Conecte-se conosco

Decoração

Fator elegância: como usar essa estratégia para um restaurante de sucesso

Um restaurante de sucesso é feito de muito trabalho, talento e detalhes. Entre eles, o fator elegância tem uma relevância significativa no que diz respeito à atração e à conquista dos clientes mais exigentes.

Para agradar a esse público e fortalecer a marca do seu restaurante no mercado, alguns cuidados devem ser tomados desde a sua concepção. A elegância vai muito além de uma decoração cara ou do uso de materiais requintados. Ela deve fazer parte da alma do local e ser algo que se sente naturalmente ao adentrar no recinto.

Se você está pensando em inaugurar um restaurante para atender a esse tipo de clientela, este artigo vai ajudar. Continue a leitura e veja que o segredo do sucesso está nos detalhes!

Estabeleça um conceito para o ambiente

A elegância está diretamente relacionada à capacidade de combinar elementos em um local de forma que eles estejam em sintonia. O primeiro passo para conseguir isso é determinar um estilo específico a ser seguido para que o conceito do ambiente seja mais claro para todos.

Existem diversos estilos de decoração no mercado, mas alguns deles são mais associados ao fator elegância. Veja a seguir!

Estilo clássico

O estilo clássico é considerado um dos mais elegantes. Nele, são priorizados os ambientes mais espaçosos, que consigam acomodar de forma confortável o mobiliário, que tende a ser maior.

O uso de materiais mais nobres é outra marca característica. Madeiras mais escuras, detalhes em dourado e pedras, como o mármore, são uma boa pedida. Estampas florais e listras em tons pastel podem ser utilizadas no papel de parede ou no tecido dos mobiliários.

Estilo vintage

O vintage ganhou mais força nos últimos anos e resgata elementos decorativos das décadas de 1950 a 1970. O fator elegância desse estilo está nos detalhes de objetos, como um telefone, um abajur e quadros com características hollywoodianas nas paredes.

O foco desse estilo é trazer um sentimento nostálgico e prazeroso, que mexa com o emocional dos clientes.

Estilo moderno

No estilo moderno, as características remetem à praticidade e ao alto padrão. É um formato que preza a funcionalidade e a ocupação adequada do espaço. Sem muitos apertos, mas também sem desperdícios.

Em geral, é composto de elementos mais retos e quadrados, sem muita riqueza de detalhes nas peças, como acontece no clássico.

Trabalhe a identidade visual

Escolhido o estilo e o conceito do ambiente, é hora de fazer com que todo o local seja preparado de acordo. Para que isso ocorra de maneira mais efetiva, os pontos abaixo precisam ser observados.

Explore elementos representativos na decoração

Cada estilo é marcado por suas características e, ao escolher um deles, é importante aplicá-las para ter um ambiente mais elegante. Busque por referências de outros estabelecimentos e conte com a ajuda de um arquiteto, design de interiores ou um decorador nesse momento.

Esses profissionais têm o conhecimento necessário para escolher os elementos certos para a proposta do seu restaurante.

Escolha um modelo de cardápio condizente

O cardápio é um objeto simples, mas que tem uma função muito valiosa. Ele apresenta aos clientes as opções que eles têm e fica com eles por um período de tempo que é crucial, que é quando eles acabaram de chegar e estão avaliando o local. Por isso, invista em um cardápio que combine com o estilo escolhido e seja de leitura agradável.

Tenha uniformes que componham a identidade do lugar

Por fim, é muito importante lembrar que os funcionários são parte do restaurante. Não apenas como pessoas que estão ali para servir, mas que também devem transmitir os valores da empresa aos clientes.

O uso de uniformes que estejam em conformidade com o estilo e a decoração do lugar passa a ideia de unidade e reforça a marca do restaurante.

Use a iluminação de forma estratégica

A iluminação de qualquer lugar tem uma função que vai além de permitir que se enxergue melhor onde não há luz natural.

Ela deve ser utilizada de forma estratégica, para enaltecer o que há de mais relevante no local. Ao mesmo tempo, ela deve permitir que o ambiente seja confortável e aconchegante, com uma luminosidade equilibrada.

Você pode destacar alguns elementos da decoração por meio de iluminação direta, manter um local mais reservado para clientes especiais com uma luz mais amena, ou ainda, aproveitar mais da iluminação natural por meio de janelas e claraboias.

Escolha cores adequadas

A escolha da paleta de cores que será seguida na decoração do restaurante é fundamental para determinar o fator elegância. Elas devem seguir o estilo escolhido e levar em consideração as características do público-alvo do estabelecimento.

Pessoas de classes sociais mais altas tendem a gostar mais dos tons pastel, com poucos elementos de cores mais fortes. Os mais jovens tendem a preferir decorações mais modernas e coloridas.

De qualquer forma, é fundamental que as cores sejam trabalhadas de forma a conversarem entre si e com a marca do estabelecimento.

Ofereça uma música de qualidade

Quem não gosta de ouvir uma boa música ao fundo durante um jantar entre amigos, não é mesmo? Em restaurantes elegantes, ela pode ser mais discreta, com caixas de som espalhadas uniformemente pelo local, tocando canções suaves em um volume agradável.

Ou, então, você pode investir na contratação de um músico clássico, que toque piano ou algum outro instrumento condizente com o estilo do estabelecimento.

Invista na mobília certa

Por fim, é importante mencionar a escolha da mobília. Em restaurantes requintados de sucesso, ela é sempre muito confortável e convidativa.

Além de compor a decoração do ambiente, ela influencia na percepção do cliente em relação ao estabelecimento. Logo, ao acertar nessa escolha, eles se sentem mais bem acomodados, podendo apreciar melhor o sabor dos pratos.

Como você pôde notar, o fator elegância tem um papel crucial no sucesso de um restaurante. Se a sua intenção é abrir um estabelecimento com um alto padrão de qualidade e que agrade um público mais exigente, as dicas deste artigo serão de grande ajuda.

Para aprofundar-se um pouco mais nesse assunto, que tal ver mais algumas dicas? Conheça os 5 erros que devem ser evitados na compra de móveis para restaurantes.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Decoração

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Send this to a friend