Conecte-se conosco

Decoração

Bar temático: aprenda como montar um e os principais benefícios

Atualizado em 13/11/2019.

Se você está pensando em abrir um estabelecimento, que tal investir em algo diferenciado, como montar um bar temático? Muitos ramos de atuação têm um alto nível de concorrência. No caso de bares e restaurantes isso não é diferente. Por isso, quem decide empreender nesse ramo precisa surpreender não apenas o cliente, mas a concorrência.

A criatividade pode ser a principal aliada no sucesso do seu negócio. Questões que vão desde a decoração até a escolha dos ingredientes e nomes dos pratos servidos são atrativos à parte e tornam o local ainda mais diferenciado.

Quer aprender como montar um bar temático? Continue a leitura e confira as principais dicas!

O que é um bar temático?

O bar temático, como o próprio nome sugere, é um bar criado em torno de um determinado tema. A principal diferença para os estabelecimentos comuns é que o cliente vai em busca de uma experiência específica e não apenas pela comida e bebida do local. Por isso, é um tipo de negócio que demanda um esforço maior, mas que gera resultados igualmente superiores.

A quantidade de temas que podem ser utilizados é tão grande que fica mais fácil montar um bar temático inédito. Basta fugir de assuntos óbvios e preferir abordagens mais específicas. Isso torna-se um diferencial importante para o negócio e o envolvimento com as emoções dos clientes aumentam as chances de sucesso.

Por que ter um bar temático?

Bares tradicionais têm o mesmo ambiente, propostas parecidas e competem, em muitos casos, entre aspectos como preço, qualidade do atendimento e pratos servidos. Contudo, os temáticos vão além e maximizam a experiência do cliente.

Por ser um lugar diferente para a maioria das pessoas, o bar temático instiga a descoberta e, com ela, a mídia espontânea, na qual as pessoas compartilham nas redes sociais seus momentos mais especiais. Quem vai ao bar pela primeira vez deseja registrar o ambiente, os pratos, as bebidas — ou seja, o que viveram de especial ali.

Quais tipos de bares temáticos fazem mais sucesso?

A grande variedade de temas para montar um bar faz com que seja difícil escolher apenas um. Para garantir a originalidade do local, o ideal é escolher algo novo. A boa notícia é que alguns direcionamentos ajudam a unir o útil ao agradável!

A seguir, confira algumas dicas de tipos de bares temáticos que atraem mais visitantes.

Culturas de uma região ou país

Bares focados em uma determinada cultura investem na divulgação de uma região ou país. Pode ser um bar de culinária mineira montado em um estado do sul, ou um bar de cultura africana, que enalteça os costumes dos países daquele continente.

É uma forma de levar mais conhecimento sobre outras partes do mundo para os clientes. Já pensou nisso?

Tribos urbanas

As tribos urbanas são como microculturas desenvolvidas nas grandes cidades que formam grupos de pessoas com interesses em comuns.

Os temas são bastante variados e podem demandar esforços maiores ou menores de infraestrutura e decoração. Por estarem relacionados a um estilo de vida e uma ideologia, costumam ter uma clientela mais exigente, como os veganos e vegetarianos.

Amantes de um determinado assunto

Esses são os focos preferidos na hora de pensar em como montar um bar temático. A paixão por qualquer coisa impulsiona as pessoas. Os temas com maior apelo são aqueles que envolvem times de futebol, épocas específicas e personagens famosos de ficção — em especial os relacionados à cultura geek.

Como montar um bar temático?

Para montar um bar temático, algumas ações são as mesmas a serem executadas para qualquer tipo de estabelecimento do ramo alimentício. Entretanto, alguns detalhes precisam de mais atenção para garantir a qualidade da experiência oferecida no local. Veja quais são as principais providências a serem tomadas e saiba como começar!

Escolha um tema

Primeira e mais importante decisão para tornar seu negócio um verdadeiro sucesso é a escolha do tema. Busque um que deixe as pessoas de queixo caído, com vontade de visitar o bar. Para isso, faça pesquisas sobre diferentes temas, veja quais são os que estão em alta ou que têm menor concorrência.

Outro ponto importante na escolha é a sua afinidade com a temática pensada. Quanto mais você gostar dela, mais paixão será colocada no negócio. Você ganha a habilidade de pensar em como agradar seus clientes, pois sabe exatamente como gostaria de viver essa experiência. Use isso a seu favor!

Faça um planejamento estratégico

Já que o bar temático destaca-se do comum por ser diferente, não dá para apostar em aspectos como mobiliário, iluminação e ambientação que sejam comuns. Por isso, é necessário fazer uma extensa pesquisa de fornecedores que possam atender as necessidades do negócio e transformar em realidade o tema escolhido.

A escolha do ponto comercial também influencia em suas chances de fazer sucesso. O local do bar precisa ter acesso facilitado para o tipo de público que deseja alcançar. Em Belém/PA, por exemplo, o bar Escritório fica na região central da cidade — onde se encontra a maioria das empresas da cidade.

Separe o investimento necessário

A partir da definição dos pontos anteriores, determine qual é o investimento mínimo para tocar o negócio. Lembre-se de que o bar temático tem uma estrutura diferenciada e que ele demanda uma atenção especial aos detalhes, principalmente da decoração. Tudo isso pode influenciar seu investimento inicial.

Invista na estrutura e decoração

Não tem como montar um bar temático sem pensar na decoração. Afinal, é ela a responsável por transportar o cliente para dentro da experiência.

Imagine um bar vintage cheio de mesas e cadeiras de inox. Não faz nenhum sentido com a proposta e pode causar confusão nos frequentadores, não acha? Os detalhes são o grande diferencial. Pequenos objetos, sinais de aviso e até mesmo a escolha das cores são determinantes.

A iluminação é outro ponto que deve ganhar destaque em seu bar temático. Se sua aposta é a cultura nórdica e os vikings, por exemplo, lembre-se de que as tavernas daquela época eram um tanto sombrias. Logo, os pontos de luz podem focar apenas nas mesas — facilitando a visualização do que é servido.

Escolha um mobiliário adequado e de qualidade

Os móveis do seu bar precisam ser especiais. Mesas e cadeiras comuns podem não se adequar muito bem à proposta do ambiente e prejudicar a qualidade da experiência oferecida aos clientes. Eles devem estar em sintonia com as cores, materiais utilizados, tipo de acabamento e até mesmo nos modelos e formatos de cada item. É uma tarefa mais delicada e que requer o apoio de uma empresa de confiança.

Abuse da criatividade no cardápio

As opções do cardápio devem dar água na boca, mas também devem compor a experiência. Procure um profissional para elaborar o menu do seu bar temático e criar receitas que tenham a ver com o tema. Não se esqueça de criar nomes bem criativos para os pratos, que sejam divertidos e que representem o clima do local.

Treine sua equipe

Já que o seu bar não é do tipo tradicional, não tem porquê contar apenas com a experiência de colaboradores que já vêm de outros negócios. É preciso ir além e, nesse contexto, treinar e capacitar a equipe. Para começar, uma boa aula sobre o tema já ajuda a ambientá-los no negócio.

Adote uniformes personalizados e aposte na criação de personagens. Muitos temas permitem essa abertura e tornam tudo ainda melhor. Se você optar por um bar voltado para a cultura geek, os funcionários podem ser cosplays de heróis e personagens de quadrinhos, por exemplo.

Invista na divulgação do negócio

Por ser temático, o bar deve contar com uma divulgação intensa nas redes sociais e meios de comunicação consumidos pelo seu público. Capriche nas fotos, não esqueça de ajustar detalhes de contato (como telefone e endereço) e crie uma hashtag para que as pessoas compartilhem suas mídias quando estiverem nele.

Por que contar com a ajuda de uma empresa especializada?

Para tornar-se real, o bar temático precisa do máximo de ajuda especializada. Isso envolve várias áreas, desde a estrutura até a estratégia de comunicação. Dependendo do tema escolhido, muitos detalhes precisarão ser personalizados, o que demanda a parceria com empresas e fornecedores de qualidade e confiança.

Opte por empresas de renome e com experiência no mercado, como a Franco Bachot, que está há mais de 36 anos desenhando e fabricando móveis para restaurante, bares e hotéis de todo o país. Não arrisque a realização de um sonho tão importante. Avalie cada um dos seus parceiros com bastante cuidado.

Agora que você já sabe como montar um bar temático, o próximo passo é começar a tirar as suas ideias do papel. Siga as dicas compartilhadas neste artigo e faça do seu negócio uma experiência inesquecível para seus clientes. Em pouco tempo, você se tornará um empresário de sucesso!

Gostou do artigo? Então, assine nossa newsletter e receba por e-mail outros conteúdos como este.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend