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Entenda como calcular e aumentar a margem de lucro em hotel

Empreender no setor de hotelaria é enfrentar novos desafios a cada dia. Entre todos eles, a gestão financeira é um dos mais importantes, visto que ela é a responsável por manter o negócio próspero e saudável. O cálculo da margem de lucro em hotel deve estar afiado para que as decisões estratégicas sejam tomadas com base nas informações corretas.

Mas, afinal, como deve ser feito esse cálculo? É o que você vai conferir neste artigo! Veja quais são os pontos que precisam ser envolvidos e quais estratégias adotar para maximizar a margem de lucro da empresa.

Como calcular a margem de lucro corretamente?

Antes de tomar qualquer atitude no sentido de melhoria, o primeiro passo é entender o cenário atual. O cálculo da margem de lucro é simples: o lucro é tudo aquilo que sobra dos valores faturados após retirados os custos. A grande questão que demanda uma atenção especial é na composição desses custos. Cada detalhe importa.

Veja a seguir duas considerações importantes de serem seguidas.

Conheça todos os custos fixos e variáveis

Resumidamente, toda empresa tem custos fixos e variáveis. Os fixos são aqueles que independem do volume de produção ou de vendas para sofrerem grandes alterações. Os exemplos mais comuns são os pagamentos de aluguéis e dos funcionários que integram a equipe mínima de atendimento.

Os custos variáveis estão diretamente relacionados, no caso de hotéis, com o volume de vendas e reservas. Em épocas de alta temporada, é preciso contratar mão de obra temporária, abastecer a despensa com mais alimentos e produtos de higiene e limpeza e pagar a mais em contas de abastecimento de água e energia, por exemplo.

A natureza do negócio influencia muito mais na definição do que é fixo ou variável. O mais importante é que todos os custos sejam considerados na hora de fechar as contas. É isso que garante que o empresário não tenha surpresas desagradáveis ao comparar os valores planejados com os realizados no final de cada mês.

Considere as diferenças entre as temporadas

Muitos hotéis e pousadas passam por momentos diferentes ao longo do ano, conforme a sazonalidade. Locais no litoral são mais buscados no verão, enquanto pousadas em região de serra fazem mais sucesso no inverno. Essas mudanças no volume de procura interferem na composição de custos dos estabelecimentos.

Os mais afetados são os custos variáveis. Afinal, o aumento na quantidade de hóspedes requer uma estruturação mais robusta para que não aconteça queda na qualidade dos serviços. São mais funcionários, frequência maior de limpeza e atenção redobrada na execução das tarefas rotineiras.

Como aumentar a margem de lucro em hotel?

Chegar no cálculo correto da margem de lucro é apenas o primeiro passo. Depois de levantar todos os custos, o gestor responsável pode acabar descobrindo que a margem está bem abaixo do esperado.

A boa notícia é que existem diversas estratégias para melhorar essa situação, como você vai conferir logo abaixo.

Aposte em vendas diretas

As vendas diretas são uma excelente forma de minimizar os custos de intermediação entre os hóspedes e o hotel. Para isso, é importante contar com um time de marketing e de vendedores próprios, focados na venda de pacotes e promoções.

Além de reduzir o impacto das taxas de agências de turismo, essa forma de atuação ajuda a empresa a se colocar mais próxima de seus clientes e a conhecer melhor o mercado. O ganho de conhecimento serve como base para a adoção de estratégias cada vez melhores.

Use a tecnologia a favor do negócio

A tecnologia já oferece muitas vantagens para o setor hoteleiro. A mais utilizada são os sites de reservas, que aumentam a visibilidade do hotel e garantem mais segurança aos clientes. Muitos desses sites também contam com aplicativos para smartphone, o que facilita ainda mais a vida de quem faz as reservas.

Fortaleça a presença digital da empresa por meio do site, blog e redes sociais. Invista em marketing de conteúdo e atraia os próximos hóspedes com maior antecedência. Leve informações relevantes até eles e gere mais proximidade. Isso fará com que eles se preparem melhor para o momento de decisão e tenham o seu estabelecimento como prioritário.

Busque um diferencial

O mercado de hotelaria é bastante concorrido, por isso o diferencial é uma característica de muito valor. É preciso oferecer algo que faça com que as pessoas prefiram o seu hotel ao concorrente, e o fator preço não tem sido suficiente para os consumidores atuais. Ofereça algo de valor intangível, principalmente voltado para a experiência dos hóspedes.

Tudo começa no primeiro contato, facilitando o acesso às informações relacionadas à reserva, promovendo um atendimento de excelência e garantindo total apoio ao longo do processo de compra. Durante a estadia, o cuidado nos detalhes e a entrega de mimos são boas táticas.

Os custos com iniciativas nesse sentido são compensados pelo aumento no valor agregado ao serviço. As diárias podem ser reajustadas sem haver a perda de clientela, que será mais fiel e promotora do estabelecimento.

Ajuste sua capacidade

Outra forma de aumentar a margem de lucro em hotel é reduzindo os impactos dos custos fixos. Isso é feito otimizando a capacidade de ocupação, de forma a reduzir a ociosidade, principalmente nos períodos de baixa temporada.

Reserve parte do local para ser utilizado apenas nas altas temporadas, assim a área de manutenção é reduzida e os hóspedes são melhor atendidos. Quando as reservas forem mais volumosas, adote formatos adaptáveis de quartos, com acréscimos de camas e conversão das de casal em de solteiro. São mais hóspedes a cada temporada utilizando a mesma estrutura.

Por que o planejamento orçamentário e financeiro é tão importante?

Todas essas medidas são bastante eficientes, mas é o planejamento orçamentário e financeiro que sustenta todas elas. Anualmente, é preciso fazer um balanço de tudo o que aconteceu financeiramente na empresa para entender melhor os custos reais e os ganhos obtidos no período.

Com base nessas informações, fica mais fácil elaborar um plano para gerenciar melhor o negócio, prevendo com mais precisão os custos de cada mês e os momentos mais adequados para realizar investimentos.

Com atenção aos custos fixos e variáveis, você conseguirá calcular a margem de lucro em hotel de forma muito mais fácil e tranquila. Releia as dicas deste artigo e comece a aplicá-las em seu estabelecimento o quanto antes. Veja o seu hotel ganhar valor de mercado e hóspedes cada vez mais satisfeitos e fiéis!

Se você gostou deste conteúdo e quer se aprofundar um pouco mais nesse assunto, confira, neste nosso outro artigo, como fazer uma gestão hoteleira mais eficiente.

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