Conecte-se conosco

Decoração

5 tendências em móveis para bares e restaurantes, segundo João Vitor Sordi, do Grupo PR

Foto de capa: Bulla Jr. | Restaurante Honra – Maringá/PR | Grupo PR – arquitetura e design

Está pensando em abrir um estabelecimento gastronômico, mas tem dúvidas sobre o mobiliário mais adequado? Saiba que acompanhar as tendências em móveis para decoração para bares e restaurantes é importante para fazer escolhas certeiras.

Afinal de contas, não é apenas a comida boa e a qualidade dos serviços que interferem na experiência do cliente. A disposição dos móveis, formato, cores e matéria-prima contribuem para uma estadia confortável e podem até amenizar situações negativas vividas no ambiente.

Para conhecer as principais novidades do setor, o blog Servir com Requinte entrevistou o arquiteto e urbanista João Vitor Sordi, um dos sócios do Grupo PR, escritório de arquitetura em Maringá, no Paraná, que surgiu em 2005 e que atua nos setores comercial, corporativo e residencial.

A seguir, você verá dicas valiosas sobre tendências em móveis para bares e restaurantes. Boa leitura!

Importância de acompanhar as tendências do mercado

De acordo com João Vitor, a comida é, de fato, protagonista dentro de um restaurante. No entanto, da mesma forma que você precisa oferecer os pratos mais procurados do momento — desde que não descaracterizem a identidade do restaurante —, é necessário pensar nos aspectos decorativos. Afinal, isso também interfere na experiência do cliente.

Imagine uma cena: você faz uma refeição deliciosa, mas em uma cadeira extremamente desconfortável. Nesse cenário, você pode ter dificuldades de relaxar para curtir a refeição.

No fim das contas, é possível que o cliente saia do restaurante com uma péssima impressão da comida. Porém, o prato em si não estava ruim, mas todo o contexto passou uma sensação errada. Portanto, a escolha do mobiliário é uma decisão estratégica, pois complementa a experiência com a refeição.

Um empreendedor que não se preocupa com as esses aspectos corre o risco de perder consumidores para a concorrência. Sendo assim, é bom lembrar que o mobiliário é também um elemento de decoração, e acompanhar as tendências do mercado vai atrair clientes e aumentar as vendas do seu estabelecimento.

5 tendências em móveis para decoração de bares e restaurantes

A escolha dos móveis de bares e restaurantes não é feita de forma aleatória. De acordo com Sordi, “existem desenhos de designers que são atemporais, mas são os standards. Podem passar 100 anos que uma cadeira desenhada na década de 60 continua atual. São ícones que ficam registrados no imaginário das pessoas”.

Por outro lado, há móveis que ficam antiquados em um piscar de olhos. “Um ambiente feito na década de 90, por exemplo, e outro agora, há grandes diferenças. A indústria da arquitetura e do design trabalha para produzir algo novo sempre, gerando obsolescência mais rápido”.

Por isso, a escolha depende de um estudo de tendências com o objetivo de garantir que o design do mobiliário se perpetue por um tempo maior, sem ficar ultrapassado. Confira cinco principais tendências em móveis para decoração que vieram para ficar.

1. Madeira em tons amarelados

No começo da década de 90, utilizava-se muito marfim. Depois veio a onda de cores mais escuras como o imbuia e o tabaco.  “Hoje, utilizamos tons amarelados como mel, carvalho e castanho”, afirma João Vitor.

Mesmo assim, muitos empresários ainda optam pela madeira escura apenas pela praticidade, pois a sujeira fica camuflada e a superfície não mancha com tanta facilidade. Porém, limitar-se a esse aspecto é um erro. Atualmente, a madeira passa por um tratamento especial a fim de selar e proteger o móvel de arranhões, batidas e até da umidade.

Logo, não é necessário ter medo de apostar na tonalidade intermediária que é uma das tendências em móveis. O mais importante é que as cores precisam condizer com a personalidade do restaurante e conversar com toda a identidade visual do estabelecimento. Muitas vezes, a madeira escura não encaixa nesse contexto.

2. Móveis com pé palito

Em relação ao design dos móveis, “há uma tendência forte para os acabamentos em pé palito com torneamento de peças, braços, dando um desenho bacana no mobiliário. A Franco Bachot tem design bem interessante nessa linha.”, afirmou Sordi. Os pés mais finos, alongados e ligeiramente inclinados para fora imprimem charme às mesas, cadeiras, poltronas e booths.

3. Estofados com poucas estampas

A moda do momento são estofados com texturas, numa tonalidade similar ao linho, poucas estampas e cadeiras com cores sólidas. De acordo com o arquiteto, “a estampa é classificada e rotulada a um período. A partir do momento que ela sai da tendência, o mobiliário se torna obsoleto”. Por essa razão, o ideal é optar por figuras clássicas com o propósito de garantir que o design do mobiliário se perpetue por um tempo maior.

Além disso, é bom lembrar que o estofado não tem apenas a finalidade de dar conforto ao cliente e deixar o espaço mais bonito. A espuma tem função acústica, pois ajuda na absorção do som e diminui o eco de ambientes amplos.

4. Espaços temáticos

Por ser um ambiente diferente, muitos clientes entram em estabelecimentos temáticos movidos pela curiosidade. Portanto, a tematização de bares e restaurantes é uma tendência e funciona como uma espécie de isca de consumidores. Além disso, segundo João Vitor, “tematizar serve para validar o produto que o restaurante está vendendo”.

No caso de um restaurante japonês, por exemplo, o recomendado é optar por itens da cultura do país e mesclar com tendências em móveis contemporâneos. Não precisa ser literal. O essencial é que os móveis deixem os consumidores ambientados e que os elementos remetam à identidade do negócio.

5. Poltronas grandes com mesas de centro

João Vitor Sordi ressalta que “a hierarquia de mesa e cadeira está se quebrando”. Existe uma forte tendência para o uso de grandes sofás ou poltronas em capitonê com mesas de centro.

Geralmente, ambientes nesse estilo são projetados com o conceito de finger food em que as refeições são pequenas e fáceis de ingerir. “Funciona muito bem em ambientes litorâneos, onde as pessoas querem algo mais descomprometido”, afirmou.

Onde comprar móveis para bares e restaurantes de qualidade

Escolher o melhor fornecedor é uma das preocupações que você deve ter ao comprar mesas e cadeiras para o seu estabelecimento. E não poderia ser diferente: essa decisão pode causar impactos sérios no desempenho do seu negócio.

As cadeiras de uso doméstico, por exemplo, sofrem desgastes de seis a oito vezes menor que os assentos de um restaurante. Se você escolher fornecedores comuns para adquirir o mobiliário do seu estabelecimento, é provável que você tenha que trocar toda a estrutura em um prazo muito curto.

Para que o mobiliário dure, é essencial escolher itens de qualidade e procurar uma empresa que fabrique móveis específicos para esse fim. De acordo com João Vitor Sordi, “a experiência e o feedback do nosso cliente, quando usamos mobiliário com fabricantes especialistas é positivo, gerando tranquilidade”.

Ainda segundo o arquiteto, “a Franco Bachot oferece produtos com boa resistência, bom preço e, principalmente, com design interessante. Ela está investindo em design para restaurantes e bares, que compram em grandes quantidades”.

Acompanhar as tendências em móveis para bares e restaurantes é essencial para montar um estabelecimento de sucesso. Afinal de contas, além de dar conforto aos clientes, a mobília também é um elemento decorativo que deixa o ambiente mais bonito e acolhedor, e imprime identidade. No entanto, beleza não é tudo. Para que seu mobiliário dure, você precisa fazer escolhas inteligentes de design e fornecedor.

Se interessou pelas tendências em móveis para restaurantes? Então entre em contato com a Franco Bachot agora mesmo e conheça todas as linhas de mobiliários disponíveis. Você vai se surpreender!

cadeiras para restaurante

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend