Conecte-se conosco

Gastronomia

Conheça as principais tendências da gastronomia para 2019

Estar atento às tendências da gastronomia para 2019 é essencial para manter a competitividade diante das mudanças ocasionadas pelo comportamento do consumidor, que agora quer rapidez e versatilidade também na hora de comer.

A busca por um estilo de vida saudável, por exemplo, vem ganhando cada vez mais adeptos e está por trás da maior parte das tendências sinalizadas neste post.  São novidades que estão redesenhando o cenário gastronômico e por isso você precisa conhecê-las.

Confira as principais tendências e veja se o seu restaurante está em sintonia com esses movimentos. Afinal, o consumidor é a razão da sua existência.

Restaurantes de alta gastronomia na rua

O conceito de comida de rua é agora um fenômeno culinário. Ganhou terreno e seguidores em todas as partes do mundo.

Os food trucks encontraram seu lugar em todos os tipos de eventos, parques e ruas, onde é possível encontrar propostas gastronômicas deliciosas e interessantes.

Agora, muitos restaurantes (e chefs) da alta gastronomia estão criando uma versão chique e barata de seu menu para se aproximar de um consumidor em busca de uma cozinha de assinatura a preços acessíveis.

Uma oportunidade interessante para levar a culinária de alto padrão aos amantes da comida de rua.

Mindfoodness

Uma tendência que vem com força é a dieta consciente, também conhecida como alimentação mental, que tem a ver com a maneira como nos relacionamos com a comida que comemos.

Essa tendência está em harmonia com o saudável e com a busca do equilíbrio entre corpo e mente por meio do que ingerimos todos os dias. Os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes da origem dos alimentos e, assim, pedem transparência na rotulagem dos produtos para poderem ser devidamente informados sobre sua origem, composição e os processos pelos quais foram desenvolvidos.

Realfood

Sob o slogan “mais mercado e menos supermercado” o #Realfood (com a hashtag incluída) é uma das tendências que vai invadir as redes sociais em 2019.

O movimento prioriza a compra de alimentos “mais reais” e o consumo deles em seu estado mais natural possível.

Em acordo com essa tendência está a comercialização de produtos orgânicos locais e de proximidade, a fim de reduzir a cadeia de compra e ser mais amigável ao meio ambiente.

O declínio no uso de alimentos industrializados permitirá aos chefs e redes de food service se destacarem ao oferecer pratos com ingredientes frescos, naturais e, preferencialmente, orgânicos.

Alimentos “raw” (crus)

Essa tendência californiana traz um detalhe importante: legumes, nozes de todos os tipos e alimentos ricos em amido, além de carnes e peixes, serão servidos crus.

A falta de cozimento ajuda a preservar melhor os nutrientes: proteínas, carboidratos, os lipídios, minerais e vitaminas.  Além de saudáveis, alimentos crus ajudam muito na apresentação dos pratos, o que aguça os sentidos dos clientes.

Portanto, em 2019, a habilidade de explorar os alimentos na sua forma mais natural será muito apreciada pelos chefs.

Algas, flores e brotos

Uma das tendências da gastronomia para 2019 são as algas. A valorização e o aumento do consumo de algas como wakame, spirulina, ágar-ágar, nori e cochayuyo começaram a ser percebidos pouco a pouco.

Nos últimos anos, novos produtos surgiram no mercado com base nessas algas. Também, sempre são divulgadas as propriedades e benefícios para a saúde.

Flores comestíveis e brotos fazem parte da tendência de alimentos saudáveis ​​e orgânicos. Primeiro começaram a ser usados ​​com frequência em restaurantes para decorar pratos da alta gastronomia e, depois, seu consumo se expandiu pouco a pouco até chegar à cozinha caseira.

Bowls

Os bowls são bastante versáteis, perfeitos tanto para um lanche rápido quanto uma refeição mais completa. É capaz de agradar tipos diferentes de pessoas, atraídos pela novidade.

Além disso, permitem boa apresentação do alimento, o que torna esse tipo de prato bastante adequado para delivery e “grab and go”.

Bowls de frutas, smoothies e saladas em porções generosas estarão muito mais em alta em 2019 e atrairão muito a atenção dos millenials, com o aumento significativo de pedidos feitos pelos aplicativos de entrega.

Grab and go

O “grab and go” é um nicho de alto valor e bastante comum mundo afora, mas aqui no Brasil, tem muito mercado para avançar. A essência desse conceito é ofertar alimentos mais saudáveis e frescos embalados de forma prática que valorize o alimento.

Essa tendência é reflexo do estilo de vida agitado dos consumidores e suas famílias, que vivem cada vez mais ocupados, exigindo mais conveniência, especialmente quando se trata de obter refeições.

Assim, disponibilizar opções “grab and go” em restaurantes é uma maneira de atender o público que não quer gastar muito tempo comendo no estabelecimento.

Delivery

Facilitar a vida do cliente tornou-se essencial, por isso o delivery se manteve forte em 2018 e continuará crescendo em 2019.

Refeições que antes eram consumidas apenas no salão do restaurante, hoje podem ser facilmente pedidas via aplicativos (iFood, Rappi e Uber Eats, entre outros) para ser entregue na casa do cliente. Essa expansão se dá em todos os segmentos da gastronomia, inclusive o das sobremesas mais requintadas.

A falta de embalagens adequadas foi um dos maiores entraves na expansão do delivery em 2018. No entanto, embalagens especiais vêm sendo desenvolvidas para atender essa necessidade.

Em 2019, refeições completas poderão ser consumidas em casa sem o menor esforço e sujeira na cozinha. Ou seja, almoços e jantares especiais em família ou com os amigos não dependerão mais da ida aos restaurantes. Seus clientes poderão pedir seus pratos preferidos e recebê-los no conforto de suas casas.

Uma análise mais detalhada revela o grande potencial dessas práticas isoladas e, sobretudo, interconectadas, permitindo ao empresário pensar em estratégias complementares para proporcionar experiências memoráveis ao seu público-alvo.

Este artigo apresentou as tendências da gastronomia para 2019 fundamentais para o sucesso de um empreendimento food service, permitindo, além de atrair, fidelizar o cliente e, consequentemente, expandir o faturamento do negócio.

E você, o que achou dessas práticas? Seu restaurante já adotou alguma dessas estratégias? Compartilhe sua experiência conosco, deixe um comentário no post! Vamos adorar saber um pouco mais sobre você!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gastronomia

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend