Conecte-se conosco

Decoração

Descubra como preparar o restaurante para o Dia dos Namorados

Muitos casais preferem celebrar a data mais romântica do ano em um jantar a dois. Contudo, não são apenas os apaixonados que sentem frio na barriga diante dessa celebração, os empresários também ficam na expectativa. Afinal, precisam saber como preparar restaurante para o Dia dos Namorados.

Por se tratar de um dia especial, a demanda será maior que nos dias habituais. Portanto, é necessário realizar algumas mudanças a respeito do dia a dia do restaurante para que tudo corra bem.

Pensando em ajudá-lo a planejar suas ações, atrair um público significativo para o seu estabelecimento e aumentar as vendas, preparamos dicas infalíveis. Acompanhe!

Elaborar um cardápio especial

A data pede um menu específico, preparado exclusivamente para a celebração, pois dificilmente alguém que sai para jantar fora em comemoração pedirá pratos tradicionais.

Alguns alimentos são mais indicados para compor o cardápio de jantares românticos, como massas, carnes nobres e frutos do mar. Além disso, é importante que haja uma boa carta de vinhos.

Uma dica é fechar um menu premium com preço fixo: entrada, prato principal e sobremesa. Assim, você ganha flexibilidade para oferecer um preço final interessante, em virtude da venda por escala.

Pense também na possibilidade de oferecer pratos alternativos inéditos, livre de carnes vermelhas, por exemplo. Dessa forma, seu restaurante mostra que está atento às mudanças de tendências na sociedade e conquista perfis de consumidores mais específicos, como os veganos, por exemplo.

Oferecer brindes e descontos

Alguns mimos podem fazer grande diferença, ajudando a fidelizar clientes. Uma opção é oferecer chocolates em formato de coração para o casal degustar.

Se couber no orçamento do seu restaurante, por que não ofertar um drink ou uma garrafa de vinho por conta da casa? O mesmo vale para outros produtos que tornem o clima ainda mais especial.

Outra tática para incentivar os clientes a comemorarem a data no seu estabelecimento, é investir em cupons de desconto. Aproveite, inclusive, para promover os pratos da temporada.

Sejam pratos requintados a preços mais acessíveis ou um buquê de rosas para fechar a noite com chave de ouro. Use a criatividade para agradar quem escolheu o seu restaurante para celebrar um dia tão singular.

Treinar a equipe de funcionários

Como se trata de algo diferenciado do que é feito diariamente, é importante que todos os funcionários estejam preparados para atender bem as demandas desse tipo de comemoração.

Por isso, deixe claro a importância do evento para o restaurante e faça um treinamento para garantir a preparação da equipe para receber o público, realizar todo o atendimento e contornar os imprevistos que possam surgir.

Além de treinar os colaboradores para esse momento de alta procura, preparar o restaurante para o Dia dos Namorados envolve dar atenção à recepção, implementando sistemas de senhas eletrônicas, disponibilizando um hall aconchegante de espera e capacitando os garçons para atuarem em ritmo intenso e de maneira coordenada. Pode ser que seja preciso, inclusive, contratar funcionários temporários.

Criar uma ambientação para a data

O Dia dos Namorados costuma ser comemorado com jantares super românticos no mundo todo. Para não fazer feio na hora de receber os seus clientes, procure inovar na elaboração da ambientação.

Uma decoração diferenciada auxilia a compor o clima do ambiente, tornando-o aconchegante e agradável, o que ajuda a encher o seu estabelecimento. Então, capriche na ornamentação. Escolha opções que tenham relação com a data, para despertar o romantismo dos clientes.

Aposte na cor vermelha, tanto em velas como flores e tudo o que puder deixar o ambiente mais poético. Uma sugestão é utilizar arranjos florais mais sofisticados, com rosas e outras espécies que denotem romantismo. Belas taças de vinho também costumam ser fundamentais na ocasião.

Oferecer música ao vivo

Música não pode faltar em um jantar romântico, sendo assim, explore música ao vivo instrumental, se possível, com piano, flauta ou violino, por exemplo. Essas escolhas são muito elegantes e românticas.

Caso seu estabelecimento não comporte música ao vivo, nada impede que o som seja ambiente. Nesse caso, opte por músicas românticas e em um volume agradável, para que os clientes possam conversar entre si.

Adotar estratégias de divulgação

Por ser um dia extraordinário, divulgue as ações promocionais em todos os canais de comunicação. Abaixo, apresentamos algumas recomendações.

Facebook

Essa rede social permite realizar uma série de ações para atrair clientes no Dia dos Namorados, como nos exemplos a seguir:

  • promoções especiais — Uma maneira de animar seus clientes antes do grande dia é publicar no seu mural, oferecendo uma garrafa de vinho de presente ou duas sobremesas pelo preço de uma, por exemplo. A estratégia ajuda a criar expectativas e aumentam as chances do cliente fazer uma reserva;
  • concurso — Disponibilize um jantar grátis para duas pessoas por meio de um sorteio na plataforma, no qual os usuários participam ao deixar informações, como o endereço de e-mail. Assim você aproveita para aumentar a base de contatos do seu restaurante, fundamental para as ações de marketing do restaurante;
  • menu especial — Criar expectativa entre os seus seguidores é uma excelente tática para aumentar as reservas. Para isso, basta publicar fotos e vídeos anunciando o que está preparando para esse dia.

Instagram

Concursos são perfeitos para engajar o público nessa rede social. Sendo assim, promova uma competição na qual seus clientes/seguidores sejam estimulados a publicarem uma foto romântica e marcá-la com a hashtag criada exclusivamente para essa disputa.

Aquele que obtiver mais curtidas ou o comentário mais romântico, por exemplo, será o felizardo, que ganhará um delicioso jantar para o Dia dos Namorados.

E-mail

O e-mail marketing é uma publicidade direta com boas taxas de abertura, o que costuma trazer excelentes resultados. Portanto, uma maneira de divulgar o seu evento é enviando uma mensagem que desperte a atenção de seus clientes, convidando-os a participar de seus concursos ou reservar uma mesa no seu restaurante para a comemoração.

Resumindo: é importante que você prepare o seu estabelecimento com antecedência. Providenciar as mudanças necessárias e divulgar o que você preparou para a celebração, de forma antecipada, faz com que você tenha menos preocupações na data. Assim, o rendimento do seu negócio também será melhor.

Ao seguir as dicas deste artigo, preparar restaurante para o Dia dos Namorados se tornará mais fácil, ajudando a captar clientes e recuperar os lucros do período.

Agora, assine a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos e relevantes para o seu negócio, direto no seu e-mail!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend