Você está iniciando a reforma de restaurante e está com aquele friozinho na barriga só de imaginar a quantidade de detalhes e decisões que vai ter que tomar? E se alguma coisa der errada e não estiver no seu planejamento, o que fazer?
Fique tranquilo! Fizemos este post para ajudar você na reforma do seu restaurante! Com planejamento e com a ajuda dos profissionais certos, tudo fluirá de forma harmônica.
Confira abaixo os cuidados que você tem que ter ao reformar seu estabelecimento:
1. Escolha profissionais comprometidos
Se você deseja que sua reforma de restaurante seja executada com um planejamento que tenha prazo, e feita dentro de um bom padrão de qualidade, invista em profissionais qualificados!
Buscar por arquitetos experientes em prestar serviços para restaurantes e empreiteiros que tenham credibilidade no mercado são cuidados fundamentais na hora de reformar seu restaurante.
Peça indicação para empresas parceiras e pesquise se o profissional tem experiência na área. Apostar em pessoas qualificadas é investir com segurança!
2. Siga as normas estabelecidas
Seguir o projeto elaborado pelo arquiteto é fundamental. As normas da vigilância sanitária são aliadas do seu negócio e garantem a segurança do empreendimento. Observar e seguir esses detalhes é questão de profissionalismo e comprometimento com a segurança do seu negócio e dos consumidores, além de garantir o controle de riscos de contaminações.
Faça com que os fiscais sejam bem-vindos no seu restaurante!
3. Dê atenção à planta e ao alvará
Com a contratação de um arquiteto experiente no ramo, você fica mais assegurado. Ele consegue a aprovação da planta do espaço na prefeitura e também tem acesso ao alvará de funcionamento para locais públicos.
Após ter esses dois documentos, é hora de colocar as mãos à obra!
4. Escolha um imóvel pensando no futuro
Antes de alugar ou comprar um imóvel, preste muita atenção no potencial do ponto, no ambiente que ela dispõe e visualize se o restaurante realmente cabe lá dentro. Se possível, procure um imóvel com uma cozinha bem parecida com o seu projeto. Assim, você pode manter partes da infraestrutura antiga, e menos mudanças são necessárias. Aposte nisso! Além de prático, será econômico.
5. Contrate um profissional para a pintura
Em relação à pintura, a única ordem é: seja profissional! O indicado é contratar um decorador, que pode analisar o estilo e conceito de sua marca. Cuidado com tentativas de ser moderno e escolher cores extravagantes, que destoem da sua proposta.
6. Fique de olho na escolha do revestimento
Atente para a escolha de materiais fortes e resistentes. Na reforma do seu restaurante, invista em revestimentos de qualidade e que sejam duradouros, pois o tráfego e utilização do espaço serão intensos. Da mesma maneira, os móveis precisam ser resistentes e alinhados com o estilo e decoração do seu empreendimento.
7. Escolha a mobília mais favorável ao ambiente
É importantíssimo pensar nos detalhes da mobília que, além de deixar o ambiente marcante, precisa ser prática e proporcionar uma dinâmica capaz de atender ao dia a dia operacional do restaurante.
Lembre-se de que mesas quadradas ajudam na rotina do estabelecimento, uma vez que podem ser juntadas para atender famílias grandes. Já com redondas, isso não é possível. Por outro lado, os tampos redondos ocupam menos espaço e favorecem a circulação de pessoas.
O layout é fundamental para que o espaço fique harmônico e prático para a lida diária. A circulação precisa ser bem fluida, sem interferências, e é necessário pensar em móveis de apoio, como aparadores, carrinhos e cadeiras infantis.
Lembre-se de separar a entrada principal da entrada de serviço, já que existe um grande fluxo de entrada de mercadorias no restaurante.
8. Preocupe-se em minimizar os ruídos
Ambientes muito barulhentos, onde é difícil manter uma conversa, definitivamente não são ideais para restaurantes. Portanto, busque investir em materiais que tenham revestimentos que não ecoem o som. Existe a opção de forro de gesso e revestimentos em madeira, que proporcionam um bom tratamento acústico.
9. Previna-se contra cheiros fortes
O ideal é que a cozinha fique distante do salão de servir alimentos. Quando estiver planejando a reforma do seu restaurante, é fundamental investir em exaustores e, claro, evite o uso de chapas — elas fazem muita fumaça.
O arquiteto contratado certamente deve planejar uma cozinha com muita ventilação, além de janelas posicionadas estrategicamente para evitar que os cheiros invadam locais onde circulam clientes.
10. Priorize a harmonia do espaço
O seu restaurante tem que ser um lugar onde os clientes sintam-se bem! Para locais pequenos, é indicado instalar espelhos atrás das mesas, pois eles ampliam o ambiente.
Booths também podem ser ótimas ideias: aposte em booths customizados, que envolvem toda a parede. Eles otimizam o espaço, proporcionam conforto e dão a impressão de que a mesa é maior.
Se a sua intenção é que seu restaurante tenha um clima mais intimista, investir em “lounges” entre as mesas é uma ótima medida. Além disso, prefira móveis de formatos e alturas diferentes para a sala de espera. Para manter um clima harmonioso, evite paredes inteiramente brancas — revista-as com algo decorativo.
A iluminação e fontes de água dão um charme todo especial e devem ser inseridas como parte da decoração, abusando de luminárias e formatos de luzes diferentes.
11. Aproveite o ambiente externo
Se o seu restaurante tiver uma área grande, pense que o ambiente externo pode funcionar como uma sala de espera ou um local bem descontraído, com assentos e móveis diferentes.
Se o seu espaço externo for pequeno, melhor deixá-lo como uma extensão do interno. Uma ótima ideia é pensar em tetos retráteis: em caso de tempos chuvosos, ainda é possível aproveitar o espaço.
Independentemente de ter um restaurante grande ou pequeno, investir em verde é sempre uma ótima opção: jardins e plantas dão um astral único, assim como as cores e a decoração.
Reformar um restaurante não é uma tarefa simples! Mas, contando com profissionais qualificados e experientes, você certamente não vai errar no planejamento, acompanhamento, execução e segurança, além de garantir os prazos estabelecidos para a reforma.
Após a reforma do seu restaurante, invista na decoração e móveis aconchegantes de qualidade, que tenham o estilo da sua marca. Um ambiente bem convidativo, com decoração diferenciada, música atraente, ótimo atendimento e gastronomia caprichada, certamente é capaz de proporcionar uma experiência marcante para o seu cliente, tornando-o fiel à sua marca.
O que você achou dos cuidados que você tem que ter em uma reforma de restaurante? Foram úteis?! Compartilhe-os nas suas redes sociais!