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Aprenda como criar um programa de indicação de clientes para restaurantes

Um programa de indicação de clientes pode aumentar a lucratividade do seu restaurante. Quando é bem executado, proporciona um fluxo constante e, dependendo da situação, crescente.

Isso porque o consumidor atual dá muita importância às opiniões de outras pessoas, o que pode até se sobressair em relação à preferência pessoal ou a ações de marketing. Vêm daí a necessidade e a oportunidade de criar um programa de indicação. De acordo com dados do Instituto Wharton, a estratégia contribui com 18% na retenção de clientes, em média — mesmo considerando que o impacto seja a curto prazo.

Assim, a criação de um programa de indicação tem se mostrado uma excelente ação de marketing, pois contribui também com as vendas e maximiza o potencial do boca a boca, conquistando novos clientes a partir da experiência dos atuais.

Ficou interessado no assunto e deseja obter resultados similares? Então, continue a leitura e aprenda como criar um programa de indicação de clientes para restaurantes.

Tenha um direcionamento

O investimento em anúncios e publicidade nem sempre traz o resultado esperado e isso acontece pela falta de direcionamento em sua mensagem. Afinal, o que você quer dizer ao seu público?

O programa de indicação de clientes para restaurantes é uma ação de marketing mais direcionada, pois transmite a mensagem clara de que seu negócio quer conhecer os amigos dos clientes.

A partir desse direcionamento, torna-se mais fácil orientar o cliente sobre a ação que você deseja que ele tome. Isso pode ser ainda mais facilitado em determinados momentos, como você verá nos demais tópicos.

Solicite indicações

Antes de iniciarmos com as dicas, é fundamental destacar que uma indicação pode, simplesmente, acontecer. Uma experiência positiva no seu restaurante pode estimular o desejo de um cliente indicá-lo para um amigo ou familiar.

Mas o fato é que a maioria das indicações acontecerá quando você fizer algo que estimule isso. A maneira mais básica de fazer isso é pedindo — o que pode ocorrer durante o pagamento da conta ou na despedida do restaurante.

O garçom ou outro profissional pode questionar se o cliente foi bem atendido, se está satisfeito ou se pretende retornar algum dia. Diante de uma resposta positiva, o pedido pode ser feito de maneira gentil.

Ofereça suporte

Nossa primeira dica foi básica, não é verdade? Por isso, é fundamental que você não se limite à ela. Trata-se apenas de um primeiro passo, pois o segundo é oferecer um suporte para que a indicação seja feita.

Redes sociais, aplicativos, panfletos, cartões de visita ou o site do restaurante podem funcionar como ferramenta para que ocorra a indicação. Durante o pedido, basta complementar que esse processo pode ser feito, por exemplo, online.

Aliás, existe uma enorme vantagem em pedir que a indicação seja feita na web: as pessoas acreditam mais na experiência relatada por outros clientes do que pelas marcas. Sendo assim, abra seus canais online para comentários.

Faça parcerias

Você já ouviu falar sobre os influenciadores digitais? Eles são pessoas que têm muitos seguidores e utilizam suas redes sociais para expressar opiniões, fazer análises e influenciar outros indivíduos.

Alguns deles, principalmente os que têm menos seguidores, trabalham com o sistema de permuta. Você pode fechar uma parceria para fornecer um almoço ou jantar e, em troca, pedir a avaliação de seu restaurante nas redes sociais.

Essa é uma forma muito eficaz de alcançar novas pessoas. Mas é importante que você escolha um influenciador que tenha a ver com seu público. Se ele fica em uma cidade turística, por exemplo, o influenciador pode ser do segmento de viagens.

Ofereça incentivos

Grandes redes de restaurantes estão investindo bastante em um programa de indicação de clientes baseado na oferta de incentivos. Em 2018, no australiano Outback, o cliente poderia ganhar um chopp no dia do amigo.

A ação de marketing de indicação pedia que os clientes, por meio de um link específico, tirassem uma foto com seus amigos e apresentassem, assim que chegassem no restaurante.

Uma foto com mais de quatro amigos era o equivalente ao maior tamanho de chopp disponível. Além disso, esse restaurante é conhecido pelos combos para grupos — o que indiretamente estimula a indicação.

Participe de eventos ou promova o seu

Eventos gastronômicos são excelentes oportunidades para você estimular o marketing de indicação e atrair novos clientes. Um dos mais conhecidos nacionalmente é o Restaurant Week.

O evento tem como objetivo fornecer o melhor da gastronomia a preços democráticos. Por isso, os restaurantes participantes preparam um menu especial com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo.

Seu restaurante ganha ainda mais projeção, pois muitos veículos de comunicação divulgam o evento, além da participação do público, que compartilha os pratos e as oportunidades em suas redes sociais.

Outra maneira de aliar o programa de indicação de clientes com um evento é criar o seu. Aproveite datas comemorativas para elaborar um cardápio especial e pedir que seus clientes mais assíduos indiquem amigos.

Mensure suas ações

Solicitar uma indicação, oferecer algo em troca ou fechar uma parceria com um influenciador digital são ações que podem render bastante, mas merecem atenção total em relação à mensuração.

Não adianta estimular o programa de indicação de clientes e deixar de conferir os resultados — sem saber o que de fato está dando certo ou errado. É preciso calcular a taxa de sucesso da sua estratégia.

O cálculo dessa taxa é simples: separe o total da receita que foi gerada a partir da ação de indicações e divida pelo custo total do programa. Quanto maior for o número, melhor! Isso demonstrará o seu sucesso.

O programa de indicação de clientes é uma excelente oportunidade para seu restaurante direcionar esforços para uma estratégia que pode obter resultados incríveis, por meio do marketing de incentivo e boca a boca. Observe que ele cria o ambiente favorável para que o seu público se torne defensor da marca — divulgando-a pessoalmente ou online para amigos, familiares e conhecidos.

Lembre-se de que oferecer uma experiência cada vez melhor ao cliente faz parte do estímulo para que as indicações aconteçam. Portanto, saiba, neste outro artigo, como ela pode ser incrementada com a implementação de um cardápio eletrônico.

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