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Expansão de negócios: 6 estratégias para implementar no seu restaurante

Segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o setor de alimentação fora de casa cresce em torno de 10% ao ano — o que sugere a ideia de expansão de negócios.

Investir no crescimento da empresa é algo absolutamente normal e se torna o caminho natural de qualquer restaurante que se preze. Porém, essa expansão precisa ser meticulosamente pensada, a fim de não prejudicar o bom andamento do seu negócio.

Para que consiga agradar aos clientes de fato, é preciso seguir e implementar algumas estratégias no seu restaurante o quanto antes. Neste post, você vai conhecer seis delas. Confira!

1. Invista no formato food truck

Aquilo que parecia apenas uma brincadeira foi crescendo muito e, nos dias atuais, o food truck é até regulamentado em muitas cidades. Não há como negar a oportunidade de negócio que essa modalidade proporciona, pois é possível colocar a sua marca em evidência para muitos públicos em eventos, parques e nas ruas.

O food truck vai muito além de um simples veículo adaptado para comercializar comida: é uma maneira de otimizar custos, tempo e agregar valor ao seu negócio.

Para se ter uma ideia da sua importância como tendência de gastronomia, vários restaurantes de alto padrão se renderam a essa modalidade e dispõem de cardápios enxutos para conquistar novos tipos de clientes.

A princípio, você precisa ficar de olho nas exigências de três grandes órgãos: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Além disso, é necessário obter as devidas concessões com a prefeitura, sendo que o investimento pode variar conforme o veículo.

2. Abra uma filial

Outra forma interessante de expansão de negócios é abrir uma ou mais filiais do seu restaurante. Afinal, essa é a chance de elevar o poder da marca em outras localidades.

Para tanto, é preciso fazer estudos de mercado, além de pesquisar os gostos e anseios do seu público-alvo, a fim de identificar um ponto estratégico em que será montado o novo restaurante.

Essa tática costuma ser usada quando uma empresa se consolida no mercado e resolve investir em filiais para solidificar o sucesso obtido.

No entanto, é essencial que haja um planejamento coerente para não crescer de forma desordenada e enfrentar possíveis problemas de logística, identidade cultural, aceitação das pessoas em cada cidade etc.

3. Crie uma rede de franquias

Se você já assistiu ao filme “Fome de poder” — sobre o surgimento do McDonald’s — ou conhece a história de Roy Kroc, o responsável pela expansão da rede, deve entender o quanto uma franquia pode ser de extrema valia para as empresas.

Basicamente, o conceito de franquia é estabelecer um acordo comercial com outros empreendedores, que serão responsáveis por representar a marca. Para isso, você deve fornecer todas as informações necessárias para que o franqueado consiga manter a credibilidade do seu negócio.

É preciso verificar, também, uma série de fatores que podem impactar na escolha por esse modelo, como as leis operantes em cada região, o poder da concorrência, o valor da marca, a escolha de bons investidores e assim por diante.

Seja em estabelecimentos de rua ou em praças de alimentação de shoppings, a franquia se torna uma excelente pedida para alavancar as receitas financeiras, pois o investimento se torna responsabilidade dos franqueados.

Todavia, o sistema de comunicação precisa ser eficiente, tendo uma automatização nos processos e excelentes ações de marketing para incentivar as vendas.

4. Tenha uma presença online

Essa é uma das questões que mais influenciam na expansão de negócios, pois as empresas que não estão presentes na internet podem perder espaço significativo no mercado que atuam. Afinal, quem não é visto acaba não sendo lembrado.

Sendo assim, busque os melhores canais de comunicação para colocar seu restaurante em evidência e orientar as pessoas a comerem lá constantemente.

No entanto, vale incrementar na decoração, ter um bom atendimento e proporcionar um ambiente mais do que aconchegante, pois, assim, os visitantes terão vontade de postar em suas redes sociais sobre o lugar.

Além disso, coloque promoções em seus canais virtuais e estabeleça vantagens para seus clientes, levando em consideração o alcance orgânico que isso pode gerar a curto, médio e longo prazo.

5. Realize fusões, aquisições ou parcerias

Dependendo do tamanho do seu restaurante e da importância no mercado em que atua, uma das maneiras mais grandiosas de obter sucesso é realizar fusões, aquisições e parcerias.

De maneira geral, o crescimento é ocasionado pela compra, junção ou parcerias com outras empresas, que possam alavancar o seu poder de barganha diante de clientes, fornecedores e demais partes interessadas no negócio.

Essa é uma oportunidade fantástica para reavaliar os pontos fortes e fracos do restaurante, buscar vantagens comerciais e fortalecer a marca no nicho de alimentação.

Da mesma forma, as alianças estratégicas também surgem como gatilho para aumentar as vendas, principalmente quando os interesses de ambas as empresas estão alinhados.

6. Amplie o mix de produtos ou serviços

Ao oferecer produtos ou serviços que complementam a experiência de consumo do cliente, você acaba tornando seu restaurante mais atrativo. Isso acontece pelo fato de trazer uma gama maior de possibilidades e oferecer opções para todos os tipos de fome — algo que costuma agradar bastante, independentemente da época.

Você pode, por exemplo, aproveitar algumas datas comemorativas e disponibilizar combos específicos, colocar ofertas diferenciadas em outros canais de vendas, integrar o restaurante com um bar temático e assim por diante.

Para tanto, é crucial que você mensure seus dados e perceba quais são as preferências do público, a fim de proporcionar um mix mais adequado conforme a demanda.

Para finalizarmos, seja qual for a sua escolha para a expansão de negócios do restaurante, torna-se imprescindível que você acompanhe todo o processo para alinhar cada passo, estruturar os canais de marketing e buscar soluções para vender mais.

Como você tem se preparado para atender as novas gerações de consumidores? Caso não faça ideia de como começar, confira sete dicas poderosas para atrair os clientes millenials!

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