Conecte-se conosco

Hotelaria

Reforma de hotel: tudo o que você precisa saber

Já parou para pensar no que é necessário para uma reforma de hotel e por que ela é tão importante?

Em uma gestão no setor hoteleiro, diversos aspectos devem ser considerados para uma boa experiência dos hóspedes. Conhecer o seu perfil para oferecer os melhores serviços, por exemplo, contribuirá para toda a sua estratégia, desde ações de marketing até ao que você fornece no interior do empreendimento.

Porém, com o tempo, outras questões devem ser analisadas. Será que a estrutura de seu espaço, de fato, está atendendo às expectativas de quem opta pelo seu hotel? Se a resposta for negativa, chegou o momento de pensar em um planejamento para realizar a reforma, de modo que continuamente você traga alternativas que aumentem o diferencial competitivo do negócio.

Neste post, você saberá mais sobre o assunto. Boa leitura!

Qual a importância de fazer a reforma de hotel?

Inicialmente, é importante identificar quais são os pontos que se beneficiam por meio de uma reforma de hotel. Acompanhe!

Melhorar as condições das instalações

O primeira ponto, obviamente, é poder proporcionar melhorias para as condições das instalações. 

Mesmo que haja uma preocupação de toda a sua equipe para mantê-las com qualidade e conforto aos seus hóspedes, é comum que, com o tempo, elas vão se depreciando. Desde as condições dos móveis até às instalações que não podemos enxergar a princípio, o que poderia causar uma má impressão para os visitantes.

Suponhamos que, em um quarto, só é identificado que há problemas na instalação hidráulica no momento em que o hóspede já se instalou. Nesse sentido, será necessário fazer a realocação de quartos, o que prejudica bastante a visão que ele tem do hotel e do atendimento de seu espaço.

Reduzir manutenções

Levando em consideração o mesmo exemplo do tópico anterior, seria necessário realizar uma manutenção daquela instalação. O quarto ficaria parado até que tudo fosse concluído, sem a garantia de que, realmente, está tudo 100% para um novo hóspede se instalar.

Com um planejamento adequado para uma reforma, consequentemente há redução de situações como essa. Se o hotel estiver em boas condições, com equipamentos de qualidade e instalações novas, as chances de ocorrências como essas voltarem a se repetir são bem menores.

Diminuir custos

Muitas vezes, gestores de hotéis podem ter uma certa resistência em realizar reformas devido ao custo empregado. Porém, a reforma deve ser vista como um investimento. Afinal, as instalações estarão novas, o que melhorará a experiência do público, de modo que haja fidelização. Além disso, como as manutenções serão reduzidas, é mais um gasto que poderá ser deixado de lado no planejamento financeiro de seu negócio.

Equipamentos velhos também tendem a gastar mais energia elétrica, além de constantemente exigirem de sua equipe trocas e manutenção. É preciso ter em mente que, quanto mais velho for o seu espaço, maiores serão os custos.

Quando deve ser feita a reforma do hotel?

Mas quando seria necessário, de fato, iniciar uma reforma em seu hotel? Essa é uma dúvida comum entre os gestores. É preciso levar em consideração alguns tópicos em particular, que serão explicados a seguir.

Análise da pintura

Se você observa que a pintura do estabelecimento está mais desgastada, é um sinal de que há um bom tempo não se faz nenhum tipo de reparo naquele local. Os sinais de deterioração mostram, justamente, que é preciso se preocupar mais com a imagem de seu negócio e realizar uma reaplicação de tinta.

Normalmente, a vida útil de uma tinta dura em torno de 5 anos. Depois desse tempo, é recomendado que haja uma nova aplicação para que o espaço fique com uma aparência de hotel novo.

Entendimento sobre infiltrações

Talvez esse seja um dos pontos mais importantes, uma vez que impacta diretamente na experiência do hóspede e também na forma como ele vê o seu negócio. Infiltrações podem indicar tanto problemas com instalações hidráulicas quanto com a estrutura de seus telhados.

Nesse sentido, se for observado que há mofo em algum local ou estufamento e pontos escuros na parede, é sinal de que pode haver problemas com vazamento no encanamento, o que demandaria todo um estudo das suas instalações para corrigir o problema.

Identificação de vazamentos

Além das infiltrações, é importante entender se o seu hotel também conta com vazamentos. Normalmente, eles ocorrem em banheiros e as pessoas optam por uma solução mais simples: identificar a origem e corrigir naquele local.

O vaso sanitário, por exemplo, é o ponto de onde grande parte dos escoamentos começam. Porém, apenas trocá-lo não garantirá que o hotel ficará sem vazamento por muito tempo. Afinal, o problema pode estar na estrutura. Por essa razão, se esse inconveniente se tornar frequente, o mais indicado é que se faça uma reforma.

O que deve ser considerado na reforma?

Para se fazer uma reforma de hotel com eficiência, não se deve deixar de considerar os seguintes pontos pela sua gestão.

Conte com planejamento e organização

O planejamento é uma etapa importante para diferentes estratégias de seu negócio. Em uma reforma, não seria diferente. 

Deve-se levar em consideração que, enquanto estiver reformando o seu espaço, você vai precisar fechá-lo por alguns períodos. Nesse sentido, é importante ter caixa o suficiente para garantir a sustentabilidade do negócio, além de deixar todo o seu público avisado de que não haverá expediente em determinado período.

Por essa razão, tenha um cronograma para o entendimento de quando as ações ocorrerão. Há a possibilidade de fazer uma divulgação nas redes sociais ou por e-mail sobre o funcionamento do hotel, de acordo com a base de seus clientes já ofertada previamente. 

Nas comunicações, deixe claro que esse período é pensado justamente para melhor atender àqueles que confiam em seu trabalho, garantindo um bom alinhamento entre empresa e público.

Quanto ao orçamento, há dois pontos importantes: além de ter em mãos um estudo sobre o quanto você destinará para esse investimento, é preciso considerar que, enquanto o hotel estiver fechado para visitação, o negócio deixará de faturar

Portanto, é preciso fazer um bom levantamento do dinheiro disponível. Assim, você terá uma garantia de que a reforma vai acontecer sem prejudicar a saúde financeira da empresa, de modo que a sua reabertura aconteça com tranquilidade e eficiência.

Saiba quem são os seus hóspedes

Como mencionado mais acima, é importante ter o entendimento sobre os seus hóspedes e o seu público-alvo. O que eles esperam de um hotel? Quais características eles consideram como mais importantes para uma boa experiência e uma boa avaliação do espaço? O que eles querem ver em uma estrutura de hotel? 

Ao responder essas perguntas, você terá insumos suficientes para começar o planejamento da obra, especialmente quando houver a contratação de um profissional capacitado.

O ideal é que a etapa anterior à reforma seja a aplicação de uma pesquisa entre aqueles que já conhecem o seu espaço. Normalmente, responder a esses questionamentos fica mais atrativo quando há uma oferta em troca. Você pode considerar, por exemplo, oferecer um desconto na próxima estadia do cliente, ou até mesmo fazer algum sorteio entre aqueles que participarem.

Com as respostas em mãos, chegou o momento de fazer uma análise do diagnóstico. Caso contrário, você teria apenas insumos sobre os seus clientes (e não teria ações concretas para realizar melhorias). 

Avalie os dados oferecidos, entenda como os pontos apresentados podem ser solucionados por meio de uma reforma e quais são as principais considerações levantadas — o ideal é que você elenque entre prioridade baixa, média e alta.

Saiba como repaginar o hotel

Para saber como repaginar o hotel com eficiência, o ideal é contar com o apoio de um profissional capacitado como um arquiteto, por exemplo. Com esse fornecedor, você poderá usufruir dos seguintes diferenciais:

  • conhecimento e garantias de um especialista para as suas obras, uma vez que esse profissional conhece as principais normas para uma reforma e entende as especificidades de diferentes setores;
  • possibilidade de contar com um bom planejamento e cronograma pré-estabelecidos, além de ser uma garantia de que os prazos estarão sob controle — o que permite fazer uma divulgação mais efetiva aos seus clientes, com a data certa de quando o seu negócio estará aberto ao público novamente;
  • todo o processo burocrático envolvido em uma reforma será solucionado por esse profissional de forma adequada, sem nenhuma lacuna durante o desenvolvimento;
  • oportunidade de tirar do papel tudo o que for desejado pela sua equipe;
  • possibilidade de conciliar estética e funcionalidade dos espaços.

Para a contratação de um especialista nesse assunto, recomenda-se especialmente:

  • pesquise bem e analise o portfólio desses profissionais — o ideal é que, entre os trabalhos anteriores, esteja incluso algum projeto para o setor hoteleiro;
  • peça indicações de colegas do ramo, de modo que você consiga recomendações de quem já contou com o trabalho dessas pessoas em algum momento;
  • analise a flexibilidade do profissional — é essencial que ele esteja disponível para possíveis readequações de prazos, uma vez que o espaço deve estar aberto ao público o quanto antes;
  • analise o custo-benefício dos orçamentos feitos.

Use móveis de qualidade

O mobiliário para hotel é um dos pontos que não podem ser deixados de lado no momento de fazer uma reforma. Essa escolha, inclusive, é decisiva para o posicionamento da marca no mercado. Por meio dela, o hóspede vai identificar se o seu espaço se adéqua a um estilo mais rústico, mais moderno ou clássico, por exemplo.

Mas como escolher bons móveis para a reforma? Primeiro, é preciso analisar a qualidade do material utilizado na fabricação do mobiliário. Deve-se levar em conta que, além da utilização cotidiana, as peças também passarão por constantes higienizações. Especialmente após a pandemia da Covid-19 —  inclusive, esse é um dos pontos de atenção de um hóspede ao escolher por um hotel.

Nesse sentido, é necessário que haja a consideração da durabilidade e resistência dos materiais, uma vez que essa preocupação evita reparos constantes e desgastes.

Além disso, é preciso levar em conta a particularidade dos espaços. A área comum, por exemplo, precisa trazer uma boa percepção logo de cara, pois muitas vezes é o primeiro contato que o visitante tem com o seu estabelecimento. 

O restaurante, mesmo não precisando ter todos os elementos presentes no saguão, deve ter o mesmo estilo. Ou seja, a escolha certa para cada cômodo exige uma avaliação cuidadosa das particularidades de cada espaço.

Por fim, é essencial que você tenha atenção quanto à medida de tamanho dos móveis escolhidos. Por meio dessa preocupação, você não vai deixar o espaço sobrecarregado e nem dificultar a circulação das pessoas, o que impacta a experiência do hóspede como um todo.

Faça uma decoração personalizada

Em uma reforma de hotel, é importante considerar, ainda, a decoração. O ideal é que ela esteja personalizada de acordo com o conceito que você deseja transmitir. Especialmente para marcas que contam com mais de uma filial, esta é uma oportunidade de ser reconhecido em qualquer local, independentemente da região onde o hotel está.

Ou seja, você terá uma identidade firmada perante o seu público por meio da decoração, o que traz mais reconhecimento e, consequentemente, mais chances de ser lembrado.

Como uma empresa parceira pode ajudar na reforma?

Uma empresa parceira, especialmente de móveis, pode ser fundamental para o sucesso de sua reforma. Quando você opta por um negócio que é reconhecido no mercado e que tem qualidade nos materiais, você consegue trazer para o seu espaço materiais que refletem positivamente a imagem do seu negócio. Por isso, opte por uma marca que:

  • preze pela qualidade de todos os materiais;
  • tenha preocupação quanto ao cumprimento dos prazos;
  • valorize a responsabilidade socioambiental;
  • tenha variedade no portfólio, entre outros.

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre os cuidados necessários para uma reforma de hotel? Como mencionado, o ideal é contar com um bom planejamento, que indique o prazo mais adequado para o cumprimento das atividades e oriente quanto ao investimento que será feito nas diferentes etapas da reforma.

A escolha do fornecedor de móveis também é um ponto que deve estar entre as prioridades. Se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto, entre em contato com a Franco Bachot e conheça seus diferenciais!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda

Facebook

Mais em Hotelaria

Copyright © 2017 Servir com Requinte • Franco Bachot Móveis . Desenvolvido por Agência YoOu.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Aviso: Nós da Franco Bachot utilizamos de cookies com ferramentas do Google e Facebook para verificar informações e melhorar a experiência de nossos clientes para oferecer melhores produtos e serviços.
Send this to a friend