Conecte-se conosco

Decoração

Bar temático: aprenda como montar um e os principais benefícios

A receita para a criação de um verdadeiro bar temático envolve doses de ousadia, criatividade, inovação, empreendedorismo e surpresa. Basta misturar tudo e servir como se estivesse entre amigos, em uma festa na sua casa. Mas como podemos definir um bar assim?

O bar temático, como o nome diz, é aquele inspirado — da decoração ao cardápio — em um determinado tema. E como diz a receita, é preciso ser criativo e ousar para surpreender os frequentadores do bar. Pelo Brasil, é possível encontrar bares que têm temas como gibis, bolsa de valores, seres mágicos e outros.

Quer aprender como montar um bar temático? Confira as principais dicas e conheça os benefícios de ter um empreendimento assim.

Por que ter um bar temático?

Muitos ramos de atuação têm um alto nível de concorrência. No caso de bares e restaurantes não é diferente. Por isso, quem empreende nesse ramo precisa surpreender não apenas o cliente, mas a concorrência. Apostar no elemento surpresa ajuda a manter seu negócio em constante destaque.

O bar temático instiga o cliente a conhecer um ambiente novo, que tem todo o potencial para surpreender — da decoração aos itens do cardápio. Basta que o empreendedor seja criativo e esteja bem assessorado por parceiros comprometidos com o sucesso do negócio.

Bares tradicionais têm o mesmo ambiente, propostas parecidas e competem, em muitos casos, entre aspectos como preço, qualidade do atendimento e pratos servidos. Contudo, os temáticos vão além e maximizam a experiência do cliente.

Por ser um lugar diferente para a maioria das pessoas, o bar temático instiga a descoberta. Ao oferecer o mesmo que os demais bares e ainda caprichar na experiência das pessoas, seu estabelecimento ganha mais pontos.

É o caso da mídia espontânea, na qual as pessoas compartilham nas redes sociais seus momentos mais especiais. Quem vai ao bar pela primeira vez deseja registrar o ambiente, os pratos, as bebidas — ou seja, a experiência em si.

Como montar um bar temático?

Escolha um tema

Primeira e mais importante decisão para tornar seu negócio um verdadeiro sucesso. Busque um que deixe as pessoas de queixo caído, com vontade de visitar o bar. Faça pesquisas sobre diferentes temas e escolha aquele que tiver mais afinidade.

Defina o ponto do bar

Outro aspecto importante que maximiza suas chances de fazer sucesso. O ponto do bar precisa ter acesso facilitado para o tipo de público que deseja alcançar. Em Belém/PA, por exemplo, o bar Escritório fica na região central da cidade — onde se encontra a maioria das empresas da cidade.

Faça um planejamento estratégico

Já que o bar temático se destaca do comum por ser diferente, não dá para apostar em aspectos como mobiliário, iluminação e ambientação que sejam comuns. Por isso, é necessário fazer uma extensa pesquisa de fornecedores que possam atender as necessidades do negócio e transformar em realidade o tema escolhido.

Separe o investimento necessário

A partir da definição dos pontos anteriores, você chega ao estágio onde torna-se possível saber qual é o investimento mínimo para tocar o negócio. Lembre-se que o bar temático tem uma estrutura diferenciada e que ele funciona a partir do acerto nos mínimos detalhes, o que requer um bom investimento inicial.

Ofereça o máximo de conforto

Para que seus clientes tenham o máximo de conforto em seu bar temático, é preciso investir em um mobiliário adequado — inclusive ao tema proposto. E para que você faça um bom investimento, busque móveis que tenham boa durabilidade e baixo custo de manutenção.

Capriche na iluminação

A iluminação é outro ponto que deve ganhar destaque em seu bar temático. Se sua aposta é a cultura nórdica e os vikings, por exemplo, lembre-se de que as tavernas daquela época eram um tanto sombrias. Logo, os pontos de luz podem focar nas mesas — facilitando a visualização do que é servido.

Prepare um cardápio especial

As opções do cardápio devem dar água na boca. Procure um profissional para elaborar o menu do seu bar temático e criar receitas que tenham a ver com o tema dele. Uma boa agência de comunicação pode transformar tudo isso em um livro convidativo para descobrir cada opção.

Treine sua equipe

Já que o seu bar não é do tipo tradicional, não tem porquê contar apenas com a experiência de colaboradores que já vêm de outros negócios. É preciso ir além e, nesse contexto, treinar e capacitar a equipe. Uma boa aula sobre o tema já ajuda a ambientá-los no negócio.

Invista na divulgação do negócio

Por ser temático, o bar deve contar com uma divulgação intensa nas redes sociais e meios de comunicação consumidos pelo seu público. Capriche nas fotos, coloque a localização dele nas redes e crie uma hashtag para que as pessoas compartilhem suas mídias quando estiverem nele.

Por que contar com a ajuda de uma empresa especializada?

Para que se torne real, o bar temático precisa do máximo de ajuda especializada — em várias áreas, desde a estrutura até a estratégia de comunicação. E no que tange o mobiliário, esse é um ponto mais que especial.

Como você precisa de criatividade para escolher o tema do bar, ele pode ser específico demais — o que vai dificultar seu acesso a determinados itens, como os móveis. Onde encontrar mesas e cadeiras que combinem com ele?

A boa notícia é que existem empresas especializadas como a Franco Bachot, que está no ramo de mobiliários para estabelecimentos como bares e restaurantes há quase 40 anos.

Assim, você pode contar com o apoio e conhecimento de marcas confiáveis, que dão o suporte necessário para o sucesso do seu empreendimento.

Ao montar um bar temático, você coloca no mercado um negócio que tem tudo para ser rentável. Siga as dicas compartilhadas neste artigo e transforme seu negócio em uma experiência inesquecível. Assine nossa newsletter e receba por e-mail outras dicas para o seu negócio.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend