O cardápio de um restaurante pode ser utilizado como uma estratégia de conquista de novos clientes. Por este motivo, ele deve ser bem elaborado para transmitir aos consumidores a proposta do estabelecimento e para atrair a clientela. Portanto, é preciso usar a criatividade na hora de montar um menu e mostrar todos os diferenciais e conceitos do seu negócio.
Neste post, vamos falar da importância de inovar o cardápio, tanto nas receitas quanto na apresentação do menu, e daremos dicas de como isso pode ser feito. Além disso, vamos apontar os motivos pelos quais é tão importante que o restaurante aposte em inovação e listaremos 7 dicas incríveis para que o estabelecimento possa se destacar. Aqui, você vai descobrir detalhes sobre tendências e muito mais!
Por que é tão importante que o restaurante inove no cardápio?
É muito importante que o restaurante inove sempre, já que isso ajuda a chamar a atenção dos clientes e a melhorar os pedidos. No caso do cardápio, ele é utilizado para mostrar aos clientes todos os pratos disponibilizados pela casa, por isso é considerado um pilar fundamental para que o estabelecimento funcione e deve ser valorizado pelos gestores.
O cardápio representa o negócio e ajuda a formar opiniões assim como a primeira impressão, e os empresários precisam ter em mente que essa é uma ferramenta poderosa para a geração de lucros. Sendo assim, todas as opções devem estar visíveis — aqui entra o trabalho de design, com a escolha de um layout atrativo, uma tipografia interessante, imagens bem trabalhadas, entre outros aspectos.
Quais são as 7 dicas incríveis para um restaurante inovar no cardápio?
Na hora de elaborar o cardápio do seu estabelecimento, pense na proposta ofertada à clientela e na divulgação desses serviços. Registre os pratos de acordo com o estilo da culinária que será comercializada, como comida gaúcha, carioca, baiana, mineira etc. Veja a seguir mais 7 dicas incríveis para um restaurante inovar no cardápio!
1. Atente-se às tendências
Fique atento às tendências do momento para inovar o seu cardápio continuamente. Saiba que o menu é um vendedor silencioso e muito potente, que tem a capacidade para fidelizar clientes se estiver otimizado. Ele fará com que as vendas se elevem, principalmente se você trabalha com uma cozinha contemporânea.
É claro que uma cozinha italiana clássica abrirá espaço para a inovação se o chef buscar resgatar receitas convencionais que não são exploradas pela concorrência. Analise a clientela, os hábitos dos consumidores, a sazonalidade dos ingredientes e os custos envolvidos. A promoção de inovações em cardápios é útil para a fidelização de clientes independentemente do tamanho ou do faturamento do restaurante.
2. Capriche na apresentação e design
O gestor deve valorizar sempre a apresentação do cardápio, algo que vai fazer a diferença na conquista de novos clientes. Procure trabalhar com um design diferenciado, respeitando o estilo do restaurante e sendo inovador. Escolha com calma o formato e as cores das letras e invista recursos para que o cardápio seja elegante, organizado e instigador, para causar a melhor impressão nos consumidores.
3. Tenha o seu diferencial
O estabelecimento precisa oferecer o seu diferencial, seja no atendimento ao público, no uso de tecnologias ou na opção de pratos menores e compartilháveis. Observe o que o seus clientes buscam para oferecer alternativas. A procura por pratos menores é uma tendência da atualidade, uma vez que as pessoas estão preocupadas em se manter saudáveis.
Reduzir o tamanho das porções não significa que os lucros serão menores. Se você oferecer pratos mais baratos, os clientes poderão gastar mais experimentando todas as opções disponibilizadas em seu cardápio. Os pratos compartilháveis permitem que os clientes que não querem cozinhar comam fora de suas casas por um preço razoável.
4. Dê nomes aos pratos
Os clientes identificam os alimentos pelos seus nomes, razão pela qual é imprescindível nomear todos os pratos para facilitar a sua identificação. Crie denominações especiais para ajudar na criação da identidade do seu restaurante e não faça uso somente de números. As nomenclaturas das comidas podem combinar com o estilo do estabelecimento, por exemplo.
Não se esqueça de nomear as sobremesas e as bebidas com nomes peculiares e interessantes. Mas não exagere para não evitar confusão na hora dos pedidos e considere a possibilidade de colocar nomes inovadores apenas em pratos diferentes. Algumas opções já têm denominações conhecidas e estas precisam ser mantidas para não causar estranheza.
5. Acrescente informações sobre os pratos
Além de colocar nomes interessantes, você pode colocar no cardápio outras informações importantes, como os ingredientes diferentes utilizados na produção dos pratos e o país de origem. Registre preços justos e que sejam condizentes com os serviços prestados para não afastar a clientela.
As especialidades podem ser destacadas para que o seu restaurante fique conhecido por meio delas. Coloque-as preferencialmente no topo dos menus e os pratos mais procurados pelos consumidores no final. Dessa maneira, os clientes vão olhar todo o cardápio para conseguir localizar o seu prato predileto e pode ser que, durante esse trajeto, ele encontre outros alimentos que sejam de seu interesse. Os carros-chefes e os pratos mais vendidos precisam ser mantidos, mas insira novidades.
6. Aposte na diversificação
A diversificação é essencial para os restaurantes que servem pratos diferenciados ao longo do dia e da noite. Utilize cardápios diversos para cada ocasião, pois um cardápio único poderá oferecer uma experiência frustrante se o cliente escolher uma comida que somente seja servida em outro horário. É aconselhável ter no mínimo 2 modelos de cardápio com o horário das refeições preestabelecidas.
7. Utilize fotos chamativas
As fotos ilustrativas dos pratos aumentam bastante o poder de venda do estabelecimento. Desse modo, invista em imagens chamativas e bonitas, que deixem os alimentos mais coloridos e atrativos. Evite utilizar fotografias da internet ou fotografar com o próprio celular. Contrate profissionais especializados nessa área para realçar a textura e o brilho das comidas.
Qual é a importância do cardápio digital?
Uma dica útil é utilizar o cardápio digital, que além de moderno, é prático, elegante e também garante um excelente atendimento aos clientes. Essa opção vai minimizar erros em pedidos e acelerar as entregas, podendo ser disponibilizada em sites. Esses cardápios online são alternativas válidas para a criação de designs inovadores e para destacar as cores das fotos dos produtos oferecidos pelo restaurante.
Agora você já sabe como inovar o cardápio e conhece as 7 maneiras infalíveis para realizar essas mudanças. Saiba que o cardápio digital tem sido uma tendência nos restaurantes nos dias de hoje. Adote-o para facilitar o acesso daqueles clientes que ficam mais conectados à internet ao seu estabelecimento, já que esta provavelmente é uma parcela significativa do seu público-alvo.
Gostou do conteúdo? Então leia nosso próximo post e saiba como montar um cardápio para seus clientes!