Conecte-se conosco

Gestão

Aumentar vendas de um restaurante: conheça 6 dicas imperdíveis

Para aumentar vendas de um restaurante existem muitos fatores que precisam ser considerados. Além de um prato bem elaborado e de um ambiente aconchegante, o consumidor pode ser atraído até pela forma como você descreve os itens do cardápio.

Seu negócio tem potencial para crescer, contudo, é necessário direcionar esforços para que seus clientes vivenciem uma experiência única. Por isso, preparamos este artigo que lista algumas dicas importantes quando o assunto é a maximização dos lucros.

Continue a leitura e conheça 6 dicas matadoras para aumentar as vendas do seu restaurante.

1. Capriche no atendimento

bom atendimento começa antes de o cliente chegar ao seu restaurante. É fundamental que a sua equipe esteja preparada para atender telefonemas e responder dúvidas que chegam por e-mail e redes sociais.

Na recepção, um colaborador deve fazer as honras da casa, desejar boas-vindas e direcionar, com agilidade, o cliente à mesa. Caso haja um tempo de espera, ele precisa ser informado. Também é importante que os garçons passem por treinamentos além do básico sobre como servir, conhecendo lições de etiqueta, técnicas de vendas e modos ao atender clientes. Isso ajuda a aumentar o faturamento de um restaurante.

Simpatia e cordialidade são características fundamentais no atendimento ao cliente. Durante a interação com os frequentadores do seu restaurante, os garçons precisam manter um clima leve no ambiente.

2. Propicie boas experiências

Para que os clientes vivenciem experiências positivas no seu restaurante, é necessário colocar em prática ações que despertem os sentidos — tanto durante as refeições quanto nos outros momentos.

Utilize estímulos sensoriais para criar experiências inesquecíveis. O ambiente precisa de uma boa decoração, bem como o conforto necessário para que seus clientes se sintam à vontade. O visual dos pratos também deve ser caprichado. Valorize a mistura entre a textura e o sabor dos alimentos para que cada refeição seja única. Se possível, coloque um elemento que surpreenda o cliente.

Treine a equipe de garçons para que eles orientem seus clientes sobre as melhores técnicas para degustar um prato, como, o modo certo de cortar um lagostim ou o melhor vinho para acompanhamento da refeição, por exemplo.

3. Saiba elaborar o cardápio

Evite o uso do cifrão nos preços do seu cardápio. Preços desencadeiam sentimentos negativos associados com o gasto de dinheiro — algo que deve ser compensado com a experiência oferecida em seu restaurante.

Outra dica que melhora o seu cardápio é o uso de números quebrados. Deixe-o mais limpo colocando os preços sem os centavos. Isso evita que o cliente associe esses valores à falta de qualidade ou tentativa de enganar.

O menu precisa ser bem descrito. Explique os pratos de maneira leve, destacando as qualidades dos sabores e texturas. Cardápios explicativos aumentam as chances de o consumidor se sentir satisfeito após a refeição. Os pratos também podem trazer associações para que conquistem os clientes. Quando o nome remete a alguém, por exemplo, desperta o interesse pelo toque pessoal ou jeito com o qual o prato é feito.

4. Ofereça boas sugestões

Por mais que o seu restaurante seja conhecido, nem todo mundo sabe exatamente o que vai pedir. Esse é o motivo que o leva a capacitar sua equipe para oferecer boas sugestões, tanto de pratos quanto harmonizações. O cardápio pode cumprir parte desse papel, apontando, por exemplo, quais combinações são as mais pedidas. O mesmo vale para as bebidas, que ajudam a limpar o paladar e tornar a refeição perfeita.

Quando o cliente pedir um drink e, por exemplo, um dos ingredientes estiver em falta, o garçom deve ter a capacidade de sugerir uma substituição ou consultar o chef para saber o melhor a oferecer.

Vale destacar que as sobremesas também têm vez nas sugestões, assim como uma xícara de café expresso. Por isso, é essencial que sua equipe conheça o cardápio a fundo para, desse modo, oferecer o melhor aos clientes.

5. Crie promoções

Outro modo de aumentar vendas de um restaurante se dá por meio da criação e divulgação de promoções. Faça com que seu negócio participe ativamente de sazonalidades como Dia das Mães, dos Namorados e até Black Friday.

Datas comemorativas e outras sazonalidades despertam o sentimento de oportunidade nos clientes, pois eles ficam mais dispostos a consumir. Prepare um menu especial ou promova uma mudança temporária nos preços.

Uma das formas de aproveitar as promoções é a definição de um dia da semana para que certos pratos tenham um preço menor. Pode ser exatamente aquele dia com menos movimento, para atrair mais consumidores.

Se a sua cidade tem eventos gastronômicos, como aqueles que fecham um pacote com entrada, prato principal e sobremesa por um valor fixo, converse com os organizadores para que o seu restaurante possa participar.

6. Tenha um serviço de entrega

Pedir comida em domicílio é um hábito comum do brasileiro. Por isso, os serviços de entrega são uma tendência que não para de crescer — principalmente com a presença cada vez maior de smartphones e outros dispositivos inteligentes. Essa é uma maneira de proporcionar aos clientes a qualidade dos seus pratos e a experiência do restaurante, mesmo que eles não estejam dentro do estabelecimento.

O atendimento delivery é associado, mais que justamente, com o fator comodidade. O consumidor pode ter acesso a um prato bem elaborado sem sair de casa e enfrentar filas, ou seja, no conforto do próprio lar.

Disponibilizar um serviço de entrega também gera economia para o cliente e para o restaurante, pois seus custos de produção não aumentam e o espaço físico não sofre alteração — enquanto o consumidor deixa de gastar com combustível e estacionamento.

Com as dicas compartilhadas neste artigo, você consegue aumentar as vendas do restaurante, mas é imprescindível manter seu padrão de qualidade.

Para tornar seu restaurante ainda mais atrativo, separamos este artigo que mostra dicas práticas, como a escolha de um tema, a importância da comunicação visual e a iluminação do ambiente. Não deixe de conferir!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend