Conecte-se conosco

Gestão

Conheça os 9 passos para montar um pub de sucesso

Sabe como montar um pub de sucesso? O termo “pub” faz referência à expressão inglesa “public house”. No português, ela é traduzida como local público. Esses locais geralmente atraem muitos jovens e costumam ter uma clientela fixa. Muitas pessoas optam por esse tipo de estabelecimento devido a sua proximidade de casa ou do trabalho, disponibilidade de algum tipo de cerveja ou graças ao ambiente.

Sem dúvida, montar um espaço de sucesso é um grande desafio, pois é necessário pensar em vários pontos. Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post abordaremos os principais fatores que ajudarão o seu pub a se destacar no mercado. Vamos lá?

1. Estudar a concorrência

O primeiro passo, antes de abrir um estabelecimento, é conhecer os concorrentes. Essa prática possibilitará que você fique preparado para enfrentá-los no futuro. Nessa etapa, vale a pena fazer o mapeamento dos arredores, listar os pubs, bares e restaurantes do entorno. Identifique também os serviços que eles oferecem aos clientes, como refeições, bebidas, atividades musicais, eventos, festas etc.

Ainda é fundamental ficar por dentro das tendências do mercado. Isso possibilitará que você se destaque no setor. Na área de pubs, o público comum são os jovens, principalmente nos momentos de happy hour (descontração pós-trabalho) ou nos eventos de confraternização. Mas a clientela mais velha também não deve ser esquecida. Nesse caso vale servir pratos e bebidas mais tradicionais.

2. Escolher um bom local

Optar pela localização do seu pub é uma tarefa complicada, porém muito importante. Ela influenciará diretamente o resultado do estabelecimento. Nessa etapa a primeira coisa a ser estudada é: onde o público-alvo está situado na cidade? É fundamental que você esteja próximo dele. Outro fator de importância se relaciona com a quantidade de pessoas que passam pela região.

Vale ressaltar que quanto mais visto o estabelecimento, mais as pessoas o conhecerão e aumentam-se as chances dos consumidores entrarem. Por isso, prefira regiões de grande movimento e de fácil acesso, onde qualquer pessoa, de qualquer região consiga chegar com facilidade.

3. Oferecer serviços diferenciados

Um dos pontos mais importantes para se pensar ao montar um pub, é analisar a possibilidade de oferecer serviços distintos, pois isso ajudará a diferenciar o seu estabelecimento da concorrência.

Essa estratégia ajudará você a atrair mais clientes. Para que esse objetivo possa ser alcançado, é possível disponibilizar alguns benefícios, como oferecer descontos ou cortesias aos consumidores que frequentam o espaço regularmente, preços promocionais para os aniversariantes e uma área vip aos clientes que gastam acima de um valor determinado.

4. Entender sobre as questões legais

Além das questões que envolvem o funcionamento das instalações e o relacionamento com os consumidores, é preciso estar atento aos pontos legais. Para o pub abrir conforme as leis vigentes é necessário ter o alvará de funcionamento, estar atento à legislação sanitária, possuir a  licença do Corpo de Bombeiros e ter o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

5. Ter um ambiente aconchegante

O pub se diferencia das casas noturnas e dos bares por oferecer um ambiente confortável e intimista. Nesse local é possível ouvir uma boa música, sem dificuldades na conversa, ou seja, sem precisar gritar para que as outras pessoas possam escutar.

Alguns estabelecimentos famosos do Brasil se distinguem dos demais por contarem com uma decoração personalizada. Uma das possibilidades para enfeitar o ambiente é procurar um tema e usá-lo em todos os detalhes. Caso a temática seja um personagem de história em quadrinhos, por exemplo, o espaço pode ser decorado com quadros das cenas dele, mesas e guardanapos com as frases ditas por ele, entre outros detalhes.

6. Escolher bem os móveis

Sem dúvida alguma, os móveis são peças importantíssimas na identidade do pub, pois eles influenciam diretamente o ambiente que se deseja proporcionar. Por isso, invista em peças aconchegantes. Se o local for espaçoso, você pode optar por cadeiras e mesas maiores. Caso contrário, é preferível escolher móveis menores para não atrapalhar a circulação das pessoas.

A disposição das peças ainda deve ser pensada conforme o objetivo que se pretende atingir. Os lugares que costumam receber casais com frequência, por exemplo, podem preferir uma disposição que priorize a privacidade e proporcione um clima adequado às duas pessoas.

7. Focar em um nicho específico

Caso a região que você pretende montar um pub já conte com vários estabelecimentos comerciais desse estilo, uma boa alternativa é focar em um público específico. Você pode iniciar um pub, por exemplo, destinado às pessoas que apreciam rock, pagode, pop internacional ou Música Popular Brasileira (MPB).

Porém, vale lembrar que a decisão de escolher um nicho não deve ser baseada apenas no fato de você preferir um determinado tema. É importante também fazer um estudo com o objetivo de observar se o local conta com um público interessado em consumir os produtos ou serviços que se pretende oferecer.

8. Optar por um bom cardápio

Por se tratar de um estabelecimento que serve comidas e bebidas, é importante estar com atenção total ao cardápio. Ele não deve ser escolhido apenas pelo gosto pessoal. Nessa etapa é importante analisar se a produção é viável e se há demanda pelo produto por parte dos clientes.

Além disso, é necessário saber quais são os pratos mais vendidos. Espetos, por exemplo, dão lucro ou prejuízo? Caso o desempenho não seja positivo, eles devem ser retirados do cardápio. Vale ressaltar ainda a importância de, regularmente, incluir novidades no menu para que possa conquistar mais clientes.

9. Investir nas datas especiais

Vale muito a pena aproveitar as datas comemorativas com objetivo de oferecer eventos especiais aos clientes. Isso ajuda a manter a fidelidade dos consumidores que vão ao estabelecimento e atrair pessoas que ainda não conhecem o local. Nesse contexto, você pode aproveitar algumas datas, como o Dia dos Namorados, Halloween, Natal, Páscoa, entre outras.

Nem sempre é fácil montar um pub, mas adotando algumas estratégias aumentam-se as chances do seu estabelecimento se destacar no mercado. Entre as principais práticas estão o estudo da concorrência, a escolha de locais estratégicos, oferecer serviços diferenciados e o foco em um determinado segmento.

Você gostou das dicas sobre como montar um pub? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos incríveis como este, em primeira mão, no seu e-mail.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend