A disputa entre restaurantes é altamente competitiva para conquistar o público. Os clientes têm diversas opções na hora de escolher um restaurante para almoçar, jantar fora ou fazer pedidos de delivery. Em virtude disso, tornou-se mais importante do que nunca aplicar novos métodos que sejam capazes de ampliar as vendas desses estabelecimentos.
A adoção de metodologias inovadoras possibilita auxiliar no aumento das vendas globais e atrair mais clientes para esses tipos de negócios. Existem diversas estratégias inteligentes de marketing que ajudam a atrair o público-alvo e a elevar as vendas do restaurante. Neste post, vamos falar um pouco sobre essas táticas e como aplicá-las na prática.
Gostaria de compreender a importância das estratégias de vendas para restaurante? Acompanhe a leitura!
Entenda a importância das estratégias de vendas para restaurante
As estratégias de vendas para restaurantes podem trazer benefícios de maneiras específicas, por exemplo, expandir a sua base de clientes e aumentar a sua receita. Com o auxílio de diferentes ferramentas e canais, um restaurante pode aplicar novas estratégias de marketing que ajudem os gestores a atingir os seus objetivos. Observe outras vantagens:
- retenção de clientes;
- maior reconhecimento da marca;
- atração do público-alvo;
- captação de novos talentos;
- alcance de novos mercados;
- expansão da marca.
Com boas estratégias de vendas, fica mais fácil contratar bons profissionais que estão em busca de vagas de emprego. O marketing facilita ainda a construção de relacionamentos com a comunidade no entorno, as empresas e as plataformas. Além disso, uma abordagem eficiente simplifica a comercialização de produtos e serviços fornecidos pelos restaurantes aos seus clientes.
Conheça as principais estratégias de vendas criativas para seu restaurante
Uma ótima estratégia de venda é fazer com que os seus clientes sejam promotores da sua marca. Eles poderão ser transformados em divulgadores de sucesso se forem bem tratados e ajudarão a divulgar o seu estabelecimento. Procure reconhecê-los, saiba o que costumam pedir e trabalhe para que fiquem satisfeitos.
Veja, a seguir, algumas soluções criativas!
1. Recomende pratos novos
Para chamar a atenção das pessoas que frequentam o seu restaurante, é válido observar os hábitos de alimentação delas e recomendar pratos novos. Você pode dar dicas valiosas para que se sintam valorizadas, oferecer ofertas e mostrar que são especiais. Os consumidores regulares trazem familiares, amigos e conhecidos quando são bem tratados.
2. Pratique upselling
Uma das maneiras mais fáceis de aumentar as vendas do seu restaurante é por meio de um método conhecido como upselling. O conceito significa convencer os seus clientes a comprar mais itens ou a atualizar as suas compras com novidades para aumentar os lucros do seu negócio. Utilize os itens que estão no seu menu para fazer isso.
Além disso, treine a sua equipe que atende o público, pois sem treinamento os garçons não conseguirão criar relacionamentos com os clientes para a prática do upselling. Eles também precisam conhecer bens os pratos e bebidas registrados no menu e oferecer amostras grátis de novidades recém-incorporadas ao cardápio para estimular o cliente a fazer pedidos diferenciados.
3. Melhore a rotatividade da mesa
Existem clientes que gostam de almoçar ou jantar à vontade, enquanto conversam ou trocam ideias. Assim, demoram mais para sair do restaurante. Isso pode fazer com que uma fila de espera surja, e algumas pessoas podem procurar a concorrência. Portanto, é importante melhorar a rotatividade das mesas.
No entanto, não apresse a experiência dos seus clientes com o objetivo de otimizar a taxa de rotatividade. Aumente a quantidade de pessoas atendidas agilizando a entrega dos pedidos feitos e fazendo com que sejam servidos com agilidade. Ainda, tenha uma equipe ágil para recolher os pratos, talheres e guardanapos e preparar o espaço para quem está chegando.
4. Aproveite ocasiões especiais
Uma excelente maneira de atrair clientes e aumentar as vendas para um restaurante é oferecer ofertas para ocasiões especiais. Essa técnica pode atrair uma multidão extra de clientes para o seu estabelecimento e, inclusive, poderá ser usada com frequência. A estratégia envolve utilizar as épocas festivas para criar promoções atraentes.
Por exemplo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal, Ano Novo, entre outros feriados, são momentos interessantes para oferecer cortesias, doces ou chocolates para atrair o público. Além disso, verifique se os seus potenciais clientes têm interesse por happy hours e permita que eles sejam feitos em horários em que as vendas diárias diminuem.
5. Use as mídias sociais
Anuncie as suas promoções nas mídias sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp. Essa é uma ótima maneira de marcar presença e fazer com que o seu restaurante seja lembrado. Crie os perfis do restaurante e mantenha-os atualizados. Publique vídeos e fotografias sobre os eventos que serão realizados no seu estabelecimento.
Essas páginas também podem ser usadas para notificar os seus clientes sobre mudanças no menu ou nos horários de funcionamento do restaurante. As redes sociais podem ser especialmente benéficas se forem feitos bons anúncios que envolvam descontos especiais ou ofertas. Os clientes que utilizam essas plataformas poderão conferir os itens do cardápio e registrar comentários positivos nas publicações.
6. Atualize o seu site
O alcance do marketing online ultrapassou os limites da publicidade tradicional devido ao uso crescente da tecnologia pela população. Assim, marque presença e atualize continuamente as suas páginas. Isso fará com que os potenciais clientes e os consumidores fidelizados sabiam das modificações feitas no menu, os eventos que serão realizados e outros detalhes relevantes.
Aposte no e-mail marketing, que também ganhou muita importância nos últimos anos. Esse tipo de atividade vai ajudar o seu restaurante a cultivar relacionamentos de longo prazo com seus clientes e aumentará as vendas. Essa é uma oportunidade para enviar mensagens mais longas para o público, transmitir boletins periódicos e conquistar a confiança do público.
7. Aproveite os pedidos online
Muitos clientes podem ter a preferência por fazer pedidos de comida para serem entregues em casa. Algumas pessoas preferem o conforto do lar em vez de sair para fazer suas refeições em outros ambientes. Disponibilize a opção de tele entrega para essa parcela do público, especialmente se você tiver uma boa equipe de cozinha para processar esses pedidos.
Essas são as 7 estratégias de vendas para seu restaurante! Por fim, uma dica extra: aposte em móveis de qualidade, que combinem com o estilo do seu negócio. Afinal, as mobílias podem trazer conforto para os seus clientes e ajudar a fidelizá-los. Mesas e cadeiras em tamanhos ideais e colocadas de forma estratégica em um estabelecimento podem fazer a diferença e aumentar as vendas.
Deseja conhecer melhor sobe quais os móveis mais indicados para conquistar o público? Entre em contato com a Franco Bachot e tire as suas dúvidas!
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