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Como melhorar o seu perfil nos sites de avaliação de restaurantes?

Você sabe o que o consumidor atual faz na hora de escolher um restaurante? Ele pede indicações aos amigos ou simplesmente busca opções na internet. Entre os resultados, aparecem os sites de avaliação de restaurantes — espaços destinados para o público opinar e compartilhar suas experiências.

Isso não deve ser motivo de preocupação para você. Afinal, seus esforços são sempre voltados para oferecer uma experiência cada vez melhor para as pessoas, certo? O fato é que esses sites devem ser usados a favor do seu restaurante e, neste artigo, vamos mostrar como tornar isso possível.

Quer saber como melhorar o seu perfil nos sites de avaliação de restaurantes e usar isso como parte da estratégia do negócio? Continue a leitura e descubra!

Ouça o que os clientes têm a dizer

O feedback é um dos principais fatores que determinam a evolução contínua de qualquer negócio, principalmente na área de alimentação. Por se tratar de uma ferramenta viável para estabelecimentos de qualquer porte, ele permite a melhoria constante do seu serviço. Entretanto, para obtê-lo, é preciso criar mecanismos e estimular seus clientes.

Esse processo também colabora com a conquista de novos clientes, além de manter na base aqueles que já frequentam o estabelecimento. Ouça com atenção o que as pessoas têm a dizer, pois isso evita a propagação de comentários negativos nas redes sociais e nos sites de avaliação de restaurantes.

Invista em melhorias no seu restaurante

Depois que você começou a ouvir seus clientes e considerar as opiniões deles, prepare-se para investir em melhorias no restaurante. Liste todos os pontos levantados pelo público e faça as mudanças necessárias. Deixe a estrutura condizente com a proposta do estabelecimento, sempre prezando pelo acolhimento das pessoas.

A iluminação é outro ponto que precisar estar adequado ao tipo de experiência que se deseja alcançar. Por exemplo, ela colabora para a boa qualidade das fotografias — algo importante para a divulgação do seu negócio. Capriche também no cardápio e oriente os funcionários para que realizem um atendimento de excelência.

Cadastre o restaurante nos principais sites

Faça uma varredura na internet em busca dos principais sites de avaliação de restaurantes. Verifique se o seu estabelecimento já tem perfil neles — e, se encontrar, reivindique a administração. Naqueles que não tiver cadastro, efetue e coloque o restaurante como mais uma opção para o público.

Esse passo é muito importante. Ter o perfil do seu restaurante em diferentes sites ajuda a divulgar o negócio por meio de informações corretas. Imagine a dor de cabeça que será para um cliente se ele desejar conhecer seu estabelecimento, colocar o endereço errado no GPS e não encontrá-lo.

Ah! Você pode cadastrar seu restaurante no Facebook, Foursquare, TripAdvisor, Google Negócios, Kekanto, e muitos outros sites.

Acompanhe o que os clientes falam

E aqui voltamos a falar sobre feedback. Entretanto, o foco agora é o que os clientes falam sobre o seu negócio nos sites de avaliação de restaurantes. Criar um perfil e deixa-lo abandonado não é suficiente, ok? É preciso acompanhar tudo o que é dito nesses lugares, pois essas informações são valiosíssimas.

Muitos clientes não se sentem à vontade para criticar o estabelecimento diretamente a você ou outro funcionário e preferem fazer isso na internet — principalmente pela falsa sensação de anonimato que a rede transmite. Portanto, fique atento ao que as pessoas falam para buscar melhorias com base nesses feedbacks.

Saiba lidar com as críticas

Continuando o tópico anterior, saiba lidar com as críticas. De vez em quando nos deparamos com notícias como esta, na qual o dono do restaurante trava uma discussão com o cliente e acaba afetando a imagem do negócio. Independentemente do que for dito, mantenha a calma, não discuta e responda com diplomacia.

Busque sempre manter a consistência em suas respostas, entendendo os motivos que levaram o cliente a criticar negativamente o restaurante. Proponha uma nova chance e esforce-se para mudar a imagem percebida pelo cliente. Isso é muito importante, considerando que uma opinião pode se espalhar na web e influenciar outras pessoas.

Use os sites de avaliação de restaurantes a seu favor

Os sites de avaliação são ferramentas fundamentais para a divulgação do seu negócio. Além disso, eles servem de mecanismo para atrair e reter clientes. O consumidor confia mais no que os seus similares falam, e menos no que é apresentado pelas marcas e empresas.

Sendo assim, use os sites com inteligência e coloque-os na estratégia de crescimento do restaurante. Aproveite as ferramentas que eles oferecem, como espaços para avaliação, opções de horários e reservas, imagens dos pratos e ambientes, serviços de entrega, entre outros recursos. Perceba essas ferramentas como parte integrante do sucesso do negócio.

Incentive clientes a avaliarem seu restaurante

Não tenha medo do que o público possa falar na internet sobre o seu restaurante. Garanta um bom serviço para transformar as pessoas em defensoras do negócio. Incentive o público avaliar o estabelecimento. Alguns restaurantes até oferecem cupons de desconto ou mesmo pratos de entrada ou sobremesas como cortesia para quem deixa avaliações na web.

Essa ação é o que chamam de buzz marketing, uma das formas mais efetivas de fortalecimento de uma marca. Inspire-se na proposta e estreite relações com o público para fazer com que as pessoas confiem e se identifiquem com o restaurante. Assim, poderá construir uma rede de clientes, colaboradores e entusiastas dispostos a divulgar o negócio organicamente.

Estabeleça links com o seu site

Outro ponto importante é que os sites de avaliação de restaurantes precisam estar linkados com o site do seu negócio. Aproveite o espaço que eles disponibilizam para adicionar a página oficial do seu estabelecimento e, em seguida, inclua os links deles no seu próprio site para que os clientes avaliem o restaurante.

Essa ponte é fundamental para que aconteça um fluxo de pessoas entre os sites, melhorando o posicionamento do restaurante nos resultados dos buscadores. De todo modo, certifique-se de que todas as páginas ofereçam informações confiáveis sobre o seu estabelecimento.

Os sites de avaliação de restaurantes são ferramentas importantíssimas para a estratégia de crescimento e consolidação do seu negócio. Lembre-se que as pessoas confiam naquilo que seus similares falam sobre os estabelecimentos, portanto, é fundamental que o seu tenha perfis nesses espaços.

Perceba como investir em diferentes sites faz parte de algo maior, que agrega valor ao restaurante. Por isso, indicamos a leitura deste artigo. Ele apresenta maneiras de otimizar o negócio por meio de melhorias nos serviços oferecidos. Confira!

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