Conecte-se conosco

Decoração

Mudança de móveis: quando renovar a mobília do bar ou restaurante?

Assim como é importante avaliar a qualidade da comida servida e o nível de atendimento dos seus colaboradores, valorizar a mobília do estabelecimento pode representar muito para o alcance da marca. Deve-se levar em consideração as tendências de móveis, analisando a matéria-prima e o estilo de cada peça.

Neste artigo, você verá algumas das situações que pedem urgentemente por novos móveis e como essa repaginada pode atrair os clientes. Acompanhe a leitura e confira!

Avaria da mobília

Dependendo do volume de pessoas que o seu estabelecimento recebe, do cuidado que elas têm com o ambiente e, até mesmo, da incidência de fatores externos, a mudança de móveis se torna imprescindível. Vamos imaginar que você tenha um restaurante ao ar livre e que seja um local que atraia muitos pombos, por exemplo. Pois bem, a chance de eles utilizarem a sua mobília como sanitário é muito grande.

É sempre bom ficar de olho na manutenção dos móveis escolhidos para compor o layout do restaurante, analisando possíveis manchas, rasgos, partes quebradas, entre outros tipos de danos. Claro que acidentes podem acontecer, mas se houver um planejamento estratégico para minimizar essas situações, obviamente os móveis terão um tempo maior de duração.

Falta de conforto

Tão relevante quanto o fator elegância está a questão do conforto, afinal, se você vai em um restaurante em que os móveis não são convidativos, a probabilidade de frequentar o lugar novamente pode ser bem baixa. Por mais que o seu restaurante seja um self-service ou um fast food que precise da rotatividade dos clientes para lucrar, isso não quer dizer que você tenha que tratar seu público como se fosse algo sem importância.

Os lucros são importantíssimos e a mobília conta muito nesse processo de encantamento do cliente em relação ao restaurante. O conforto deve ser empregado na medida certa, levando em consideração o bem-estar e conforto do(a) cliente, principalmente em se tratando de costas e pernas.

Ausência de peças

Supondo que o conjunto de móveis do seu restaurante ou bar sofreu algum tipo de avaria, você acha aconselhável retirar peças e deixar seu estabelecimento faltando cadeiras, poltronas, mesas e demais itens no ambiente? Para utilizar bem o design do espaço disponível, você tem que preenchê-lo da melhor maneira, priorizando sempre a ordem das mesas na estratégia do seu plano de negócio.

A falta de peças pode significar um certo desmazelo, o que gera uma imagem ruim em quem frequenta o local, que pode pensar que o restaurante está em contenção de despesas ou que pode fechar as portas a qualquer momento. Utilizar do “jeitinho brasileiro” também não é a melhor saída, portanto, esqueça essa história de colocar apoio para firmar as mesas ou disfarçar a ausência de partes dos móveis, certo?!

Alinhamento com a acessibilidade

Outro aspecto essencial na mudança dos móveis é obedecer a legislação, especialmente as recomendações referentes à acessibilidade nos restaurantes. É de suma importância que o seu estabelecimento seja atraente para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de modo que torne o ambiente agregador e demonstre que o seu negócio se importa com as necessidades do público.

Preocupar-se com a inclusão é algo que proporciona uma experiência de consumo diferenciada, levando em conta todos os fatores para tornar o local realmente acessível e aconchegante a qualquer tipo de pessoa. A escolha dos móveis conta muito nesse processo, pois pode não apenas otimizar espaços como aumentar o volume de visitantes que não se sentiam à vontade anteriormente.

Cadeiras que não contam com um bom material de produção podem se tornar um verdadeiro pesadelo para uma pessoa com obesidade, por exemplo, por isso é de bom tom levar esse e outros fatores em questão para gerar segurança. Já para os deficientes visuais, o posicionamento dos móveis faz a diferença não somente no sentido de evitar acidentes, mas para acomodar um possível cão-guia.

Mudança na identidade visual

Assim como os clientes mudaram conforme o tempo, levando em conta que estão mais exigentes e atentos às atitudes de cada empresa, torna-se muito interessante dar uma repaginada no estabelecimento para atender os interesses do público-alvo. A busca por uma nova identidade visual é algo que pode proporcionar ou reforçar uma boa imagem para a marca, mostrando que é um negócio que apresenta solidez.

Pensando nisso, tanto nas plataformas digitais quanto no espaço físico, o planejamento do restaurante precisa “conversar” entre si, ou seja, as cores escolhidas e o layout do ambiente devem fazer sentido na proposta de identificação. Sendo assim, a compra de móveis que tragam uma harmonização para o restaurante ou bar pode ser uma estratégia competitiva para gerar novos consumidores.

Crescimento da empresa

Qualquer gestor(a), por mais simples que seja o empreendimento, deseja um dia obter uma visibilidade maior para atrair fornecedores melhores, ter um cardápio diversificado, tecnologia de ponta etc. Entre as estratégias para expandir os negócios, a mudança de móveis pode significar um grande progresso, principalmente se você considerar que o seu estabelecimento merece mais espaço.

Pensando na ampliação da rede, quando se trata de estabelecimentos que focam no plano de franquias, por exemplo, é necessário orçar o preço de novos móveis para deixar tudo padronizado e de acordo com a identidade da marca. Inclusive, dependendo da região que o restaurante estiver localizado, o estilo dos móveis reforça o nível social de um determinado grupo e representa algo de grande importância.

Claro que a expansão não pode ser desordenada, sem a realização de pesquisas de mercado que fomentem a criação de novos estabelecimentos, sendo que o orçamento deve suprir as despesas com a mobília. É sempre importante analisar o portfólio de possíveis empresas fornecedoras e verificar a procedência dos produtos, garantindo que o seu plano de crescimento tenha qualidade de ponta a ponta.

Como você pôde conferir, a mudança de móveis pode acontecer por vários motivos, sendo que todos necessitam de um bom planejamento. Nesse quesito, contar com o know-how de empresas como a Franco Bachot pode trazer o diferencial que espera para ter móveis bonitos, aconchegantes e práticos.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite a visita no blog e veja a linha completa de produtos da Franco Bachot, a fim de dar um toque de excelência em seu restaurante!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend