Conecte-se conosco

Gestão

Happy hour em restaurante: como usar para atrair mais clientes?

Já pensou em promover happy hour em restaurante? Depois de um longo e cansativo dia de trabalho, uma semana cheia de compromissos ou estressante, nada melhor do que passar um tempo na companhia dos amigos, em um ambiente agradável, com boa comida e bebida.

A tática é uma boa pedida para recarregar as energias dos clientes e aumentar o faturamento do seu empreendimento também.

Continue a leitura e descubra por que você deve adotar essa prática!

Qual a importância do happy hour em restaurantes?

O termo happy hour (“hora feliz”) surgiu durante a Primeira Guerra Mundial como uma forma de entreter os marinheiros americanos, ajudando a se distraírem um pouco e esquecerem por um tempo a vida em alto-mar.

Depois de um longo tempo, o happy hour foi ressignificado. Atualmente, representa um momento destinado à confraternização entre colegas de trabalho após o expediente e é bastante comum no Brasil.

Assim, tem-se uma excelente opção para transformar os horários que não são regulamente frequentados em um forte período para vendas, além de se destacar da concorrência e cativar um público novo.

O evento é tão tradicional entre os paulistanos que o portal Visite São Paulo idealizou o movimento Somos Todos Happy Hour, no qual bares, restaurantes e hotéis pode oferecer promoções, ofertas e descontos, das segundas às quintas-feiras.

Quais são as vantagens dessa prática?

Conheça as principais vantagens desse tipo de estratégia para o seu restaurante e não perca tempo.

Aumenta as vendas

Engana-se quem pensa que esse tipo de ação é mais apropriado para botequins. A tática é explorada, inclusive, por restaurantes franceses, conhecidos por atender um público mais refinado.

Por isso mesmo, não titubeiam ao servir ostras, canapés de salmão e um bom espumante. Ou seja, entender o seu público é fundamental para oferecer uma boa experiência e ampliar as vendas.

Estende o horário de atendimento

Pensar no público que aproveita o fim de tarde para tomar um drinque e petiscar com os amigos é uma forma de explorar outros nichos do negócio. Pensando no happy hour em restaurante, alguns estabelecimentos passaram a abrir mais cedo e incluíram aperitivos no cardápio. Ao mesmo tempo, outros começaram a fechar um pouco mais tarde, visando atrair as pessoas que desejam terminar o dia com estilo.

O horário em que acontece o happy hour é relativo e varia de acordo com a preferência do proprietário do restaurante. A maior parte prefere começar o serviço logo depois do fim do expediente comercial, às 18h, com uma duração média de duas a três horas.

Como utilizar a estratégia para atrair mais clientes?

Para se destacar da concorrência, é preciso estar atento ao perfil dos clientes e potenciais consumidores. Veja a seguir algumas dicas para agradar um público diversificado.

Elabore um cardápio especial

Boa comida é essencial para atrair mais pessoas para o seu restaurante. Sendo assim, pense em um cardápio diferenciado para este momento. As porções são os pratos mais solicitados e podem ser divididas entre o grupo. Os lanches e sanduíches também agradam bastante.

Que tal oferecer aspargos ao forno, cogumelos salteados, bagels recheados de salmão defumado, cream cheese e mostarda, salpicão de polvo e lagosta. Assim como tartar de tomate com bacalhau são alguns pratos servidos em restaurantes renomados que mostram que é possível ir além dos pastéis, quiches e bolinhos de queijo.

Atente também para a variedade de bebidas, como cervejas e vinhos de boa qualidade para que todos se satisfaçam.

Realize promoções

Esse fator está listado entre os motivos que mais fazem os clientes retornarem ao restaurante. Oferecer preço promocional em determinados pratos do cardápio ou  drinques e pratos em dobro é uma boa estratégia para fazer com que os clientes escolham o seu bar entre tantos outros.

Portanto, ofereça promoções que sejam atrativas para o público e rentáveis para o negócio. Uma dica é oferecer dois drinques e um tira-gosto à escolha por um preço X, por exemplo. Também pode montar um combo com bebidas e uma porção.

Opções mais tradicionais, como dois chopes pelo preço de um, drinques pela metade do preço e, ao comprar um balde de cerveja, levar uma porção de petiscos são algumas sugestões de ofertas que podem contribuir na divulgação e reconhecimento do seu estabelecimento.

Use a criatividade para criar promoções e atrair ainda mais clientes. Porém, antes de lançar qualquer campanha desse tipo, faça um bom planejamento e calcule a sua margem de lucro. Assim, você não abaixa demais os preços e evita o prejuízo.

Afinal, é importante oferecer boas promoções que sejam atrativas para o público e que sejam rentáveis para o seu negócio.

Promova um ambiente agradável

A primeira coisa que o consumidor observa quando está em busca do lugar perfeito para o happy hour com os amigos é o ambiente dos restaurantes. Sendo assim, montar um espaço agradável é essencial para que possam existir momentos memoráveis de descontração.

Considere também a presteza e gentileza no atendimento, organização e o som do ambiente para que as pessoas possam conversar tranquilamente.

Ofereça atrações diferenciadas

Contar com música ao vivo, um comediante ou, até mesmo, a transmissão de jogos e campeonatos pela TV são maneiras de contribuir ainda mais para a assiduidade dos clientes, pois possibilitam o clima de descontração tão esperado para o momento. Alternativas não faltam.

Promova karaokê, jogos de perguntas ou qualquer outra forma de entretenimento que combine com o perfil do seu público. Vale apostar também em um espaço kids — parquinho com brinquedos — para receber as crianças enquanto os pais curtem o happy hour.

Determine dias e horários específicos

Os happy hours costumam acontecer durante a semana e horário em que as pessoas estão encerrando o expediente (entre 18 e 20 horas). Nesse intervalo de tempo, a clientela costuma ser reduzida, e o movimento desses dias também costuma ser menor quando comparado ao fim de semana.

Por isso, é importante investir em algo diferenciado especificamente para tal ocasião. Isso significa oferecer um cardápio exclusivo ou incrementar as porções com doses extras de acompanhamento.

Essas são algumas táticas que despertarão nos clientes o desejo de comparecer ao restaurante nessa faixa de horário específica.

Diante da concorrência, é preciso estar atento aos detalhes e buscar alternativas para fidelizar o consumidor. As dicas deste artigo vão ajudar a fazer do happy hour em seu restaurante um evento memorável.

Para aumentar o faturamento do seu negócio, aprenda a criar um programa de indicação de clientes acessando este nosso outro post.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend