Conecte-se conosco

Decoração

Ao comprar mesas e cadeiras para restaurantes, o que avaliar?

Você já pensou na importância dos móveis para restaurante? Mais que uma boa comida, esse estabelecimento deve fornecer um ambiente aconchegante para fidelizar clientes e chamar a atenção de novos consumidores. A questão é: como chegar à melhor escolha?

Essa resposta passa por vários quesitos — que serão listados neste post. O objetivo é mostrar que é por meio da mobília que você pode criar um ambiente requintado, confortável e que contribui para o desenvolvimento da identidade do seu negócio.

Então, que tal sanar suas dúvidas sobre o assunto e começar a pensar na melhor alternativa para o seu caso? Acompanhe!

Qual a importância de comprar os móveis adequados para seu restaurante?

Talvez você duvide, mas a escolha dos móveis interfere diretamente no desempenho de um negócio e é um fator essencial na concepção de um ambiente. Vários aspectos demonstram essa relação e o primeiro deles é o ponto de contato entre o estabelecimento e o cliente. Esse contato se concretiza fisicamente nos móveis, que influenciam o tempo de permanência do consumidor no local.

É por isso que cabe ao mobiliário a responsabilidade de promover o acolhimento dos clientes. Esse tipo de receptividade, inclusive, é uma decisão estratégica, que deve estar alinhada à proposta e ao conceito do restaurante. Por exemplo: em alguns modelos de negócio, é vantajoso que o consumidor não ocupe o lugar por muito tempo. Nesses casos, há ausência de produtos estofados que tornariam tudo mais aconchegante.

Além desse critério, existe a composição do estilo. Os móveis também cumprem o papel de promover a climatização e estética do ambiente. Fica claro, portanto, que eles são responsáveis por influenciar a experiência do consumidor.

É importante destacar que quanto mais tempo o cliente permanece no ambiente, mais precisará ser o seu ticket médio, pois os custos gerados ao restaurante aumentam. Esse raciocínio precisa estar presente no momento de escolher o mobiliário do seu negócio, com o propósito de evitar impactos negativos à liquidez final, ou seja, à capacidade de rendimento financeiro em curto prazo.

O que avaliar ao escolher os móveis para seu restaurante?

O primeiro aspecto a ser considerado é a relação do mobiliário com a proposta de negócio. Tudo o que compõe esse plano é relevante, pois pressupõe o sucesso ou o fracasso do estabelecimento.

Diante desse contexto, é imprescindível considerar alguns critérios na hora de escolher os móveis para seu restaurante. Quer saber quais são eles? Confira!

Tipo de negócio

Os móveis podem ser lindos, mas nem todos são apropriados para o seu negócio. Os restaurantes são ambientes com grande circulação de pessoas. Por isso, é natural que o mobiliário sofra um desgaste acentuado e precise ser substituído periodicamente. Essa questão deve estar bem clara no momento de definir se as opções disponíveis realmente servem para o ambiente.

Qualidade e durabilidade

O ideal é sempre focar no custo-benefício para que a baixa durabilidade do móvel evite a perda do dinheiro investido.

Além do uso intensivo, que abordaremos adiante neste artigo, considere que será necessário submeter os móveis a uma rotina de limpeza constante, o que costuma acelerar o esgaste dos materiais utilizados.

O ideal é que o mobiliário escolhido tenha uma estrutura reforçada e bom acabamento. Assim, a vida útil da mobília será mais longa e a substituição dos itens será realizada com uma frequência menor.

Ergonomia e acabamento

O nível de conforto dos móveis é determinante para experiência dos clientes do estabelecimento. As características mais impactantes no conforto de um móvel são a ergonomia e o acabamento.

Móveis que possuem uma boa ergonomia proporcionam ao usuário maior comodidade postural. Características nobres de acabamento, como tecidos especiais e acabamentos com texturas diferenciadas, também aumentam a sensação de conforto e estimulam um maior tempo de permanência no estabelecimento.

No entanto, há modelos de negócio em que estimular a rotatividade de clientes pode ser mais vantajoso do que o aumento do tempo de permanência. Prolongar a permanência do cliente no local só é interessante se o ticket médio do restaurante for alto o bastante para justificar um nível de serviço mais elevado.

Tipo de culinária

A comida servida em seu restaurante também pode influenciar na escolha dos móveis. Combinados, os dois aspectos constituem grande parte do conceito do local e são ferramentas importantes para criar propostas inovadoras.

Você pode aliar pratos mais modernos com um ambiente montado com um mobiliário contemporâneo, ou pratos mais tradicionais com móveis clássicos, ou inverter totalmente esta lógica para criar uma proposta totalmente nova.

Medidas

Os móveis devem caber perfeitamente no ambiente disponível, sem que o local fique altamente sobrecarregado e com pouco espaço de circulação. Por isso, tenha atenção nas medidas e proporções dos móveis para garantir o máximo de eficiência.

As mesas, por exemplo, precisam ter aproximadamente 75cm de altura. Para decidir as dimensões do tampo, é preciso considerar o número de lugares que se deseja ter no restaurante, o espaço disponível e o tipo de serviço oferecido. Veja nas tabelas abaixo as dimensões recomendadas para cada caso:

Para restaurantes self-service:

Acomodação Tampos redondos Tampos quadrados Tampos retangulares
2 lugares Ø80cm 80x80cm não indicado
4 lugares Ø100cm 100x100cm 80x120cm
6 lugares Ø120cm não indicado 80x140cm
8 lugares não indicado 150x150cm 80x180cm
10 lugares não indicado não indicado 80x240cm

 

Para restaurantes a la carte:

Acomodação Tampos redondos Tampos quadrados Tampos retangulares
2 lugares Ø100cm 100x100cm não indicado
4 lugares Ø120cm 100x100cm 80x120cm
6 lugares Ø140cm não indicado 110x120cm
8 lugares Ø160cm 150x150cm 110x180cm
10 lugares Ø180cm não indicado 110x240cm

 

As medidas apresentadas nos quadros são apenas para referência, podendo variar de acordo com a especificidade de cada projeto.

Já as cadeiras podem ter assentos com 39cm a 51cm de largura, enquanto assentos mais amplos são encontrados em poltronas. Essa é uma decisão que impacta diretamente no conforto do cliente e deve ser tomada com base no tempo estimado de permanência no estabelecimento, no tamanho escolhido para os tampos das mesas e do espaço disponível no salão.

Matéria-prima

Os móveis devem ser confeccionados em materiais específicos que sejam duráveis e resistentes. Os metais oxidáveis como o aço carbono e o ferro sofrem em regiões litorâneas devido à maresia.

Móveis fabricados com metais resistentes à corrosão, como o alumínio e o aço inox, costumam ser mais caros. As madeiras de alta densidade são mais resistentes que as madeiras comuns e,  quando recebem tratamento especial para redução da umidade, se tornam mais leves e resistem bem em regiões de maresia.

Como escolher o melhor fornecedor para seus móveis?

Um bom fornecedor precisa pensar na especificidade de cada produto para garantir que a sua demanda seja cumprida.

Em um restaurante, cada cadeira é submetida a um desgaste de seis a oito vezes maior do que em um ambiente residencial. Por isso, o móvel precisa ter uma construção reforçada, inclusive no que se refere a estofamentos e tecidos.

Em um ambiente comercial, é pouco usual ter móveis com nível de conforto semelhante ao de móveis residenciais, que são fabricados com técnicas de estofaria que, embora proporcionem maior conforto, não apresentam durabilidade apropriada para uso profissional.

A parte estrutural do móvel também deve considerar uma exigência maior em termos de capacidade de carga e resistência ao uso repetitivo. Essas são especificidades que devem ser consideradas desde o momento em que o móvel é projetado.

Os móveis desenvolvidos pela Franco Bachot, por exemplo, são projetados para esta finalidade específica. Por isso, a empresa desenvolveu inclusive uma exclusiva tecnologia de fixação para reforçar a estrutura das cadeiras, chamada Solid-fix.

Para definir o seu fornecedor, portanto, o melhor caminho é pesquisar a respeito e verificar se a sua especialidade é a fabricação de móveis para fins comerciais. A experiência no ramo possibilita o acumulo de conhecimentos sobre este mercado e leva o fornecedor a desenvolver o melhor móvel para esta finalidade.

Por isso, uma atitude indispensável na hora de escolher o seu fornecedor de mesas e cadeiras para restaurantes é fazer uma pesquisa junto aos clientes de cada fabricante, para descobrir se ficaram satisfeitos com aspectos como o atendimento, a qualidade dos móveis e o serviço de pós vendas oferecido.

O resultado de seguir as dicas apresentadas e aliá-las à escolha de um bom fornecedor de móveis será um impacto positivo na experiência do consumidor e um maior potencial de fidelização, o que tende a resultar em aumento de lucro e a agregar valor ao negócio.

E então, está pronto para escolher os melhores móveis para restaurante? Entre em contato com a Franco Bachot e conheça mais sobre as linhas e as características dos mobiliários disponíveis.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend