Conecte-se conosco

Gestão

Acessibilidade nos restaurantes: entenda a importância

Em algum momento da sua gestão, você já parou para pensar se está realmente atendendo a todos os públicos possíveis? Você acha que contribui o suficiente para a acessibilidade nos restaurantes e que seu estabelecimento está perfeito? Se a resposta foi não para ambas as perguntas, então é melhor rever alguns conceitos urgentemente.

De maneira geral, a acessibilidade é a garantia de que as pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida terão as melhores condições para permanecer em um determinado espaço.

Se você deseja tornar seu restaurante mais atrativo e respeitar todas as condições de acessibilidade, preparamos um miniguia com as principais questões a respeito do tema. Acompanhe a leitura e confira!

Afinal, por que é importante tornar o estabelecimento acessível?

Muito mais do que transformar o seu estabelecimento em um restaurante aconchegante, a preocupação com a acessibilidade é uma forma de cumprir o que rege a nossa legislação brasileira.

De acordo com a Lei 13146/15, qualquer pessoa que tenha algum tipo de deficiência tem direito à igualdade de oportunidades. É essa lei que ajuda a promover uma sociedade mais justa.

Por mais simples que seja, a atitude de tornar o ambiente acessível para os mais diversos públicos demonstra que você se preocupa com a inclusão e que quer proporcionar a mesma experiência para todos os frequentadores. Essa preocupação, melhora a mobilidade no ambiente e o espaço se torna, inclusive, mais amplo e confortável para funcionários e clientes.

Além disso, abre espaço para a contratação de funcionários com algum tipo de deficiência, o que contribui com a participação dessas pessoas no mercado de trabalho, reforça o espírito de equipe e garante um ambiente de trabalho mais humanizado.

Como fazer isso de forma adequada?

A princípio, é preciso seguir a NBR 9050, uma norma regulamentadora que tem como propósito estabelecer critérios técnicos a respeito das condições de acessibilidade em relação aos ambientes, às edificações, aos mobiliários, aos equipamentos etc.

Seguir as especificações que constam na norma é a garantia de adequação do seu restaurante, sem correr o risco de receber multas ou, até mesmo, ser fechado por descumprir a lei.

Você deve investir na melhoria da experiência do cliente que tenha algum tipo de dificuldade para se locomover até o estabelecimento. Isto é, precisa construir rampas para facilitar o acesso dos cadeirantes do lado de dentro e fora, barras de segurança nos banheiros para idosos e outras pessoas que tenham dificuldade de estabilidade, balcões mais baixos, cardápio em braile, entre outros aspectos básicos, que você pode conferir com mais detalhes aqui.

Por que fazer o planejamento correto dos móveis?

Não é segredo que os móveis são fatores essenciais na concepção de um lugar . No que se refere à acessibilidade nos restaurantes, a escolha certa dos móveis conta muito para contribuir com a mobilidade de cadeirantes, deficientes visuais e outras pessoas que tenham dificuldades de locomoção.

Estabelecer um bom projeto, que objetive a acessibilidade, pode significar muito para o restaurante, visto que vai tornar o ambiente adaptável para todos os públicos e permitir uma circulação confortável no espaço.

Como fazer o planejamento do posicionamento dos móveis?

Pensar em acessibilidade diz respeito tanto às pessoas que tem necessidades especiais permanentes, quanto às que tem necessidades especiais momentâneas ou alguma dificuldade de locomoção.

Sendo assim, a disposição dos móveis no estabelecimento deve cumprir algumas regras para que todos possam realizar suas refeições sem problemas.

O mobiliário precisa garantir aos ocupantes uma boa circulação, principalmente para usuários de cadeira de rodas. A altura das mesas deve ser de 0,75 m e devem permitir a aproximação frontal necessária para fazer a refeição, ou seja, possibilitar que a cadeira de rodas avance até 0,50 m da mesa.

Os móveis no geral devem ser projetados para que não sejam um obstáculo e também não apresentem componentes de risco, como arestas, cantos perfurantes etc.

Quais os cuidados necessários em relação à acessibilidade nos restaurantes?

O posicionamento dos móveis deve respeitar as condições de acessibilidade de forma a não causar acidentes e nem caracterizar segregação.

Por exemplo, vamos imaginar que você queira utilizar adequadamente um booth em seu restaurante e destinar esse espaço para pessoas obesas. Porém, é preciso lembrar de não isolá-las dos demais clientes para não caracterizar discriminação.

Cada poltrona, cadeira ou mesa deve deixar uma rota acessível e respeitar as normas de uso equitativo, flexível, intuitivo e representar um baixo esforço físico.

Tenha atenção em reservar, no mínimo, 5% das vagas para pessoas com mobilidade reduzida e jamais impeça a entrada de deficientes visuais portando um cão guia, pois, conforme a Lei 13.146, eles são permitidos de entrar acompanhados de seus donos em qualquer estabelecimento.

Quais benefícios em tonar o local acessível para todos?

Se você segue todas as regulamentações indicadas, fica muito mais fácil agradar os clientes no seu restaurante e atrair bons comentários, avaliações positivas na internet e, consequentemente, o aumento nas vendas.

Mostrar que você se preocupa com todos os tipos de público faz com que o seu estabelecimento se diferencie no mercado e esteja à frente dos concorrentes que não priorizam esses aspectos.

Um bom atendimento é meio caminho andado para fidelizar a clientela, mas ter móveis que sejam bonitos, confortáveis e que respeitem as limitações de cada pessoa faz uma diferença enorme. Tenha em mente que, para ser referência no nicho em que atua, é indispensável agir conforme a legislação e proporcionar um ambiente agradável e aconchegante para seus clientes.

Caso tenha dificuldades de implantar as devidas mudanças, procure a prefeitura para esclarecimento ou uma consultoria especializada para dar todo o suporte necessário. Além disso, não se esqueça de utilizar móveis de qualidade e contar com a expertise de quem entende do assunto para fornecer o que há de melhor no mercado.

O que achou deste artigo a respeito da acessibilidade nos restaurantes? Gostou das informações que trouxemos e quer ter acesso a outros conteúdos? Então, aproveite e se inscreva agora mesmo em nossa newsletter para acompanhar as novidades do setor.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Gestão

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend