se possível, decore seu estabelecimento de acordo com as características ou tema da data comemorativa.

Use a música a seu favor

Algumas datas comemorativas pedem um ambiente mais descontraído ou mais romântico, dependendo da ocasião, e a música é uma grande aliada para dar ao ambiente o toque que precisa.

Atente para o perfil dos seus clientes e a estrutura do seu estabelecimento para que a música não se torne um estorvo, atrapalhando a interação e a conversa entre os presentes.

Neste caso, uma simples música ambiente bem-planejada pode ser suficiente como atrativo a mais nessas ocasiões.

Utilize datas comemorativas no relacionamento com o cliente

Desejar Feliz Natal e Ano Novo, por exemplo, é uma maneira carinhosa de manter o engajamento do seu público-alvo. Durante esses contatos, ofereça conteúdos relevantes e gratuitos para o seu público.

Se for apostar no Dia das Mães, você pode enviar mensagens contendo dicas de como surpreendê-las, presenteá-las e onde levá-las para jantar, por exemplo.

Ressaltando: evite realizar ações de e-mail marketing cujo objetivo é exclusivamente as vendas, pois você pode criar uma rejeição em sua base de clientes.

Realize promoções e sorteios

Uma excelente maneira de celebrar as datas comemorativas é presenteando as pessoas com promoções e sorteios, aumentando o alcance das suas campanhas.

Você pode oferecer desde um brinde até a gratuidade de um produto como prêmio de um sorteio. A campanha promocional pode ser divulgada em blogs, redes sociais, e-mail marketing, entre outros meios.

Uma dica: no Dia das Mães, crie uma promoção diferenciada nessa data para quem é mãe. Ou você pode também direcionar suas campanhas para os filhos, por exemplo.

Elabore um plano de execução

Depois de estabelecer o que e por que fazer, defina como e quando fazê-lo. O planejamento de execução é tão importante quanto definir a pauta e o plano de ações.

Em vez de promover a campanha somente na data comemorativa, antecipe-se e mostre, dias ou semanas antes, o que os clientes podem esperar para aquela ocasião.

Resumindo: se você deixar para pensar nas campanhas de Natal somente no mês de dezembro, já estará muito atrasado para fazer alguma ação de grande impacto.

Quem já está adequando suas campanhas de acordo com cada época do ano tem se destacado no mercado. Estratégias como o marketing de conteúdo, e-mail marketing e criação de campanhas publicitárias, entre outras, são grandes aliadas para obter os resultados pretendidos.

Entre essas ações, há o marketing sazonal, ou seja, estratégias relacionadas a datas comemorativas cujo objetivo é vender mais em determinados dias do ano.

As sugestões deste artigo contribuem para que o empreendedor adote atitudes mais efetivas para atrair clientes e se diferencie dos concorrentes em ocasiões especiais.

O que você achou deste conteúdo? Se o seu restaurante está situado em um hotel, estas 7 dicas incríveis para lidar com a sazonalidade de forma rentável também vão ser muito úteis para você. Confira!

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