Conecte-se conosco

Gastronomia

Conheça 13 petiscos vegetarianos para oferecer em seu bar

Oferecer petiscos vegetarianos no menu do seu bar ou restaurante é uma estratégia eficaz para atrair uma parcela das pessoas que excluem alimentos de origem animal do seu cardápio.

Para que você fique atento a essa tendência, trouxemos algumas sugestões de petiscos para o público vegetariano e vegano. Assim, seu estabelecimento amplia as opções de pratos oferecidos e atrai um público diversificado, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento.

Diferenças entre vegetarianos e veganos

Antes que você comece a por a mão na massa, é importante conhecer as peculiaridades desse público e saber, sobretudo, a diferença entre o vegetarianismo e o veganismo, para apresentar as opções adequadas e especificar corretamente a quem se destina no cardápio.

Isso evita que você cometa a imprudência de oferecer um petisco que utiliza leite, ovos ou algum outro ingrediente de origem animal para os adeptos do veganismo, cuja filosofia é mais “radical”.

Veganismo

Veganismo é um estilo de vida que não se restringe apenas à dieta. Esse grupo exclui o consumo de carne vermelha, aves, peixes, ovos, laticínios, mel, gelatina.

Também é avesso aos produtos confeccionados com couro, lã, lanolina, seda, além de produtos testados em animais (cosméticos, remédios). Repudia ainda os espetáculos onde a exploração animal é motivo de entretenimento — circo, touradas, zoológicos etc.

Vegetarianismo

Os vegetarianos optam por parar de comer qualquer tipo de carne (gado, peixe, frutos do mar, frango ou suínos), porém, sem deixar de lado proteínas de origem animal, como ovos e leite. Os tipos mais comuns de vegetarianos são:

  • ovo-lacto vegetarianos: esse grupo restringe o consumo de carne de animais, mas consome laticínios e produtos com ovos;
  • lacto-vegetarianos: os adeptos dessa categoria não consomem carne e ovos, mas incluem produtos lácteos na alimentação, como leite, queijo, iogurte, manteiga, entre outros;
  • ovo-vegetarianos: as pessoas com esse estilo de vida evitam todos os produtos de origem animal, exceto ovos;
  • vegetarianos estritos: não utilizam nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

Confira a seguir 13 sugestões para incorporar ao seu cardápio.

Sugestões de petiscos vegetarianos

1. Bolinho de queijo

O popular bolinho de queijo é a opção certa para quem pretende atender a essa crescente demanda. Tradicional, sua receita leva farinha, ovos, leite e margarina, e o recheio pede muçarela ou queijo branco a gosto. Uma alternativa é preparar a massa com arroz e servir com um molho picante de acompanhamento.

2. Bruschetta de molho pesto

Fatias de pão baguete tipo italiano untadas com azeite e cobertas com molho pesto são servidas com tomates sem pele e sem sementes cortados em cubo, marinados no alho e azeite. O pão também é guarnecido com queijo parmesão ralado e manjericão.

3. Empanadas vegetarianas

Que tal seguir o exemplo do restobar Doña Luz, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, e inserir no cardápio empanadas vegetarianas? A massa é similar à de uma esfiha fechada, recheada com palmito e queijo ou azeitona e champignon.

4. Mexican Style

O Mexican Style é uma porção de espigas de milho com creme de alho, parmesão, páprica e outras especiarias. Faça como o bar paulistano Me Gusta e agrade os mais diversos paladares.

5. Camembert em crosta de brioche

Peças de 80 gramas de camembert são congeladas para depois serem passadas no ovo batido e, em seguida, na farinha de brioche. Os queijos são fritos em óleo e azeite até que a crosta de brioche fique dourada.

A iguaria é servida em um prato coberto com seis folhas de endívias com as pontas para fora, temperadas com sal, pimenta, azeite e um fio de mel. Também são servidas fatias de maçã fugi sobre o queijo ao redor do camembert.

6. Bolinho de milho

Já experimentou juntar milho, farinha, margarina, ovos, leite, sal, caldo de legumes e bater tudo no liquidificador (no modo pulsar) para depois levar a mistura ao fogo, até desgrudar da panela? Esse é o modo de preparo deste petisco que promete angariar muitos adeptos.

Espere esfriar, para então, com as mãos molhadas, fazer bolinhas, aperte nas mãos para formar um disco e rechear com catupiry e modelar bolinhas novamente. Passe os bolinhos na clara de ovo e no macarrão cabelo de anjo bem quebradinho antes de fritar em óleo quente.

7. Coxinha vegana de jaca

Com poucos ingredientes você tem uma opção magnífica para quem aboliu não só a carne como também outros produtos de procedência animal (ovos, laticínios e mel). Para preparar o recheio dessa coxinha, você vai precisar apenas de jaca verde, alho, cebola, azeite, cheiro verde e curry.

Para a massa, basta ferver a água com os temperos e,  quando estiver em ebulição, juntar farinha de trigo até formar uma massa bem lisa; em seguida, acrescentar batata amassada. Depois de frio, é só modelar, rechear e fritar.

8. Polenta frita crocante

Esse prato dispensa apresentações. A tradicional polenta frita pode ser servida com diferentes molhos, além dos já conhecidos mostarda e barbecue. Use a criatividade para surpreender seus clientes.

9. Croquete de lentilha vermelha

Esse croquete reúne lentilha vermelha demolida e cozida, tofu marinado, farinha de arroz, azeite, sal, pimenta vermelha e noz-moscada, além de farinha de rosca. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador, modelar os croquetes, passar na água e, em seguida, na farinha de rosca antes de assar.

10. Espetinho de tofu marinado e legumes

Outra opção bem prática e rápida é montar espetinhos intercalando tomate cereja, além de abobrinha, tofu marinado, cebolas e cenouras em cubos. Tempere com azeite e curry e limão pepper antes de levar para grelhar por 10 minutos, ou até o tofu ficar grelhado.

11. Caldinho de abóbora com especiarias

Cozinhar uma abóbora japonesa na panela de pressão juntamente com gengibre, curry, anis estrelado, caldo de legumes caseiros e leite de coco caseiro podem render muitos elogios (e bons lucros).

12. Pastel de forno integral

Que tal um pastelzinho com massa de farinha integral e leite de coco, recheado com palmito, tomate picado, azeite de oliva, coentro, sal e pimenta a gosto? Uma versão rápida e fácil para substituir um clássico nacional. Seus clientes certamente irão aprovar.

13. Charutinhos de pera caramelizada

Basta cozinhar algumas peras por 2 minutos em uma calda feita com manteiga e açúcar para rechear, junto com o gorgonzola, os retângulos de massa filo que formarão o charuto. Depois de pincelá-los com manteiga, é só levar para assar entre 15 e 20 minutos e você terá um prato novo para oferecer ao seu público.

Principais benefícios de oferecer petiscos vegetarianos

Além de contribuir para um estilo de vida mais saudável de diversas pessoas, disponibilizar petiscos vegetarianos e veganos no seu bar aumenta a oferta de produtos, contribuindo para atrair uma clientela eclética, o que ajuda a aumentar as vendas, fidelizar clientes e aumentar o faturamento do negócio.

Abaixo, veja dois bons motivos para seu restaurante aderir aos petiscos vegetarianos imediatamente.

Satisfazer maior quantidade de clientes

De acordo com pesquisa do Ibope, 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos, sendo que, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro este percentual sobre para 16%. São cerca de 30 milhões de vegetarianos em todo o país. Então, por que não atrair esse público, cuja tendência é aumentar cada vez mais?

Ter opções variadas no cardápio

Ter mais opções no cardápio é um diferencial para o seu estabelecimento e contribui para alimentar um ciclo virtuoso: quanto mais opções de pratos, mais clientes, quanto mais clientes, mais vendas e, quanto mais você vende, maior é o seu faturamento. Copiou a receita?

Por falar nisso, se você gostou da ideia e pretende investir nesse segmento, consulte o site da Sociedade Vegetariana Brasileira para obter outras sugestões de preparos para cativar esse tipo de consumidor.

Ficou com água na boca, né? Este artigo apresentou apenas algumas sugestões de menu para você ampliar as opções do cardápio de seu bar e atender a uma clientela exigente e preocupada com questões ambientais.

Para se manter atualizado sobre a cultura e preferências de diversos públicos, leia também outro post publicado aqui no blog, sobre as curiosidades da culinária japonesa. Vale muito a leitura!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gastronomia

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend