Connect with us

Gestão

Treinamento de garçons: como ajuda no desenvolvimento do negócio?

Bares e restaurantes têm metas em comum, e a principal é a satisfação do cliente. Para alcançá-la, é preciso ir muito além de servir saborosos pratos e bebidas, pois o atendimento é tão importante quanto a qualidade da comida. Por isso, é fundamental que o seu negócio invista no treinamento de garçons.

Os garçons são responsáveis por duas etapas importantíssimas no conjunto que causa a impressão dos clientes — a primeira e a última. Muita coisa pode acontecer entre o momento em que um cliente chega para escolher uma mesa até a hora do pagamento da conta. Sendo assim, é fundamental que exista uma boa relação entre ambos.

Continue a leitura e descubra como o treinamento de garçons ajuda no desenvolvimento do negócio!

Qual é a importância do garçom no seu negócio?

Ser garçom não é somente carregar bandeja. Contudo, infelizmente, não são todos os proprietários e gerentes de bares e restaurantes que compreendem o sentido dessa afirmação.

Assim como outras profissões, o garçom tem seu papel e faz parte da coletividade responsável pelo desenvolvimento do seu negócio. Ele é o agente que lida com o cliente — aquele que costuma não ver ou experimentar o produto antes de comprar.

Por esse motivo, o garçom é como um vendedor. Ele precisa ser comunicativo e saber instigar o cliente, comportando-se de maneira educada para que cada momento no restaurante se transforme na melhor experiência possível.

Por que investir no treinamento de garçons?

Tendo em vista a importância do atendimento para o seu negócio, é fundamental garantir que seus clientes tenham uma experiência inesquecível nesse e em outros quesitos. Contudo, é preciso investir na capacitação e treinamento de garçons.

Para estabelecer e manter um alto nível de qualidade no seu negócio, existe um conjunto de ações que devem estar alinhadas — desde o ambiente aconchegante e com móveis confortáveis até o atendimento dos profissionais.

E como são vendedores, os garçons precisam ser treinados e capacitados para que atendam prontamente o cliente. Isso confere a eles capacidade de se antecipar aos problemas que possam surgir, agindo de maneira segura para resolvê-los.

Quais são os principais tipos de treinamento?

Vendas

O principal produto do seu negócio precisa ser vendido da maneira correta. Por isso, o garçom deve aprender o máximo de informações sobre os pratos, harmonização com bebidas e técnicas de negociação e convencimento.

Atendimento

Educação, gentileza, postura e cuidados com a vestimenta são aspectos básicos que envolvem o atendimento ao cliente. Somente um profissional que sabe aplicar esses conceitos em seu cotidiano consegue se apresentar da maneira correta.

Aprimoramento

Não basta treinar e capacitar seus garçons uma vez. É preciso reciclar os conhecimentos com certa frequência, pois novidades surgem a todo instante — do modo como o consumidor se comporta às tecnologias adotadas pelo negócio.

Quais são os benefícios desse investimento?

Atração e fidelização de clientes

Bem atendidos, os clientes vão voltar mais vezes ao seu bar ou restaurante. A partir daí, outros virão por indicação com a expectativa de serem atendidos com a mesma qualidade que seus amigos.

Geração de mídia espontânea para o negócio

Isso acontece porque o consumidor atual, quando tem uma experiência extremamente positiva ou negativa, deseja compartilhá-la em suas redes sociais — gerando mídia espontânea para seu estabelecimento.

Redução de absenteísmo e rotatividade

Treinados e capacitados, os garçons obterão mais sucesso em suas rotinas, o que colabora com a satisfação desses profissionais e a consequente redução do absenteísmo (faltas e atrasos) e rotatividade (demissões).

Aumento das vendas

Como consequência dos pontos abordados até aqui, seu negócio presenciará uma melhora significativa nas vendas — aumentando a quantidade de recursos que permite a valorização da equipe e o sucesso do trabalho.

Quando investir em treinamento para garçons?

Os garçons são a cara e a voz do negócio, portanto, é fundamental que você invista no treinamento deles antes de começar a operação do estabelecimento. Se o seu bar ou restaurante já estiver funcionando, não tem problema. Ainda há tempo!

O treinamento de garçons deve acontecer com frequência para alinhar o nível de qualidade de todos os profissionais, inclusive aqueles que já vieram com experiência. Afinal, muitos podem ter atitudes viciadas e indesejadas de outros negócios.

Sendo assim, você deve investir no treinamento dos seus profissionais assim que for possível, pois isso evita o surgimento de problemas de relacionamento com os clientes e já deixa a equipe alinhada.

Como treinar esses profissionais?

O processo de treinamento de garçons pode acontecer dentro e fora do negócio. Se você obtiver o conhecimento necessário em um curso, por exemplo, pode servir de agente multiplicador entre os membros da equipe.

Compartilhe técnicas de venda com os garçons, indicando pratos e bebidas que possam melhorar a experiência do consumidor e, ao mesmo tempo, aumentar o valor gasto por ele. Ensine e teste também o conhecimento sobre os pratos da casa.

Frequentemente, faça perguntas sobre as opções do cardápio para garantir que os profissionais estejam com o conhecimento em dia. E como gestor do negócio, dê o exemplo tanto para os mais novos quanto para os garçons antigos.

Onde encontrar bons treinamentos?

Existem muitos cursos, presenciais e online, de treinamento e capacitação para garçons. Uma rápida pesquisa na rede já traz como opção a realização do treinamento no seu negócio pela internet ou em uma escola.

Independentemente do tipo de curso, é fundamental que você conheça a grade curricular e que tenha uma certificação — pois essa é uma maneira de garantir a aprovação e o reconhecimento do colaborador.

A grade curricular desse curso deve atender aos pontos que foram abordados neste artigo, além de suprir as necessidades do negócio. Desse modo, você conduz os profissionais pelo caminho desejado e alcança os resultados esperados.

Lembre-se que o treinamento de garçons possibilita o desenvolvimento desses profissionais e do seu negócio, que terá as vendas maximizadas por meio de um atendimento de qualidade e convidará outras pessoas para experimentá-lo.

Aproveite para ler aqui outro artigo que mostra como você pode investir na qualificação de colaboradores que trabalham no seu bar ou restaurante, com dicas para obter o máximo de sucesso com seu negócio!

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend